asdasdasdasd

Com greve dos servidores, veja os serviços que podem ser feitos no aplicativo do Detran

por Adriana Rodrigues 21 de Março de 2017 às 19:48
categoria: Tecnologia

Há mais de um mês em greve, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) não têm previsão de voltar ao trabalho. Enquanto isto, os serviços na sede do órgão, que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, estão paralisados. O que muitos não sabem é que alguns destes serviços podem ser realizados no site ou no aplicativo Detran Mais Fácil, lançado em dezembro do ano passado e disponível para os usuários de celulares com iOS ou Android.

Com ele, é possível fazer o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), solicitar vistorias, pagar o licenciamento do veículo, além de realizar consultas da pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dos débitos com o Detran e emitir guias de pagamento. "O aplicativo permite a consulta a todas as multas e todas as taxas do Detran. Ele já está interligado ao sistema de Ouvidoria do órgão, sendo possível enviar sugestões e críticas tanto ao aplicativo, quanto ao Detran", explica Dércio Lira, gerente de Tecnologia da Informação do Departamento, em entrevista à Rádio Jornal. 

Greve

A greve do Detran foi deflagrada no dia 13 de fevereiro. Desde então, os serviços do órgão estão afetados. Mais de 30 dias após o início, foi considerada ilegal e já motivou até mesmo reunião com o deputado estadual Romário Dias (PSD), em busca de soluções. No último dia 8, na sede do órgão, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, foi realizada uma assembleia em que os funcionários decidiram pela continuidade da paralisação. 

O sindicato alega que o Governo de Pernambuco não cumpriu as promessas que fez à classe, como a contratação de um plano de saúde - existe um plano, mas contratado de forma emergencial, sem licitação que o assegure - bem como pagamento de insalubridade aos funcionários que mexem diretamente com a vistoria de veículos e pagamento de gratificação aos servidores que trabalham em todas as unidades do Detran-PE no Estado, não somente aos que estão em agências localizadas em shoppings. 

Serviços durante a paralisação

Enquanto as atividades não voltam ao normal no órgão, serviços básicos como a retirada de documentos e a captura de imagens e informações podem ser feitas na sede do órgão, na Iputinga, ou nos postos que ficam dentro das unidades do Expresso Cidadão espalhadas pelo Estado. Já os com data, como emplacamento e transferência de veículos, terão o seu prazo original estendido para não prejudicar o público tão logo a greve seja suspensa.(Com informações JC)


Projeto transforma lixo eletrônico em novos aparelhos doados à comunidade

por Redação Nossa Voz 10 de Março de 2017 às 09:00
categoria: Tecnologia

Um bom exemplo de democratização do acesso à tecnologia em Petrolina. A FACAPE tem um projeto que monta novos computadores, através do reaproveitamento e reciclagem de peças de informática, descartadas, e depois fazem a doação desses aparelhos para entidades sem fins lucrativos, impactando comunidades carentes, que não têm acesso a computadores.

O coordenador do projeto, Eduardo Britto, explicou que o trabalho tem um grande impacto ambiental, tendo em vista que o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico na América Latina. Segundo o IBGE, no Brasil, a proporção de domicílios com computadores passou de 48,9% em 2013 para 48,5% em 2014, quando totalizou 32,5 milhões de residências. Outros objetivos do projeto são oferecer cursos gratuitos de montagem e manutenção de computadores, eletrônica e robótica a jovens carentes e promover campanhas educativas e palestras de caráter ambiental.

Com o projeto, o ‘lixo eletrônico’ é transformado em novos computadores, e são doados para entidades sem fins lucrativos que compartilharão o uso com as comunidades. O trabalho de reciclagem e montagem das máquinas é realizado por estudantes monitores, dos cursos de Ciência da Computação e Gestão de Tecnologia da Informação, que aprendem já dentro da Faculdade o valor de transformar a vida das pessoas através da tecnologia. Quem quiser fazer o descarte ou doação de aparelhos eletrônicos que tenham em casa, podem procurar a FACAPE.

Retificação - Na entrevista, ao vivo, na manhã desta sexta (10), a reportagem do Nossa Voz informou que Eduardo Britto seria idealizador do projeto, informação que não procede. O professor é atual Coordenador e mantém o trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos. 


WhatsApp prepara volta da antiga versão dos status

por Adriana Rodrigues 2 de Março de 2017 às 17:43
categoria: Tecnologia

A mais recente versão do WhatsApp trouxe algumas mudanças que não agradaram a todos os usuários. A principal delas foi a transformação do recurso de status, que deixou de ser uma frase de efeito inserida junto à foto de perfil para se tornar um feed de fotos e vídeos inspirado no Snapchat.

A boa notícia para aqueles que não gostaram da mudança é que a antiga versão dos status vai voltar. A versão de testes do WhatsApp para iOS recebeu recentemente uma atualização que resgata as frases no perfil dos usuários, mas com um novo nome.

O recurso agora é chamado de "Tagline" e está visível na versão 2.17.8.14 do WhatsApp Beta para iOS. Já na versão de testes do app para Android, o recurso está sendo chamado de "About" (que significa "sobre"), após ter recebido o nome de "Info" anteriormente.

É importante destacar, porém, que a volta dos antigos status não vai eliminar a nova versão do recurso. Os novos status continuarão lá, disponíveis para quem quiser usar, junto aos antigos, que agora terão um novo nome. Não se sabe ainda quando a atualização chegará aos usuários da versão final do app.


Correios se preparam para virar operadora de telefonia

por Adriana Rodrigues 17 de Janeiro de 2017 às 18:00
categoria: Tecnologia

Histórias sobre os Correios se tornarem uma empresa de telefonia existem há pelo menos dois anos. De acordo com o presidente da estatal, Wagner Pinheiro, esta realidade está cada vez mais próxima. Ele planeja que a operadora dos Correios deve entrar em atividade até o fim deste ano.

A agência de notícias do governo federal informa que os Correios querem “ampliar o acesso a serviços para a população que tem mais dificuldade”. A operadora da empresa estatal seguiria os mesmos moldes de Operador Virtual de Telefonia Móvel (MVNO) determinado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em vez de comprar radiofrequências e uma cara infraestrutura, os Correios vão utilizar os tubos das operadoras tradicionais para ofertar o serviço.

Itália e Portugal possuem serviços oficiais de correios com a diversidade de serviços que os Correios brasileiros decidiram correr atrás neste ano.


Banda larga fixa terá limite de dados até o fim de 2017, diz ministro

por Simone Marques 13 de Janeiro de 2017 às 14:00
categoria: Tecnologia

A regulamentação do limite de dados na banda larga fixa deve acontecer em 2017. A confirmação foi dada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Em entrevista ao portal Poder360, publicada, nessa quinta-feira (12), Kassab afirmou que o objetivo é que a nova legislação entre em vigor no segundo semestre deste ano.

O governo federal irá regulamentar a venda de pacote de dados e colocar fim na internet ilimitada de banda larga fixa.

Segundo o ministro, a prática irá beneficiar o usuário e o setor. “O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha pra que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços”, disse.

Ainda de acordo com Kassab, haverá um período de adaptação em que os assinantes já terão um limite no pacote de consumo, já que o choque inicial com a alteração na cobrança pode ser grande. “A meta é que esse serviço seja o mais elástico possível. Mas tenha um ponto de equilíbrio, porque as empresas têm seus limites”, ressaltou .(Com informações do Blog do Jamildo)

         


Celpe divulga novo número de SMS para comunicar falta de energia

por Adriana Rodrigues 6 de Janeiro de 2017 às 18:00
categoria: Tecnologia

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), disponibiliza o novo número exclusivo para o envio de mensagem de texto (SMS), na falta de energia elétrica, 26560. 

Para reclamar sobre quedas de energia através do SMS, os clientes tem que informar a numeração da conta do contrato do imóvel onde está ocorrendo o problema. O número está disponível na parte superior direita da fatura de energia. O serviço é gratuito.

Aplicativo

A Celpe vai disponibilizar nos próximos meses um aplicativo para smartphones. A ferramenta vai permitir que o cliente informe quando houver interrupções no fornecimento de energia, além de solicitar outros serviços comerciais e operacionais como religação de energia e segunda via da conta.


Após decisão do STF, planos de celular ficarão mais caros em 2017

por Simone Marques 28 de Dezembro de 2016 às 11:23
categoria: Tecnologia

Os preços dos planos de celular pós-pagos e do plano controle deverão sofrer um aumento em 2017. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal determinou que a assinatura de um plano de telefonia é considerada um serviço e, portanto, as operadoras devem recolher o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o valor mensal. Com isso, o preço dos planos nos dois casos deve ter um aumento de até 20% na conta do usuário.

Segundo dados divulgados pela Anatel, até outubro de 2016 o número de linhas que utilizam o serviço pós-pago somava 77,3 milhões. O aumento de cada conta irá variar de estado para estado, dependendo da alíquota de ICMS aplicada. Em Pernambuco, a alíquota cobrada é de 30%.

O aumento também deve alcançar os usuários da telefonia fixa, cujo aumento da assinatura deverá ser de até 13%. Atualmente existem 42 milhões de linhas ativas de telefonia fixa no país.

Operadoras começam a divulgar novos valores

As operadoras já começaram a informar para seus clientes os novos preços em seus planos. Na Claro, o plano controle deverá sofrer um aumento em seu valor proporcional de 7,85%, que será aplicado a partir de 15 de janeiro de 2017. Os clientes cujo plano custava R$ 31,90, por exemplo, agora deverão pagar R$ 35,70. Já na Vivo, o plano controle de 1,5GB, que custava R$ 39,99, deverá custar agora R$ 45,95 no Recife.

Em declaração ao site Gizmodo, a Oi afirmou que “o aumento do ICMS foi definido por cada Estado e entra em vigor a partir de janeiro em DF, MG, RS, SE, PE, TO, AL, RN, AP, CE e RJ”. A Tim ainda não divulgou detalhes sobre o aumento refletido pela cobrança do ICMS.(Com informações do JConline)


Projeto da Facape faz doação de computadores para ONG que atende mulheres

por Redação Nossa Voz 15 de Dezembro de 2016 às 08:29
categoria: Tecnologia

Para contribuir com o desenvolvimento social e a inclusão digital, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), vem desenvolvendo, através do projeto ‘Lixo Eletrônico’, uma importante ação no Vale do São Francisco com a doação de equipamentos recuperados pelo projeto. Cinco computadores restaurados por participantes do programa de extensão da Facape foram doados  ao projeto ‘União das Mulheres’, que atende mulheres oferecendo oficinas, capacitações, apoio psicológico entre outros serviços. A sede da União das Mulheres fica situada no bairro Quidé em Juazeiro.

A coordenadora da União, Francisca da Costa Cunha, falou sobre a importância da doação para a realização dos trabalhos desenvolvidos dentro do projeto. “Isso é um sonho que está sendo realizado, com esta doação iremos montar nosso laboratório e promover cursos com acesso à internet e tudo mais que os computadores podem oferecer para a comunidade”.

Para o professor e coordenador do projeto ‘Lixo Eletrônico’, Eduardo Brito, a inclusão digital é uma necessidade de todo indivíduo e o trabalho de extensão desenvolvido na Facape pode facilitar essa inclusão. “O projeto vem contribuindo com a comunidade através da doação desses equipamentos, permitindo que telecentros e laboratórios sejam montados, possibilitando a comunidade menos favorecida acesso a tecnologia, proporcionando inclusive o crescimento profissional das pessoas”, declarou o coordenador. Além da recuperação de dispositivos eletrônicos a Facape também oferece cursos de informática básica para inclusão digital.      

Doações

O projeto de reciclagem do Lixo Eletrônico da Facape recebe todo tipo de equipamento eletrônico e tem um foco em recuperação de  dispositivos de informática, através de técnicas vistas em sala de aula nos cursos de Ciência da Computação e Gestão de Tecnologia da Informação.

O professor Eduardo explicou que na doação de computadores ao projeto União das Mulheres foram recuperados várias doações feitas por empresas ou pessoas, “Em um único computador recuperado pode ter equipamentos/dispositivos de várias doações recebidas”.


Competição de games será realizada na Facape

por Redação Nossa Voz 5 de Dezembro de 2016 às 08:35
categoria: Tecnologia

As inscrições estão sendo feitas na Coordenação de Computação

Com o objetivo de integrar os alunos daFaculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) através de atividades ligadas a área de jogos, o Diretório Acadêmico de Ciência da Computação em conjunto com Diretório Acadêmico de Gestão da Tecnologia da Informação promovem no dia 10 de dezembro a segunda edição do Game Show. O evento acontecerá nos laboratórios de informática V e VI, e nas salas do curso de computação da Facape.

Campeonatos de CounterStrike 1.6 e LeagueofLegends são umas das atrações do evento que premiará as equipes vencedoras com brindes. Além dos campeonatos a organização preparou uma sala com diversos videogames variados (PS3,PS2 e Xbox) com jogos de ação e Just Dance.

Segundo um dos organizadores do evento, Alexandro Oliveira, a participação é prioritária a alunos da Facape. “Estamos abrindo as inscrições para outras pessoas, com a condição de que os times formados para os campeonatostenham no máximo duas pessoas de fora”, explicou Alexandro.

As inscrições estão sendo feitas na Coordenação de Computação, procurando os integrantes do Diretório Acadêmico de Computação ou GTI. O Game Show acontece no sábado (10), a partir das 8h, nos laboratórios de informática e salas do curso de computação da Facape.

Ascom FACAPE


IPhone a Android: veja em que aparelhos WhatsApp vai parar de funcionar

por Adriana Rodrigues 2 de Dezembro de 2016 às 19:27
categoria: Tecnologia

Nesta sexta-feira (2), o WhatsApp anunciou que deixará de funcionar nos sistemas operacionais de ao menos seis modelos de celulares – alguns já em janeiro de 2017.

Se você tem um celular bastante antigo, provavelmente não vai poder utilizar mais o aplicativo de mensagens. O popular app não oferecerá mais suporte a celulares que rodam Android 2.1 ou 2.2, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS6, isso já em janeiro do próximo ano.

De acordo com o Uol Tecnologia, a partir de 30 de junho de 2017, o WhatsApp deixará de ser viável no Blackberry OS and Blackberry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60.

“Enquanto olhamos para os próximos anos, queremos focar nossos esforços em plataformas mobile que a vasta maioria dos nossos usuários utiliza”, afirmou o WhatsApp em nota.

Isso significa que se você tem algum dos aparelho citados terá que trocar por um novo para continuar conversando com amigos e familiares, se quiser seguir usando este aplicativo.