| Última edição: 26/12/20 - 08:08

Home Notícias Esporte APA recebe certificação Nacional

APA recebe certificação Nacional

Compartilhe:

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu nesta semana certificação da Secretaria Nacional Especial do Esporte. O documento atesta que a instituição cumpre as exigências formais contida nos artigos 18 e 18A da Lei 9.615/1998, conhecida como lei Pelé.

De acordo com a Assessoria da Unidade de Certificação da Secretaria Especial do Esporte, do Governo Federal, 188 instituições receberam a certificação, sendo três pernambucanas.

Para conquistar a certificação as instituições precisam atender critérios como governança e compliance; autonomia e viabilidade financeira; gestão democrática; transparência ativa; e participação de atletas.

Para o Diretor Executivo da APA, Natanael Barros, a certificação representa um importante reconhecimento da instituição. “Essa certificação é um reconhecimento de todo o trabalho sério desenvolvimento nos últimos anos. Demonstra que a instituição está no caminho certo para avançar ainda mais no esporte de nossa região”.

Para conquistar a certificação, a APA foi acompanhada durante cerca de cinco meses, para atender todos as exigências das legislação vigente. Para o presidente da APA, Domingos Rodrigues, a dedicação valeu a pena.

“Essa certificação é muito importante, nos coloca no patamar das grandes equipes do país e nos possibilita trabalhar em várias frentes na captação de recursos e execução de projetos, através de lei de incentivo. Com essa certificação, estamos habilitados a receber recursos e a gerir grandes projetos, dando um grande salto de qualidade em nossas ações”.

A certificação tem validade de um ano.

Sobre a APA

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foi fundada em 2003 com objetivo de montar e organizar um grupo de atletas na cidade de Petrolina. A instituição cresceu e se tornou referência no atletismo e paratletismo na região, com inúmeras conquistas em competições.

A APA já atendeu mais de mil pessoas, entre atletas e paratletas amadores e de alto rendimento e esse número não para de crescer. Recentemente a instituição filiou-se ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que apoia clubes reconhecidos de todo o país. (Ascom)