asdasdasdasd

UPAE/IMIP de Petrolina informa perfil de serviços e fluxo de atendimentos

por Adriana Rodrigues 24 de Março de 2017 às 18:00
categoria: Saúde

Com o objetivo de esclarecer à população sobre o perfil dos seus serviços e fluxos de atendimentos, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) divulgará uma série de matérias informativas e de utilidade pública, a partir desta semana para o seu público interno e externo.

 

A coordenadora geral da Unidade explica que “a iniciativa surgiu da necessidade de levar ao público algumas informações importantes sobre o funcionamento da UPAE, pois muitos não sabem como ter acesso às consultas e cirurgias, por exemplo. Então, foi montado um projeto, que leva, através da mídia e das redes sociais, a informação que os usuários do SUS precisam”.

 

Para começar, a direção informa que a Unidade dispõe dos serviços de ambulatório, que conta com 16 especialidades médicas; laboratório de imagem e diagnóstico (Bioimagem); clínica e bloco cirúrgico (para realização de cirurgias de pequeno e médio porte); e Pronto Atendimento (urgência e emergência clínica/odontológica). Na matéria de hoje a UPAE apresenta este último segmento.

 

Urgência e emergência clínica/odontológica

 

A UPA 24h é um serviço de urgência e emergência médica e odontológica, de complexidade intermediária entre o posto de saúde e a rede hospitalar, capaz de prestar acolhimento aos pacientes que precisam de atendimento imediato, ou seja, que apresentam algum problema de saúde que esteja atrapalhando gravemente a sua vida cotidiana. Neste serviço, o usuário encontra consultas médicas, remédios, alguns tipos de exames, procedimentos de enfermagem e salas de observação dia (de até 24h). Vale ressaltar que a Unidade não atende trauma, vítimas de queimadura ou acidentes, e nem doenças crônicas que estejam estabilizadas.

 

Ao chegar à UPA, o paciente recebe uma senha, passa pela classificação de risco com os enfermeiros e então recebe uma pulseira, que pode ser verde (pouco urgente), amarela (urgente), vermelha (emergência) ou azul (não urgente). Vale ressaltar que a ordem de atendimento neste serviço não é por horário de chegada, mas por complexidade do caso. Ou seja, vermelho é a prioridade máxima, seguido do amarelo e do verde. Os casos azuis são direcionados ao serviço social para encaminhamento ao posto de saúde.

 

Após passar pela classificação e fazer a ficha na recepção, o paciente é avaliado pelo médico e encaminhado à ala verde (medicação), amarela ou vermelha (observação). Os pacientes da verde são medicados, realizam exames (quando necessário), são reavaliados e liberados. Nas salas amarela e vermelha eles recebem o primeiro atendimento, são estabilizados e, posteriormente, cadastrados na Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) – órgão do governo do estado que tem como papel conseguir a transferência do usuário para um hospital ou serviço de saúde de referência especializada que o usuário precise. É importante frisar que esta regulação é feita exclusivamente pela CRIL.

 

A UPA de Petrolina é uma unidade de Pronto Atendimento de porte I e atende, em média, 300 pacientes por dia. Possui 4 leitos para emergência; 14 leitos para urgência; 1 leito de curta permanência; recepção; salas de espera; 2 salas de classificação de risco; sala para pequenos procedimentos, medicação e nebulização; 3 consultórios de clínica médica; 1 consultório de urgências odontológicas; sala de raio x; posto de coleta do laboratório; farmácia e posto de enfermagem.

 

A unidade também disponibiliza o setor de serviço social aos usuários para dúvidas e orientações às famílias, que desejam saber sobre o direito ao acompanhante, evolução do paciente e encaminhamentos sociais.

 

Diferente da urgência/emergência médica que atende 24h, a urgência/emergência odontológica funciona 12h (das 7 às 19h), todos os dias da semana. No serviço, são atendidos pacientes odontológicos que chegam com queixa de dor de dente latente, sangramento, hemorragia, perda de dente por trauma, abcesso, deslocamento de mandíbula, pacientes com luxação dentária, gengivite e quebra de dente com aresta cortante, entre outros casos.


Secretaria de Saúde de Petrolina realiza semana de conscientização contra tuberculose

por Simone Marques 23 de Março de 2017 às 13:00
categoria: Saúde

O Dia Mundial da Tuberculose é lembrado todos os anos em 24 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Apesar de curável, é a segunda principal causa de morte no mundo, depois do VIH/Sida (Vírus da Imunodeficiência Humana). Por ano, 3 milhões de pessoas morrem de tuberculose em todo o mundo.

Em Petrolina, neste ano de 2017, foram notificados 34 casos de tuberculose. No ano de 2016 foram diagnosticados 117 casos. Durante toda a semana foram realizadas ações de conscientização. Nesta sexta-feira (24), considerado o dia D, a equipe da Secretaria de Saúde do município, vai realizar uma panfletagem no semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio com a Integração. Serão passadas orientações sobre a doença.

Segundo a gerente de ações estratégicas em Epidemiologia, Joara Moraes, “a intenção é levar informação sobre a doença a população e evitar um diagnóstico tardio, diminuindo com isso o risco de óbito. Na nossa região o índice é alto e muita gente tem a doença e não sabe”, frisou.

Fadiga, febre, perda de peso e tosse crônica com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.

O Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, foi definido em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch. (Ascom)


Programa Caravana da Saúde ultrapassou 19 mil atendimentos

por Redação Nossa Voz 23 de Março de 2017 às 08:41
categoria: Saúde

A Caravana da Saúde desta quarta-feira (22) foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio. O programa leva atendimento especializado para a comunidade, com objetivo de reduzir as demandas reprimidas do local. Na 59ª edição, 186 atendimentos foram realizados, ultrapassando a marca de 19 mil.

Na ocasião, os pacientes puderam fazer exames laboratoriais e eletrocardiogramas, além de consultas nas áreas de clínica geral, odontologia, ortopedia, cardiologia e endocrinologia.

A aposentada Diva Rodrigues (75) foi para ser atendida pelo cardiologista. Ela conta que pretende fazer uma atividade física - a hidroginástica e, por isto, precisa saber se está tudo bem com ela. Para a aposentada, realizar uma consulta com uma especialista perto de casa é muito bom. "Eu estou achando ótimo, porque aqui no posto de saúde estão os especialistas e a população carente se sente mais segura", afirma.

O administrador Joelson Siqueira (33), que realizou um eletrocardiograma, também elogia a Caravana. "Sinceramente, eu acho muito bom diante da necessidade que toda a comunidade tem. Um projeto como esse só tem como beneficiar o povo daqui", expressa o usuário.

A vice-prefeita e cardiologista, Dra. Dulce, estava realizando consultas na unidade. Segundo ela, a Caravana da Saúde é um momento em que ela faz dois papéis: ouvir a população e trabalhar prestando um serviço para a comunidade. "O usuário é quem mais sabe o que está acontecendo na saúde de Juazeiro. Nós queremos desse cidadão a satisfação por um serviço prestado de forma digna e competente. Nós temos vários profissionais nos ajudando neste trabalho de melhorar a Saúde do município", destaca. 


Cremepe reúne diretoria de unidades de saúde de Petrolina e região

por Adriana Rodrigues 22 de Março de 2017 às 18:00
categoria: Saúde

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizará na próxima sexta-feira (24/03) uma reunião com os diretores médicos das unidades de saúde de Petrolina e municípios próximos: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Araripina, Terra nova e Salgueiro. O encontro acontecerá no auditório do Hotel JB, Travessa Gregório Ramos, 88 - Centro, a partir das 9h.

A entidade convocou os representantes médicos das unidades com o objetivo de apresentar a resolução do CFM Nº 2.147/2016 que estabelece normas sobre a responsabilidade, atribuições e direitos de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos. As novas regras entram em vigor a partir de 24 de abril deste ano.

O Conselho ainda lembra o decreto 20.931 assegura que “Nenhum estabelecimento de hospitalização ou de assistência médica pública ou privada poderá funcionar, em qualquer ponto do território nacional, sem ter um diretor técnico e principal responsável, habilitado para o exercício da medicina nos termos do regulamento sanitário federal”.


Vigilância Sanitária apreende mais de 170 kg de carne em Petrolina

por Simone Marques 22 de Março de 2017 às 12:25
categoria: Saúde

Uma operação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, Sertão de Pernambuco, apreendeu mais de 170 quilos de carnes em supermercados e frigoríficos da cidade. As vistorias, que continuam durante toda esta semana, foram realizadas em pontos de comercialização e a distribuição de carnes e pescados.

Foram recolhidos, ao todo, 47,5 kg de linguiça bovina apimentada; 44,6 kg de linguiça caseira de frango; 22,3 kg de linguiça caseira de pernil; 3,1 kg de peito de frango com embalagem aberta e 60 kg de frango temperado. Entre as irregularidades observadas na blitz estão a falta de registro do produto, a temperatura inadequada para conservação e falta de higiene sanitária.

Em um estabelecimento localizado no bairro Pedro Raimundo, Zona Norte de Petrolina, os produtos eram vendidos de forma clandestina por não possuírem o registro e estarem inadequados para venda. Além da apreensão, os estabelecimentos irregulares foram autuados e multados.

A Vigilância Sanitária orienta os consumidores a verificarem o selo de inspeção municipal, estadual ou federal. Irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone (87) 3864-2738 ou à Ouvidoria, pelo telefone 156.


Encontro discute melhorias para o atendimento odontológico oferecido nas unidades básicas de saúde de Petrolina

por Simone Marques 22 de Março de 2017 às 09:16
categoria: Saúde

 Nesta terça-feira (21), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, juntamente com a diretora de saúde bucal do município, Roberta Teixeira Araújo, recebeu os integrantes da diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). O objetivo do encontro foi firmar parcerias visando oferecer a população um atendimento odontológico com maior qualidade.

O presidente do conselho, Dr. Alfredo Gaspar Júnior, ressaltou a importância da atuação do órgão e da visita ao município. “Essa é a primeira viagem da nova diretoria. Fizemos questão de vir a Petrolina para saber as condições da saúde bucal e conversar com a representante da área na Secretaria de Saúde. Estamos colocando o conselho a disposição para ajudar no que for preciso para as melhorias nas condições de saúde bucal da população de Petrolina. A nossa função é fiscalizar e com isso garantir um atendimento e um serviço de qualidade”, frisou.

Segundo a diretora de saúde bucal do município, Roberta Teixeira Araújo, é importante que o município trabalhe em parceria com o órgão fiscalizador. “A primeira demanda que já passamos para o conselho é a questão da regularização da unidade do bairro Cohab VI que foi interditada na gestão passada. Já estamos resgatando, através deles, o relatório dessa interdição. Vamos pegar todos esses dados, regularizar e colocar a unidade em funcionamento”, destacou.

A diretora ressaltou ainda, a contribuição que esse trabalho em conjunto pode trazer para os profissionais que atuam no município. “O CRO sempre promove cursos para os profissionais e é muito importante contarmos com dentistas cada vez mais capacitados. A gente tem informações que na gestão anterior os profissionais não eram liberados para esses eventos. Então, vamos tentar resgatar essa parte de humanização e capacitação. Outro ponto importante é a garantia que todos os nossos profissionais estejam inscritos no CRO, para que ninguém atue de forma irregular”, concluiu.(Ascom)

 

 

 


Em nota Hospital Universitário responde questionamento de ouvinte

por Adriana Rodrigues 21 de Março de 2017 às 19:40
categoria: Saúde



Em resposta às queixas apresentadas pela ouvinte, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) informa que recebe diariamente cerca de 350 pessoas, apenas entre acompanhantes e visitantes. Devido a este alto fluxo de pessoas que circulam pelo hospital, foram estabelecidos alguns mecanismos e regras para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais. 

São feitos cadastros com os dados de todos os acompanhantes e visitantes de pacientes, no momento em que estes chegam a unidade. Para o registro deste cadastro todos devem apresentar documento oficial com foto e o número no Cadastros de Pessoas Físicas (CPF). 

 


Secretaria de Saúde responde ouvintes sobre atendimento em AMEs

por Redação Nossa Voz 21 de Março de 2017 às 13:15
categoria: Saúde

Com relação à demanda do ouvinte Joelson Gomes, morador do bairro Vila Eulália, sobre o atendimento médico da AME do bairro Antônio Cassimiro, a Secretaria de Saúde informa que o atendimento está normal.

Já em relação à denúncia da ouvinte Flávia sobre a AME da Cohab Massangano, sobre o horário de atendimento do médico, o órgão esclarece que o profissional justificou o atraso ocorrido ontem (20). Ele sofreu um acidente de trânsito, porém, mesmo assim atendeu alguns pacientes na unidade e remarcou outros.


HRJ realiza mutirão de consultas para pequenas cirurgias

por Adriana Rodrigues 20 de Março de 2017 às 15:35
categoria: Saúde

Será realizado na próxima quarta-feira (22) um mutirão de consultas médicas na especialidade de Cirurgia Geral para triagem de pequenas cirurgias do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI). Os pacientes que necessitarem de retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, cantoplastia, entre outros, devem comparecer a unidade na sexta-feira (20), a partir das 13 horas. Logo após a finalização da consulta, os pacientes poderão fazer  o agendamento da cirurgia.

 

Os usuários que precisam realizar esse tipo de atendimento devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG). Os atendimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo cirurgião geral no hospital.


Unidade Móvel de Atendimento Médico volta a atender nos Residenciais Vivendas e Bernardino

por Adriana Rodrigues 20 de Março de 2017 às 15:22
categoria: Saúde

Os moradores do Residencial Vivendas tiveram uma boa notícia na manhã desta segunda-feira (20): a Unidade Móvel de Atendimento Médico, que estava sem funcionar desde o ano passado, voltou a atender a comunidade todas as segundas, quartas e sextas. A Unidade também vai atender o Monsenhor Bernardino, nas terças e quintas. Para ser atendido não é preciso agendamento.

Segundo a apoiadora da Atenção Básica, Denise Kelly Araújo, além do atendimento médico, são oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de Glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessário.

“A população passa por um pré-atendimento com técnica de enfermagem, seguindo para o atendimento com o médico generalista de saúde da família. O intuito é fornecer a população informação, atendimento médico, medicação e solicitação de exames”, destacou.

A volta do serviço vai possibilitar que a Unidade Básica de Saúde do bairro Loteamento Recife volte ao fluxo normal, já que após a suspensão os moradores dos dois residenciais estavam sendo atendidos na Unidade.