asdasdasdasd

Mutirão de saneamento conclui obra no bairro Dom Avelar em Petrolina

por Adriana Rodrigues 23 de Fevereiro de 2017 às 18:00
categoria: Regional

Um antigo problema que tirava a paciência dos moradores da Rua da Oração, no bairro Dom Avelar, zona Leste de Petrolina, finalmente chegou ao fim. É que agora o esgoto que escorria pela via, bem em frente às casas das pessoas, passou a ter a destinação correta. Isso só foi possível graças a uma obra realizada no local em parceria entre a Compesa e a Prefeitura de Petrolina. A partir da articulação da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, foi construída a rede de saneamento na Rua da Oração. Dessa forma, em vez da via, o esgoto agora percorre uma tubulação até chegar a estação elevatória do bairro.

100 DIAS

A obra no bairro Dom Avelar integra um conjunto de ações inseridas no projeto do prefeito Miguel Coelho que pretende transformar a paisagem da cidade dentro dos primeiros 100 dias de governo. O secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina, Heitor Leite, lembra que saneamento básico é uma das prioridades da atual gestão municipal. “O prefeito Miguel Coelho nos deu a missão de resolver as principais demandas de esgoto existentes em vários bairros da cidade. A tarefa não é simples, mas não estamos medindo esforços para trabalhar forte e dialogar com a Compesa para que toda a população seja atendida. Afinal, nenhum cidadão merece conviver com esgoto diariamente”, destaca Heitor Leite.


Pesquisa socioeconômica será realizada durante Carnaval de Petrolina

por Adriana Rodrigues 23 de Fevereiro de 2017 às 18:00
categoria: Economia

Com o objetivo de identificar o perfil do folião que chega a cidade de Petrolina e também levantar dados socioeconômicos junto aos ambulantes que irão trabalhar no Carnaval, a Secretaria de Cultura Turismo e Esportes, através da Diretoria de Turismo e, com apoio da Agência do Empreendedor (AGE), firmou parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) para realização de uma pesquisa de campo neste período carnavalesco.

Durante reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (22), na UPE, ficou acordado que a avaliação será aplicada durante os dias de festa pelos alunos do curso de Matemática e Nutrição da UPE, em uma amostragem com consumidores e mais de 120 ambulantes que estarão localizados no principal corredor da folia, na Rua Joaquim Nabuco, centro da cidade. A metodologia adotada será bibliográfica e de campo.

Segundo a professora Nancy Lima Costa, coordenadora do curso de matemática, os alunos terão uma excelente oportunidade de colocar em prática o que é visto em sala de aula. “A participação dos nossos alunos nesse projeto é muito importante para o aprendizado, já que eles irão a campo coletar dados, tabular e transformar tudo em gráficos e tabelas. Eles saem da sala de aula para aplicar na prática”, comenta a coordenadora.

Para Marcus Pamponet, Diretor de Turismo, a pesquisa é essencial para nortear as ações da Prefeitura. “Estamos muito felizes em estabelecer essa parceria com a UPE, que muito contribuirá com a criação de um referencial do perfil dos turistas presentes no período do Carnaval e principalmente nos estudos econômicos que servirá para o nosso planejamento estratégico nos próximos eventos. Ganhamos nós, e os alunos com a experiência, não somente em suas áreas, mas também uma visão turística, importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, relata Marcus.

Estiveram presentes também na reunião, a professora de Nutrição Claudileide de Sá Silva; o Diretor Presidente da Agência do Empreendedor (AGE), Sebastião José Amorim Gomes; a Gerente de Turismo Antônia Eulália e a Animadora Cultural, Nádja Batista. 


Fernando Filho vai ao 1º Fórum de Energia do Sertão

por Adriana Rodrigues 23 de Fevereiro de 2017 às 18:00
categoria: Cotidiano

O diretor da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Albânio Nascimento, confirmou a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, na primeira edição do Fórum de Energia do Sertão, em Petrolina – PE. O evento vai disponibilizar 300 vagas no auditório do SENAI e será realizado no dia 28 de abril.

Durante o fórum, estão programados talk show, workshops, cases, debates e palestras com alguns representantes das maiores instituições, empresas e autarquias ligadas à energia no Brasil. São aguardados professores e especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Grupo Neoenergia e do Instituto Solar de Jülich (SIJ), da Alemanha.

Estão entre os assuntos que serão abordados: o cenário energético nordestino; as fontes alternativas de produção de energia; presente e futuro do setor energético na região do sertão; energia elétrica na indústria, tarifas e custos; setor energético brasileiro; modernização e sustentabilidade.

Após o anúncio da confirmação do ministro de Minas e Energia no fórum, Albânio Nascimento afirmou que o evento acontece porque a “energia é um dos principais componentes da indústria” e um ponto de especial atenção da FIEPE. “Em alguns setores específicos, ela representa o insumo mais importante, o custo mais elevado de toda a produção. Uma mínima oscilação pode representar insegurança, aumento de custos ou, até mesmo, a inviabilidade de negócios e uma consequente queda na economia”, analisa o diretor da URSF/FIEPE.


Profissionais de saúde do HDM/IMIP de Petrolina atualizam cartão de vacinação

por Adriana Rodrigues 23 de Fevereiro de 2017 às 18:00
categoria: Saúde

Durante esta semana, os profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina estão tendo a chance de atualizar seus cartões de vacinação. A dispensação de imunobiológicos, que defendem o organismo contra a hepatite B, tétano e difteria, aconteceu na segunda-feira (21) e se repetirá na sexta (24), das 7h30 às 12h e das 13 às 15h.

A iniciativa atende a Norma Reguladora (NR 32), que regimenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, e faz parte da política do hospital, que além de dispensar as vacinas busca informar aos funcionários e colaboradores sobre os riscos a que estarão expostos por falta ou recusa da imunização.

Sempre que possível, e disponibilizado pela secretaria de saúde do município, é dada a oportunidade de atualização do cartão vacinal aos profissionais do HDM. “Essa não é uma ação isolada. Sempre que nos são repassadas as doses das vacinas nós fazemos a dispensação. Seguimos a recomendação do Ministério da Saúde e procuramos atuar com responsabilidade em relação à saúde do nosso trabalhador. O programa de imunização do governo federal é uma das maneiras mais baratas e eficazes de se promover saúde no Brasil e uma das mais protetivas para os profissionais”, ressalta a enfermeira do trabalho, Jamima Araújo.

A assistente administrativa, Maricélia de Oliveira, não perdeu tempo e procurou o posto de vacinação, localizado no ambulatório do HDM, logo no primeiro dia. Bastante consciente sobre os benefícios da vacina para a própria saúde e os riscos da exposição aos agentes infecciosos, ela garante que sempre procura se imunizar e participar das campanhas. “Só tinha uma vacina atrasada, mas que já tomei hoje. Não só dentro do hospital como lá fora estamos expostos às doenças. Portanto, é sempre melhor prevenir do que remediar”, afirma a profissional.

Ainda dá tempo de se prevenir. Amanhã a vacinação para os funcionários e colaboradores continua. Para ter acesso ao serviço é só se apresentar com o cartão de vacinação e a identificação funcional.


Praia brasileira é eleita a melhor do mundo

por Adriana Rodrigues 23 de Fevereiro de 2017 às 18:00
categoria: Regional

O arquipélago de Fernando de Noronha é mesmo exibido. E acaba de ganhar mais um motivo para sê-lo.

Destino capaz de colocar um sorriso fácil em qualquer um que desembarca ali, Noronha acaba de ser eleita o endereço da melhor praia do mundo, segundo resultados do prêmio Travellers’ Choice 2017, divulgado pelo TripAdvisor.

O título considera as melhores avaliações dos usuários do site nos últimos 12 meses. Nesta edição, a Baía do Sancho ficou em primeiro lugar, antes de outros destinos cobiçados como Turcas e Caicos e Cuba.

Está é a quarta vez consecutiva que o Sancho lidera a lista das 10 melhores praias do mundo. Em 2016, a atração ficou em segundo lugar.

Além de cenográfica, a Baía do Sancho é uma das praias com melhor acesso de toda essa ilha, a pouco mais de 540 km de Recife, em Pernambuco.

A trilha de acesso, que também leva visitantes a Baía dos Porcos, é feita com madeira biossintética e conta com estrutura como sanitário, lanchonete e loja de souvenir.

A caminhada de 320 metros de extensão até a Praia do Sancho termina em um mirante de madeira sobre uma falésia, de onde se tem vista panorâmica da praia.

Para descer até a praia é necessário encarar dois lances de escadas verticais, por uma fenda na rocha, ou tomar um dos passeios de barcos que fazem parada para banho na entrada da baía do Sancho.

Quem segue por mais 282 metros de caminhada chega a outro cenário impactante, a Baía dos Porcos, onde se localiza o clássico Morro Dois Irmãos. (Com informações do Blog do Magno)


Qual a fantasia que você usa no seu dia-a-dia?

por Milena Pacheco 23 de Fevereiro de 2017 às 16:22
categoria: Aléssia Saluára

Vou começar essa matéria sendo um pouco presunçosa, esse modismo de “seja você mesmo”, é história para criança. Nós não somos seres lineares, somos contraditórios, adaptáveis. Não, não pense que estou pedindo para que viva uma realidade que não é a sua, ou até mesmo esteja fazendo algum tipo de apologia à falsidade ideológica. Apenas acho tamanha ignorância afirmar que existe dentro de nós um ser totalmente estável e inalterável, pois, até mesmo nossas células, se adaptam de acordo com as condições impostas a elas, porque seria diferente conosco?

A vida e suas diversas nuances, exige que o ser humano, como elemento de um sistema que engloba família, carreira profissional, relacionamentos afetivos, status social, entre tantos outros papeis por ele executado, assuma diferentes personagens no seu dia-a-dia. Para que essas diversas tarefas sejam cumpridas com zelo, é preciso distinguir ambientes, para assim, adaptar nosso comportamento de acordo com as exigências para tal.

É incoerente pensar que o “João” que presidiu a reunião com executivos de uma multinacional, comporte-se de tal forma que o mesmo “João”, que ao sair da importante reunião, juntou-se com os colegas do seu bairro para jogar uma partida de futebol, ou com o mesmo, que ao sair do seu lazer, foi para sua casa, encontrar com a sua esposa e filhos. 

A nossa imagem é muito importante, ela serve de referência para que sejamos reconhecidos. Nós, somos responsáveis por pintarmos as cores das nossas fantasias, entenda essa fantasia, como a imagem que você deixa gravada perante seu chefe, sua esposa, ou seus colegas da faculdade. Adapte seus personagens, e procure atender com o máximo de presteza as exigências dos diferentes meios em que convive. Faça bom uso das antíteses: hora de usar sua seriedade, momentos de expor a criança que habita em você; seja razão, mas também saiba ser emoção; é bem por aí.

Um perfil bem elaborado, uma imagem bem aceita, fundada em ações construtivas, éticas e coerentes, tem mais a dizer sobre você que as suas próprias palavras. Então, cuide do que mostra para a sociedade a seu respeito, sua imagem é o seu cartão de visita, escolha com sabedoria as fantasias que irá usar.

Bruna Rocha.


Mendonça liberou R$ 4 mi para modernização na Univasf

por Adriana Rodrigues 23 de Fevereiro de 2017 às 15:58
categoria: Regional

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) tem promovido melhorias significativas na área de centro cirúrgico com a aquisição de equipamentos de ponta. Administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o hospital já recebeu, desde 2016, mais de R$ 4 milhões para a compra de equipamentos cirúrgicos.

Os recursos foram liberados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, através da Ebserh. “Recentemente, a equipe de neurocirurgiões passou a ter à disposição um aspirador ultrassónico, utilizado na remoção de tumores cerebrais e do sistema nervoso central”, anunciou Mendonça Filho. O HU-Univasf é o único hospital da região detentor do aparelho que, através de um feixe de ultrassom, desprende apenas o tecido lesado, e com o sistema de sucção, remove o tumor de maneira minimamente invasiva.

As melhorias no aparato tecnológico do bloco cirúrgico já contribuíram para o número expressivo de 388 neurocirurgias realizadas em 2016. Somente em dezembro, foram 49 cirurgias. Esses números se tornam mais significativos quando se considera o alto grau de complexidade desses procedimentos, já que, em média, uma neurocirurgia leva no mínimo quatro horas para ser concluída.

De acordo com o chefe da Unidade Neuromuscular, Ricardo Brandão, a disponibilidade desses equipamentos é importante tanto para os pacientes quanto para os profissionais. “Ajuda muito a equipe, pois proporciona um conforto maior para quem está operando, aumentado a margem de segurança do neurocirurgião. O tempo cirúrgico e o tempo anestésico são abreviados, o que diminui todas as complicações que poderiam advir disso”, disse.

Ricardo Brandão ainda destacou que a aquisição dos aparelhos oportunizou a realização de procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de transferir pacientes para centros maiores, como Recife ou Salvador. “Hoje, 95% dos casos neurológicos que nos chegam são atendidos localmente. Toda a equipe do HU está empenhada em promover uma saúde pública de qualidade. Temos tentado fazer o melhor possível pelos nossos pacientes”, afirmou o neurocirurgião.

Ao longo de 2017, novos equipamentos reforçarão a estrutura do bloco cirúrgico do hospital, conforme afirmação do chefe do Setor de Infraestrutura Física, Carlos Henrique Melo. “Em 2016 foi investido mais de R$ 1 milhão na modernização do centro cirúrgico. Além disso, foram investidos mais de R$ 3 milhões na compra de equipamentos que chegarão nos próximos meses. As seis salas no bloco cirúrgico estão sendo preparadas para terem porte para grandes cirurgias, após sete anos. Anteriormente, havia apenas duas com capacidade para estes procedimentos”, explicou.


Violência: Dois homens são mortos por disparos de arma de fogo em Petrolina

por Simone Marques 23 de Fevereiro de 2017 às 14:00
categoria: Policial

Mais um crime duplo foi registrado em Petrolina. Por volta das 22h desta quarta-feira (22), dois homens foram atingidos por disparos de arma de fogo em uma estrada vicinal entre o Núcleo 09, do Projeto Senador Nilo Coelho, e o Residencial Vivendas, em Petrolina.

Populares relataram que os dois homens trafegavam de moto pelo local mencionado quando foram alvejados por tiros, sendo que um morreu no local e o outro chegou a ser socorrido para o Hospital Universitário, mas também não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito.

A vítima que chegou a ser socorrida foi identificada como Ronilson Clarindo da Silva, 40 anos, mais conhecido como ‘Seu Mika’. A outra vítima, identificada como Wagner Pereira da Silva, 26 anos, foi encontrada hoje (23) pela manhã nas proximidades da estrada vicinal. A equipe do IML já está no local para a realização dos procedimentos cabíveis.


Polícia Federal deflagra Operação Blackout, nova fase da Lava Jato

por Simone Marques 23 de Fevereiro de 2017 às 14:00
categoria: Policial

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a Operação Blackout, 38ª fase da Lava Jato. Os alvos são os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz. Em nota, a PF informou que são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Estado do Rio de Janeiro.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros.

A ação policial tem como alvo principal a atuação de operadores financeiros identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras.

O nome da fase (Blackout) é uma referência ao sobrenome de dois dos operadores financeiros do esquema criminoso existente no âmbito da empresa Petrobras. A simbologia do nome tem por objetivo demonstrar a interrupção definitiva da atuação destes investigados como representantes deste poderoso esquema de corrupção. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba quando autorizados pelo juízo competente.(Com informações do Ne10)


Água da transposição chegará mais cara aos pernambucanos

por Simone Marques 23 de Fevereiro de 2017 às 14:00
categoria: Cotidiano



A água do Eixo Leste da transposição das águas do Rio São Francisco será usada antes do fim do ano para o abastecimento humano em Pernambuco, mesmo sem ter sido construído o Ramal do Agreste – que captaria a água do Eixo Leste, em Sertânia e iria até Arcoverde – e com a Adutora do Agreste inacabada. O Ramal do Agreste não saiu do papel.

 

Em construção desde 2013, a Adutora do Agreste distribuirá a água do Velho Chico a vários municípios da região a partir de Arcoverde. Mas como a água chegará a Arcoverde? A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está construindo a Adutora do Moxotó, que levará a água da Barragem do Moxotó, também em Sertânia, a Arcoverde. A notícia ruim é que a conta dos pernambucanos nunca mais será a mesma depois que a água da transposição entrar no cálculo do reajuste o que deve ocorrer no aumento de março de 2018.(Com informações do Ne10)