2020: Pernambuco não atingiu meta de vacinação, diz secretária de imunizações

0
550
Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay

Em entrevista ao programa Nossa Voz desta quinta-feira (10), a superintendente de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo falou sobre o número de vacinação para as crianças em Pernambuco. De acordo com Catarina, a procura para a vacinação diminuiu desde 2018 e no Brasil desde 2016. “Esse resultado reflete em todo estado e nos municípios”, pontuou.

“Em 2019, Pernambuco só alcançou a meta para dois tipos de vacinas, que foram a BCG e a Tríplice viral, que protege as crianças contra o sarampo. Em 2020 não atingimos nenhuma meta de vacinas até o momento, inclusive os municípios pernambucanos”, destacou Catarina.

“Com a pandemia, a queda ficou mais acentuada, claro que os serviços organizacionais, no auge do coronavírus foi orientado que permanecesse a vacinação de forma organizacional, de forma que não contribuísse com a proliferação da Covid-19. Foram feitos instrumentos de orientação para os municípios. A população que está com a carteira de saúde desatualizada orientamos buscar a unidade de saúde para fazer a atualização”, contou a secretária.

Sarampo

De acordo com Ana Catarina, a vacinação em campanha foi prorrogada para o público de 20 até 49 anos, independente da situação vacinal, e orientou procura na unidade de saúde. Na oportunidade ela reforçou que na rotina diária, a vacina está disponibilizada para crianças de 12 meses e adultos com 50 anos de idade.

Números no Estado

Sarampo – 34 casos em Pernambuco, no Brasil são mais de 7 mil casos. Já a cobertura vacinal segue em apenas 60% e o mínimo é uma cobertura de 95%.

(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)