asdasdasdasd

Definidas as datas das semifinais do Baianão 2019

por Mário Souza 19 de Março de 2019 às 17:02
categoria: Baiano

Foram definidas na manhã desta segunda-feira (18) as datas das finais da Série A do Baianão 2019. As disputas pelas vagas na decisão já começam neste meio de semana.

 

Por Marcos Bastos

Na quarta-feira (20), o Vitória da Conquista recebe o Bahia de Feira, às 21h30, no Lomanto Júnior. No dia seguinte, quinta-feira (21), será a vez do Bahia receber o Atlético, às 19h15, na Arena Fonte Nova.

A rodada de volta, quando serão conhecidos os finalistas, acontecerá na semana seguinte. No dia 27 de março, quarta-feira, o Atlético e Bahia decidem a classificação às 21h30, no Antônio Carneiro, em Alagoinhas.

Já Bahia de Feira e Vitória da Conquista fazem o confronto decisivo no dia 31 de março, domingo, às 16h, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.

Vale lembrar que não há vantagem de empate para os clubes de melhores campanhas. Havendo igualdade em número de pontos e saldo de gols, as vagas serão decididas nas cobranças de pênaltis.


Cancão sede empate em casa e termina Estadual na 8ª posição

por Mário Souza 18 de Março de 2019 às 10:17
categoria: Baiano

Com um empate em casa, em 2 a 2, a Juazeirense se despediu neste domingo (17), do Baianão 2019 no jogo disputado no Adauto Morais. Mesmo com a boa atuação de Nino, que marcou os dois gols do Cancão de Fogo, a equipe não resistiu a pressão do líder Bahia de Feira e cedeu o empate no final do segundo tempo.

O resultado fez com que a Juazeirense, encerrasse o campeonato com 10 pontos na classificação geral. Uma dos piores desempenhos dos últimos anos.

Agora as atenções da equipe se voltam para a Serie D do Brasileirão. O cancão faz sua estreia no nacional, no dia 4 de maio contra o Gurupi em Tocantins.


Vitória perde para o Fluminense e está fora da semifinal

por Mário Souza 18 de Março de 2019 às 10:16
categoria: Baiano

O Vitória entrou para última partida da primeira fase do Campeonato Baiano dentro da zona de classificação, mas com a bola rolando o Leão foi surpreendido e deixou o G4. O Fluminense de Feira não almejava mais nada competição, mas foi a equipe visitante que saiu na frente logo no primeiro minuto da partida, após vacilo da zaga Rubro-negra.

O resultado deixou o Vitória na quinta colocação e fora da semifinal do campeonato estadual. O Rubro-negro chega a uma sequência de nove jogos sem vencer.


Marcelo Chamusca já está em casa na Toca do Leão

por Mário Souza 12 de Dezembro de 2018 às 16:56
categoria: Baiano

Foto e Texto Jornal A Tarde

O Vitória apresentou oficialmente Marcelo Chamusca como novo treinador da equipe na tarde desta segunda-feira, 10. O presidente Ricardo David, ao abrir a entrevista, afirmou que a busca era por um treinador que tivesse experiência com acessos: “e isso o Marcelo tem”, disse.

Quando o clube anunciou a contratação do técnico, ele logo se manifestou nas redes sociais e contou que a sua primeira experiência com o futebol foi nas categorias de base do Leão. Agora, em casa, contou os motivos de ter aceitado voltar para Salvador.

“A gente conversa desde que eu saí do Ceará. Um dos motivos é a estrutura do Vitória, a força e também a história”, assumiu.

Já com olhos no futuro, o treinador destacou que vai utilizar a divisão de base, mas que também haverá a chegada de reforços. “A gente tem alguns jogadores formados no clube que demonstraram ter potencial para permanecer e participar desse processo de reconstrução. Mas claro que iremos contratar”, disse.

Sobre os anseios para o primeiro semestre do ano, o objetivo de Marcelo é criar ‘a gordura’ para as competições seguintes. “Eu quero ganhar tudo. Meu trabalho é montar, mas a gente precisa performar. A Copa do Nordeste é meu sonho de conquista”, completou o treinador.

Iniciar bem 2019, com atuações convincentes, é de fundamental importância para o reerguimento do Leão, que terá o seu ápice na disputa da Série B do Brasileirão. “Vou ter a oportunidade de reconstruir, e uma reconstrução é interessante. Estou aqui porque acredito no projeto”, revela.

Para conquistar tudo que almeja, além da reconstrução, Marcelo vai precisar de um bom modelo de jogo. Visando a segunda divisão, onde a competitividade é enorme, a postura ofensiva será fundamental para a equipe. Por isso, Chamusca ressalta que é preciso estar aberto às possibilidades. “Não posso ter um modelo de jogo fechado. A gente tem que se moldar às características dos nossos jogadores”.

Em relação ao começo do seu trabalho na Toca, o treinador foi enfático. “Meu trabalho agora é encontrar jogadores com características, treiná-los e podermos ter a mecânica de ter a bola”.

O estilo de jogo que ele gosta não é novidade. “Gosto mais quando a gente propõe o jogo e tem a bola. A resposta vai ter quando a bola rolar porque existem variáveis”, destaca.

Chamusca parece satisfeito em estar de volta à sua terra. Além de ser soteropolitano, tem uma história com o Leão. “Cheguei em 1994, trabalhei oito anos com formação de atletas, divisão de base. Depois virei auxiliar técnico e treinador. Completei todas as etapas”.

O peso de treinar um clube conterrâneo, principalmente onde esteve envolvido anteriormente, não parece assustar o treinador, pelo contrário, parece animá-lo. “Me sinto no momento que preciso retribuir a esse clube, que me abriu as portas”, completou.

Por fim, questionado sobre o acordo que havia feito com o Oeste, Marcelo Chamusca não demonstrou arrependimento. “O fato é que o Vitória queria me contratar e eu queria trabalhar no Vitória. Eu tomei a minha melhor decisão”, garantiu.

Neto Baiano e Escudero na Toca?

O presidente Ricardo David confirmou que sondou o meia Escudero e o atacante Neto Baiano para a próxima temporada, em entrevista ao Globo Esporte. “Tivemos algumas conversas”, disse o dirigente.

O mandatário ainda revelou que o volante Uillian Correia não deve permanecer na Toca do Leão em 2019, pois seu salário está acima do que o clube pode arcar neste momento.


Seis baianos vão atuar nas Séries A, C e D

por Mário Souza 30 de Maio de 2018 às 15:24
categoria: Baiano

Fonte / FBF

Os baianos continuam sendo prestigiados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Serão seis profissionais do quadro da FBF em ação nas rodadas das Séries A, C e D do Campeonato Brasileiro de 2018. Nesta quarta-feira (30), às 21h45, o assistente da FIFA, Alessandro Álvaro Rocha Matos, estará trabalhando no jogo Grêmio x Fluminense, pela oitava rodada da primeira divisão, em Porto Alegre, e  no sábado (2), pela nona rodada, ele estará atuando no clássico Vasco x Botafogo, às 19h, no Estádio de São Januário.

 

Na penúltima rodada da Série C, o trio de arbitragem da CBF será todo da Bahia no jogo entre Luverdense-MT e Joinville-SC, no próximo domingo (3), às 17h, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, com Marielson Alves Silva  no apito, tendo como assistentes Paulo de Tarso Bregalda e Edevan de Oliveira Pereira.

 E no jogo de ida da segunda fase da Série D do Fluminense contra o Moto Club-MA, no próximo domingo (3), às 16h, no Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, o quarto árbitro será o baiano Reinaldo Silva de Santana, enquanto Kleber Moradillo da Silva atuará como analista de campo.

A Federação Bahiana de Futebol e a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia parabenizam os árbitros baianos pela constante presença nas escalas da CBF. A FBF e a CEAF-BA enxergam o sucesso como fruto do árduo trabalho de qualificação e renovação da arbitragem do estado.


Estádios passam por novas vistorias

por Mário Souza 5 de Janeiro de 2018 às 19:54
categoria: Baiano

Fonte / FBF

Os próximos dias serão definitivos para alguns estádios da Bahia. Visando a primeira rodada da Série A do Baianão 2018, a Federação Bahiana de Futebol fará novas vistorias em praças esportivas do estado.

 

O coordenador de vistorias da entidade, Coronel Jorge Inácio Diniz visitará alguns estádios. Na próxima sexta-feira (5), ele estará no Estádio José Rocha, em Jacobina.

 

No domingo (7), Coronel Diniz estará no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Já na segunda-feira (8), o coordenador comparecerá ao estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.

 

As visitas terão como finalidade conferir se os ajustes solicitados nas primeiras vistorias, ainda em meados de 2017 foram realizados. Caso contrário, os estádios serão rejeitados para a primeira rodada do estadual e a FBF definirá novos mandos de campos para os clubes na rodada inicial do Baianão.

 

Após as vistorias nos três estádios, a FBF e o Coronel Diniz definirão a programação para visitas nos demais estádios antes da largada da competição.


Vitória tem novo Presidente

por Mário Souza 14 de Dezembro de 2017 às 16:14
categoria: Baiano

Fonte / globoesporte.com

O Vitória tem um novo presidente. Na noite desta quarta-feira, Ricardo David, da chapa 'Ricardo Presidente', foi eleito com 945 votos, 52,47% do total, na primeira vez em que os sócios puderam escolher o gestor do clube por meio do voto direto. Francisco Neto é o vice-presidente rubro-negro.

David disputou o cargo com Gilson Presídio, Manoel Matos, Raimundo Viana e Tiago Ruas. Ele vai completar o tempo de mandato de Ivã de Almeida, que havia sido eleito no último pleito, mas renunciou ao cargo no fim do mês de novembro. Confira abaixo como ficou a distribuição de votos:

Ricardo David: 945 votos (52,47%)

Manoel Matos: 607 votos

Raimundo Viana: 229 votos

Tiago Ruas: 13 votos

Gilson Presídio: 7 votos

Votos nulos: 9

O Vitória tinha cerca de 2800 sócios aptos a votar nesta quarta e contou com 1810 votos na eleição, que foi realizada entre as 8h e as 20h, na Toca do Leão.


Eunápolis é campeã inédito do intermunicipal

por Mário Souza 12 de Dezembro de 2017 às 18:20
categoria: Baiano

Fonte / FBF

O campeonato Intermunicipal conheceu neste domingo (10) mais um campeão inédito. Desta vez, o grito de "é campeão!" foi da Seleção de Eunápolis.

Fora de casa, os eunapolitanos ficaram no empate de 2 a 2 com a Seleção de Euclides da Cunha. Mas, no jogo de ida, Eunápolis não desperdiçou a chance de construir a história do título e goleou por 5 a 0.

Após a partida, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizou a cerimônia de premiação aos campeões e vice-campeões de 2017.

O troféu de campeão do Intermunicipal 2017 levou o nome do maior cantor de Reggae do Brasil, o baiano Edson Gomes.

Nascido em Cachoeira (1955), Edson Gomes, como é popularmente conhecido, antes de se destacar como um músico conceituado tinha o desejo que normalmente é despertado na maioria dos jovens garotos: ser jogador de futebol. No entanto em 1972, após participar de festivais musicais em sua cidade e municípios de outras regiões, definiu por seguir a carreira artística, bem como o estilo roots reggae engajado, com influencias de Bob Marley e Jimmy Cliff. Sempre se destacando como o melhor colocado nos festivais que participava, chegou a receber o Troféu Caymmi, e desde então surgiu o interesse de gravadoras e o lançamento de álbuns. O sucesso foi crescendo não só na região nordeste, como por todo o País. E com isso Edson passou a ser o maior nome do gênero musical do País.

Já o troféu de vice-campeão levou o nome de Alberto Pereira de Souza. Bertinho, como é conhecido, é uma importante personalidade do Município de Maragojipe/Ba. Nasceu em 1930, num dos bairros mais conhecidos da cidade. Pai de 12 filhos, viúvo, em 1977 formou-se em Magistério e Técnico de Contabilidade. Atuou em diversas áreas da sociedade daquele Município, a exemplo de: Segurança (iniciou como carcereiro, passando a Agente de Polícia e chegando a ser Delegado de Polícia); Social (foi Tesoureiro e Presidente de clubes sociais do Município); Desporto (atuou como Jogador, Árbitro, Diretor de Esportes, Técnico da Seleção e Presidente da Liga) e Cultural (atuou como Escritor e Poeta, e publicou seu 1º livro em 2015 “Maragojipe cantada em verso e prosa”).


Definidos os confrontos das quartas de final do Baianão Sub-20

por Mário Souza 24 de Maio de 2017 às 15:37
categoria: Baiano

Fonte / FBF

Foram definidos no último sábado (20) os confrontos das quartas de final do Baianão Sub-20 2017. A última rodada dos Grupos 1 e 2 foi realizada e encerrou a fase de classificação do estadual.

Três jogos foram realizados. Em Terra Nova, o Atlântico venceu o Atlético por 2 a 0. Em Pituaçu, o Jacuipense bateu o Galícia por 3 a 0. E também por 3 a 0, o Bahia derrotou o PFC-Cajazeiras no Fazendão.

Avançaram para a segunda fase Bahia e Atlântico, pelo Grupo 1; Vitória e Jacuipense, pelo Grupo 2; Juazeirense e Jacobina, pelo Grupo 3 e Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, pelo Grupo 4.

 

As quartas de final terão os seguintes confrontos. Bahia x Jacobina, Juazeirense x Atlântico, Vitória x Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas x Jacuipense.

A competição também passará a ser disputada no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta pra definição dos classificados para a fase seguinte. Os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão às quarto equipes que avançaram na liderança dos seus grupos.

 Havendo empate em pontos ganhos, a definição dos semifinalistas se dará após desempate nos critérios de saldo de gols. Também havendo empate no saldo de gols, a decisão será nas cobranças de pênaltis.

 

Os confrontos de ida e volta das quartas de final acontecerão nos dias 27 de maio e 3 de junho, respectivamente. Horários e locais dos jogos serão divulgados em breve pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).


Dupla ba-vi domina Seleção do Baianão

por Mário Souza 10 de Maio de 2017 às 16:50
categoria: Baiano

Fonte / FBF

Durante evento realizado na noite desta terça-feira, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a lista com os melhores do Campeonato Baiano de 2017.

Na lista cinco jogadores do Bahia e cinco do Vitória. O único que não fez parte da dupla BaVi é Todinho.

Seleção do Baianão 2017:

Goleiro: Fernando Miguel

Laterais: Eduardo e Euller

Zagueiros: Kanu e Tiago

Volantes: Willian Farias e Juninho

Meias: Régis e Allione

Atacantes: Todinho e David

Técnico: Argel Fucks

Preparador Físico: Reverson Pimentel 

Revelação: David

Artilheiro: André Lima/Marclei (5 gols)

Craque do Campeonato: Régis

Gol mais bonito: Todinho