| Última edição: 15/09/20 - 15:37

Home Entretenimento Cultura e Arte Pernambuco entra na programação do Arte da Palavra 2020

Pernambuco entra na programação do Arte da Palavra 2020

Compartilhe:

Projeto do Sesc de incentivo à literatura brasileira ganha nova versão, circula com programação online e conta com a produção de artistas de diversas regiões

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega à 4ª edição com uma versão inédita. Por conta das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus,o projeto contará com uma programação online, reunindo performances artísticas e oficinas de criação. O maior circuito literário do país tem a participação de representantes de 24 estados e um total de 186 atividades entre setembro e dezembro. São 40 escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias e outros artistas da palavra em apresentações virtuais gratuitas. O público poderá conferir a iniciativa pela página oficial do Arte da Palavra no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc).

Em Pernambuco, o projetotraz, no Circuito de Oralidades, de 14 a 17 de setembro,o Tapetes Contadores de Histórias (RJ),que narra histórias com tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano, para despertar o imaginário das pessoas. No Circuito de Autores,uma conversaentre os autores Cristiano Baldi (RS) e Eduardo Pereira (RJ), no dia 21, às 19h, mediadapor Luana Beatriz (PE); e no dia 22, às 17h, com Tony Borba Melo (PE). No Circuito de Criação Literária, o curso “Escrita Criativa – o processo e o resultado na Literatura”, com Bruno Ribeiro (PB), de 21 a 25 de setembro, das 19h às 21h; e a oficina “Criação de Minilivros”, com Cláudia Gonçalves (RS), de 28 de setembro a 2 de outubro, das 18h às 20h. Para estas duas atividades, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail [email protected], indicando qual delas deseja participar.

O Arte da Palavra sempre realiza três circuitos: autores, oralidades e criação literária. O primeiro reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O segundo tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. E o terceiro oferece oficinas com temas variados, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. A programação segue no ar até dezembro. Ao promover o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, o Arte da Palavra alcança toda a cadeia da literatura, valorizando as diversas formas de produção e fruição literária.

Para o analista de Cultura do Sesc, Henrique Rodrigues, o projeto evidencia a produção literária nacional e representa uma importante oportunidade de valorização dos profissionais da área em um momento de forte impacto nas atividades culturais. “A seleção de artistas para o Arte da Palavra é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todo o país, de modo a contemplar todas as diversidades possíveis, seja de gênero, geográfica, étnica, etária e estética. Desse modo, o projeto acaba se tornando um retrato da pluralidade literária do Brasil. Não será possível percorrer as cidades, mas queremos reproduzir o formato presencial das edições anteriores nas plataformas digitais”, garante Henrique Rodrigues.

Com informações Assessoria