asdasdasdasd

Iluminação pública: Principais vias de acesso de Petrolina recebem serviços de manutenção

por Simone Marques 24 de Março de 2017 às 13:00
categoria: Cotidiano

Petrolina é conhecida por suas vias largas e trânsito bem dinâmico. A fim de contribuir com a mobilidade urbana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade tem realizado diversas ações, como o trabalho emergencial de recuperação asfáltico. Como isso não é o suficiente, a secretaria executiva de Serviços Públicos também realiza ações de iluminação pública nas principais vias de acesso da cidade.

Entre os locais contemplados estão, o viaduto dos Barranqueiros, na região central e as avenidas Cardoso de Sá, na orla, Integração e 7 de Setembro. Para realizar o serviço em postes de até 18 metros de altura, 4 eletricistas contam com a ajuda de dois caminhões, um equipado com guindaste e outro com cesto aéreo. Além de substituição de lâmpadas, serviços como a manutenção de braços, disjuntores e relés fotoelétricos também estão sendo realizados rotineiramente, contando ainda com um trabalho contínuo de inspeção.


Compesa realiza intervenção para melhorar abastecimento na zona oeste de Petrolina

por Redação Nossa Voz 24 de Março de 2017 às 08:39
categoria: Cotidiano

A Compesa iniciou uma intervenção para melhorar o abastecimento de água na zona oeste da cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco. A companhia enfrenta dificuldades na captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória em função da redução da vazão e regularização da Barragem de Sobradinho, no município de Casa Nova, na Bahia, o que provocou uma queda significativa no nível do Rio São Francisco.

 

Por este motivo, o volume de água retirado no canal de entrada de captação na ETA Vitória reduziu em 50%, afetando diretamente o abastecimento de 100 mil pessoas nos bairros de João de Deus, Cosme Damião, Santo André, Portal da Cidade, São Gonçalo, Jardim Imperial, Jardim Guanabara, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Petrópolis, Cohab VI, Rio Corrente e Jardim Guararapes.

 

A alternativa encontrada pela Compesa para aumentar a retirada de água no local foi aprofundar esse canal de entrada na ETA Vitória. Uma equipe de 10 técnicos foi mobilizada para executar a intervenção, que será finalizada até às 17h de amanhã (24). A previsão é restabelecer o fornecimento de água para os bairros até o domingo (26), de forma gradativa.


Prefeitura de Petrolina e Embrapa Semiárido estreitam parceria

por Redação Nossa Voz 24 de Março de 2017 às 08:32
categoria: Cotidiano

Uma visita esta semana deu início a uma nova etapa de parcerias entre a Prefeitura de Petrolina e a Embrapa Semiárido. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, e o Secretário Executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda, foram recebidos pelo chefe-geral da unidade, Pedro Gama.

Nessa reunião, que também contou com vários técnicos da Embrapa, foram abordados temas que visam retomar e desenvolver ações em parceria com entidades públicas e de classe, com vista à produção de forrageiras nativas ou adaptadas às condições semiáridas. Outro ponto importante, será o incentivo racional da água na produção de quintais produtivos.

O secretário José Batista da Gama destacou a importância das pesquisas da Embrapa no apoio aos agricultores. “Parcerias como essa, envolvendo a pesquisa pública e o setor produtivo, só nos fortalecem. Eu conheço de perto o trabalho fantástico da Embrapa na orientação e implantação de tecnologias, tão imprescindíveis ao homem do campo”, relata o secretário.

Para Pedro Gama, restabelecer essa parceria é gratificante. “Tinha algum tempo que não recebíamos uma demanda direta da secretaria pensando no desenvolvimento rural. Quando somos acionados, nos colocamos sempre à disposição do município. Agora com o secretário José Batista, profundo conhecedor do município e também do meio rural, eu vejo a possibilidade de estabelecermos uma parceria exitosa”, comenta Pedro.


Feiras Livres de Petrolina recebem manutenção na iluminação

por Redação Nossa Voz 24 de Março de 2017 às 08:31
categoria: Cotidiano

Durante essa semana, as feiras livres de Petrolina ganharão novas luminárias e manutenção na rede elétrica. A iniciativa, que visa dar mais visibilidade e segurança aos comerciantes e clientes, teve início nessa quinta-feira (23), nas feiras livres do João de Deus, José e Maria, Areia Branca e, posteriormente chagará nas demais feiras do município.

A ação faz parte da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário através da Diretoria de Feiras e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. De acordo com o Diretor de Feiras, Tony César, os serviços trarão benefícios para todos: “Tinha locais que a iluminação estava precária há anos, ou seja, sem condições para os comerciantes e seus clientes. A atual gestão municipal está trabalhando para melhorar e organizar esse segmento tão importante da nossa economia que ficou abandonado e sem a devida atenção”, destacou o diretor que fez questão de lembrar que outras ações estão em andamento como o Projeto Feira Segura. 



Feira Segura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Segurança Pública, com a Guarda Municipal, e a Diretoria de Disciplinamento Urbano, além da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) estão realizando em todas as feiras do município a Operação Feira Segura. A proposta integra ações educativas como forma de conscientizar a população sobre a importância de reordenar o espaço público e garantir maior segurança e comodidade aos cidadãos a partir de fiscalizações rotineiras.


SINDSEMP convoca Servidores Municipais para Assembleia Geral Extraordinária

por Adriana Rodrigues 23 de Março de 2017 às 17:38
categoria: Cotidiano

A diretoria executiva do Sindicado dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP, no uso de suas atribuições legais, convoca todos os seus associados e associadas, servidores públicos municipais, para Assembleia Geral Extraordinária, tendo como pauta a Campanha Salarial 2017, a se realizar nesta sexta-feira (24), às 8h na sede do sindicato, localizada à Rua Dona Justina Freire do Souza, 203 – Vila Mocó.

Ficam convocados em primeira chamada às 8h, os sócios desta entidade, os quais deliberarão com a maioria absoluta, e em segunda convocação, 30 min após, com qualquer número de associados presentes (Art. 16, Incisos II e III, Parágrafo segundo do Estatuto do SINDSEMP)


Compesa estende comemoração do Dia Mundial da Água até o final do mês

por Redação Nossa Voz 23 de Março de 2017 às 08:38
categoria: Cotidiano

A celebração do Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), foi estendida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) até o final do mês de março. Foi programada uma série de ações de educação socioambiental para envolver diferentes públicos, na Região Metropolitana do Recife e no interior do estado, até o dia 31. A necessidade de preservação dos recursos hídricos está sendo abordada em atividades como palestras educativas, oficinas, apresentações teatral, além de visitas à viveiros e às estações de tratamento de água operadas pela companhia. Os estudantes da rede pública de ensino também estão sendo mobilizados para participar do Concurso Cultural Água: juntos vamos preservar Ano 3 , cujas inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril, pelo endereço: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=3360

Na manhã desta quinta-feira (23), 50 alunos da rede públicade ensino participarão de uma aula prática com produção de mudas no Viveiro da Compesa, em Bonito, no Agreste. Também serão apresentadas palestra educativas para os alunos da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, no Cabo de Santo Agostinho, da Escola Municipal Maria Emília Dutra, na cidade Timbaúba, na Zona da Mata, e também da Escola Duque de Caxias, na Vila do Quartel, em Garanhuns, na região Agreste. A partir das 14h30, as crianças e adolescentes do bairro de Santo Amaro poderão assistir uma esquete teatral sobre o tema da preservação da água. Em Caruaru, haverá um teatro educativo para os alunos da Escola Espaço Educacional Construtivo, no bairro Maurício de Nassau.

No Colégio Auxiliadora, em Petrolina, vai acontecer uma programação com palestras, dinâmicas e maquete virtual, nesta quinta e sexta-feira (24). A Compesa vai fazer uma oficina educativa para sensibilizar os estudantes da Escola Estadual Deputado João Teobaldo de Azevedo, em Carpina, na manhã da sexta. Ainda na sexta, os alunos do Colégio Novo Horizonte, em Olinda, foram convidados para visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto do Céu, no bairro do Fundão, e a participar de atividades educativas. Já a Escola Professor José Pantaleão Dutra Jr., no Cabo de Santo Agostinho, fará a mesma programação na segunda-feira (27). A Compesa vai promover no Shopping Guararapes, em Piedade, duas tardes de conscientização ambiental, na sexta (24) e na quarta-feira (29), a partir das 13h30, com jogos de tabuleiro e de memória, além de apresentação de maquetes.

Na próxima semana, nos dias 27 e 29 de março, os alunos da Escola Estadual Dom Malan, em Petrolina, irão conhecer todas as etapas do tratamento de água na ETA Vitória e também participarão de atividades educativas. Também no dia 29, a Compesa levará uma palestra educativa e dinâmicas para a Escola Coronel José Abílio, na cidade de Bom Conselho. No dia 31, a ETA Tapacurá, no bairro do Curado, Recife, receberá um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra. A programação de ações sociais alusivas ao Dia Mundial da Água iniciou no último dia 20 para promover mais de 30 ações socioambientais voltadas para estudantes, grupos de terceira idade e colaboradores da empresa. De segunda (20) até hoje (22), foram realizadas 18 ações, como a visita de 50 alunos da rede pública ao Viveiro da Compesa, em Poção, a apresentação de palestra para alunos da rede municipal de Vitória de Santo Antão, e um teatro de mamulengo para mais de 200 estudantes da Escola Batista, em Caruaru.       


Prefeitura de Bodocó proporciona lazer e diversão a crianças da rede municipal de ensino

por Redação Nossa Voz 23 de Março de 2017 às 08:32
categoria: Cotidiano

A tarde da última quarta-feira (22) teve intensos momentos de alegria para centenas de crianças que estudam na rede municipal de ensino de Bodocó.



A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, proporcionou acesso dos alunos ao parque de diversões, que está instalado para o maior evento da cidade, a Festa de Março.



Aluna da Escola São Francisco, Ana Kelly, de oito anos de idade, estampava um largo sorriso, ao andar no carrossel e disse que estava muito feliz em poder brincar no parque.



O prefeito Túlio Alves foi pessoalmente conferir a atividade das crianças e demonstrou-se surpreso com tamanha alegria da criançada: “o parque fica na cidade durante a Festa de Março, muitas crianças sonham em ir ao parque, mas a maioria delas não pode, devido aos pais não terem condições financeiras. Pensando nisso, proporcionamos este dia de lazer e diversão com muito carinho.”


SINDSEMP se reúne com vereadores de Petrolina para explicar pontos da Campanha Salarial não atendidos na proposta do Executivo Municipal

por Redação Nossa Voz 23 de Março de 2017 às 08:31
categoria: Cotidiano

Na manhã de ontem (22), a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina e representantes das associações das categorias se reuniram com vereadores na Casa Plínio Amorim, com o objetivo de detalhar os pontos da pauta da Campanha Salarial 2017 não contemplados na proposta do Executivo Municipal.

Todos os vereadores se colocaram a favor das reivindicações do sindicato, afirmando não votarem contra os servidores. A bancada do prefeito Miguel Coelho informou que hoje a noite estaria em reunião com o chefe do Executivo e este assunto faria parte da pauta a ser discutida.

No segundo dia oficial da greve por tempo indeterminado, os servidores municipais se fizeram presentes na Câmara Municipal, aguardando o resultado da reunião e na expectativa de que todas as categorias sejam contempladas com a reposição, o que é um direito do servidor, o qual o SINDSEMP defende veemente.

O SINDSEMP segue o cronograma com a participação dos servidores na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (23), às 8 :00. Salientamos à população Petrolinense que desde o início da greve, os serviços essenciais como Hospital Universitário e SAMU, permanecem resguardados ao cidadão.


FIEPE realiza I Fórum de Energias do Sertão no dia 27 de abril em Petrolina - PE

por Redação Nossa Voz 23 de Março de 2017 às 08:30
categoria: Cotidiano

Uma ampla discussão do cenário energético nordestino que vai colocar em pauta o presente e futuro do sertão. É com este propósito que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza no próximo dia 27 de abril, no auditório do Senai, em Petrolina – PE, o I Fórum de Energias do Sertão.

O evento, que traz a este município sertanejo importantes especialistas do setor, a exemplo do ministro das Minas e Energia, Fernando Filho e do diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, será aberto às 9h pelo presidente da FIEPE, Ricardo Essinger. De acordo com o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Nascimento, serão debatidos temas como a segurança do setor energético, regulamentações, livres iniciativas de mercado e o crescente potencial de fontes alternativas da região.

“A energia é um dos principais componentes da indústria, e em muitos casos, representa o insumo mais importante e o custo mais elevado da produção. Neste encontro, realizaremos workshops, cases, debates e palestras. Uma oportunidade para troca de experiências e análise dos desafios e oportunidades do setor”, adiantou Albânio Nascimento.

Direcionado para um público de micro e pequenas empresas dos setores de alimentos e bebidas, industriais de pequeno, médio e grande porte, além de representantes de agências reguladoras, empresas públicas e privadas, o I Fórum de Energias do Sertão ocupará também todo o período da tarde com encerramento às 18h30.

Informações e inscrições: (87) 3861- 0554 e regionalsaofrancisco@fiep.org.br


São João de Petrolina terá mais de 30 dias de festa e nova nomenclatura

por Redação Nossa Voz 22 de Março de 2017 às 12:35
categoria: Cotidiano

Depois do sucesso que foi o carnaval de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (PSB) promete fazer ainda melhor no São João da cidade. As mudanças começam pela nomenclatura do evento, que, a partir de agora, passa a ser 'São João de Petrolina'. Segundo o prefeito, a ideia é “vender o nome da cidade como o melhor São João do Nordeste.

No início do mês, o chefe do executivo municipal esteve em Brasília em busca de recursos para ações estratégicas - em diversas áreas - para Petrolina. Uma das pautas do encontro foi o investimento para o São João da cidade.

O gestor conseguiu o apoio do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, para a descentralização da festa, levando animação também para os bairros de Petrolina. Segundo ele, a prefeitura deve receber um repasse de 500 mil reais para a realização de mais de 30 dias de festa. “Vamos repetir a receita de casa que deu certo [ referindo-se ao Carnaval de Petrolina] porque a nossa ideia é trazer turistas para cá e competir com grandes cidades como Caruaru, Campina Grande.

Em entrevista à redação do Nossa Voz, a Secretária de Cultura, Maria Elena, disse que a prefeitura manterá um formato com a valorização de artistas locais, como utilizado no carnaval deste ano, a gestora da pasta garantiu que serão contratadas bandas conhecidas nacionalmente, mas que os artistas da região terão espaço na programação do primeiro são joão da nova gestão. “A gente tem que pensar que é um dos maiores eventos de Petrolina e que terão grandes atrações, mas jamais o prefeito vai se distanciar do modelo [contratação de artistas da casa] que ele empreendeu e que deu certo”, explicou a secretária.