asdasdasdasd

Brasil reduz expansão da Covid-19 de 3,5 para 1,4, mas taxa de transmissão da doença ainda preocupa

por Milena Pacheco 19 de Maio de 2020 às 11:11
categoria: Coronavírus

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil já tem mais de 250 mil casos confirmados da doença

No Brasil, houve uma redução do “número básico de reprodução" da Covid-19, ou seja, da quantidade de pessoas que um indivíduo infectado pela doença contagia. No entanto, a taxa que mede esse parâmetro ainda permanece alta.

Desde o registro do primeiro caso no país, em 26 de fevereiro, cada pessoa que contraía o vírus transmitia a doença para outras 3,5, em média. A partir do dia 23 de março, com as primeiras medidas de isolamento social, esse número caiu para 1,9. Atualmente, com a intensificação de medidas preventivas pelos estados, a média está em 1,4. 

Apesar desse recuo, a situação ainda preocupa as autoridades, já que alimenta um crescimento exponencial da pandemia, que dobra de tamanho a cada 9 ou 10 dias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil já tem mais de 250 mil casos confirmados da doença.

A estimativa foi calculada pelo físico nuclear Rubens Lichtenthäler Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP), e o filho dele, Daniel, médico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Para chega ao resultado, a dupla leva em conta dados oficiais divulgados diariamente. Segundo Daniel, os dados oficiais foram tratados para eliminar flutuações estatísticas. Ele destaca que as datas-chaves identificadas na análise coincidem com momentos em que as Unidades da Federação adotaram medidas mais duras de isolamento. (Fonte: Agência do Rádio/Foto: Arquivo EBC)


Paulo Câmara testa positivo para Covid-19

por Milena Pacheco 19 de Maio de 2020 às 10:04
categoria: pandemia

O governador Paulo Câmara testou positivo para a Covid-19, na noite desta segunda-feira (18). O governador apresentou apenas sintomas leves e vai ficar em isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas.

As atividades do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus permanecem, e o governador Paulo Câmara coordenará o trabalho de forma remota. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: reprodução)


Juazeiro implanta “toque de recolher” para evitar contágio descontrolado da Covid-19

por Milena Pacheco 18 de Maio de 2020 às 12:04
categoria: Coronavírus

Em coletiva com a imprensa nesta segunda-feira (18), o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim anunciou mais medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19. A principal novidade é a implantação do toque de recolher no município do norte baiano, que já tem 46 casos confirmados da doença.

“Até o dia 30(de maio), enquanto nosso decreto está em vigor, Juazeiro terá toque de recolher das 22h às 5h da manhã do dia seguinte. Então, apenas os serviços essenciais irão funcionar nesse horário”, anunciou Paulo Bomfim.

Para o gestor, os próximos 15 dias serão importantíssimos para conter a curva de crescimento da doença. “A gente pode ou crescer mais a situação que já está ou a gente tentar se prevenir ainda mais pra evitar que esse crescimento venha de forma muito forte aqui na nossa região”, justificou.

Outra medida anunciada é que a partir de quarta-feira (20) equipes estarão nas ruas na área bancária para aferir a temperatura das pessoas. Além disso, as entradas de Maniçoba e Itamotinga terão equipes fixas de monitoramento. Já os demais distritos de Juazeiro como Mandacaru I e II, Carnaíba, Juremal, Massaroca, Abóbora, Pinhões e Salitre vão contar com o trabalho de equipes móveis. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Karine Paixão/NV)

 


Covid-19: Sobe para 5 o número de mortos em Petrolina

por Milena Pacheco 18 de Maio de 2020 às 09:39
categoria: pandemia

Neste domingo (17), a prefeitura de Petrolina confirmou a morte de mais uma pessoa pela covid-19. O paciente de 76 anos fazia tratamento oncológico e estava internado na UTI do Hospital Universitário (HU) desde o último dia 11.

Com este óbito, o número de mortes subiu para 5. São 110 infectados, enquanto as curas clínicas somam 41.

No boletim divulgado, a gestão municipal afirma que não houve alterações nos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Cerca de 46 casos estão em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Foram 9 casos confirmados e 1 óbito. (Com informações Blog Nossa Voz)


Com mais um caso confirmado, Juazeiro soma 41 casos de Covid-19

por Milena Pacheco 14 de Maio de 2020 às 13:53
categoria: Coronavírus

Juazeiro alcançou nesta quinta-feira (14) o número de 41 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico foi divulgado no início da parte de hoje pela Secretaria municipal da Saúde.

Segundo o levantamento, mais um paciente foi testado positivo para o novo coronavírus. O município continua com 19 casos confirmados de H1N1.

Confira os números desta quinta-feira:

COVID 19

Positivos: 41

Curados: 17

Óbitos: 02

Descartados: 222

Em investigação: 121

Total de notificados: 384

H1N1

Positivos: 18

Óbitos: 02

Curados: 16

Descartados: 27

Em investigação: 28

Total de notificados: 73

Fonte: Blog Nossa Voz


Covid-19: Petrolina registra mais 2 curas clínicas

por Milena Pacheco 13 de Maio de 2020 às 09:34
categoria: Coronavírus

A Prefeitura de Petrolina informou que não houve alterações nos dados relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas quanto a casos positivos, seja através da testagem rápida ou laboratorial. O boletim dessa terça-feira (12) mostra que o município continua com 91 casos positivos da doença. São 73 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados em laboratório.

Nesse cenário, uma notícia melhor ainda: mais duas curas clínicas registradas. Os pacientes recuperados são um homem de 51 anos e mulher de 54. Com isso, o número de curados subiu para 24. Óbitos somam dois.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 35 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. Todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças continuam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Covid-19: Brasil tem 168 mil casos confirmados e 11,5 mil mortes

por Milena Pacheco 12 de Maio de 2020 às 11:15
categoria: Coronavírus

O Brasil chegou aos 168.331 casos confirmados e a 11.519 mortes pela covid-19. As informações – disponibilizadas hoje (11) pelo Ministério da Saúde no balanço diário da pasta sobre a pandemia do novo coronavírus – mostram que 69.232 pacientes estão recuperados.

Nas últimas 24h, foram 5.632 novos registros de pessoas infectadas, um aumento de 3,4% em relação a ontem, quando foram contabilizadas 162.699 pessoas nessa condição. Já as novas mortes na atualização somaram 396, um acréscimo de 3,5% em relação a ontem, quando o balanço trouxe 11.123 falecimentos por covid-19.

A taxa de letalidade ficou em 6,8%. Do total de casos confirmados, 82.344 estão em acompanhamento e 69.232 foram recuperados. O Ministério da Saúde não divulgou hoje as mortes em investigação, como vinha fazendo até a semana passada.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (3.743). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (1.770), Ceará (1.189), Pernambuco (1.087) e Amazonas (1.035).  (Fonte: Agência Brasil)


Psiquiatras veem agravamento de doenças mentais durante pandemia

por Milena Pacheco 12 de Maio de 2020 às 11:03
categoria: pandemia

Pesquisa ouviu cerca de 400 médicos de 23 estados e do DF

Pesquisa realizada na semana passada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, correspondentes a 8% do total de psiquiatras do país, mostra que 89,2% dos especialistas entrevistados destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia de covid-19. “O isolamento social mexe muito com a cabeça das pessoas”, comentou, em entrevista à Agência Brasil, o presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva.

De acordo com o levantamento, divulgado nessa segunda-feira (11) pela associação, 47,9% dos consultados tiveram aumento nos atendimentos após o início da pandemia. Essa expansão atingiu até 25%, em comparação ao período anterior, para 59,4% dos psiquiatras entrevistados.

Do total de entrevistados, 44,6% afirmaram ter percebido queda no número de atendimentos, por razões diversas, entre as quais interrupção do tratamento pelo paciente com medo de contaminação pelo vírus, restrições de circulação impostas pelas autoridades e redução no atendimento aos grupos de risco.

A pesquisa mostra também que 67,8% dos médicos receberam pacientes novos, que nunca haviam apresentado sintomas psiquiátricos antes, após o início da pandemia e do isolamento social. Outros 69,3% relataram ter atendido pacientes que já haviam recebido alta médica, mas que tiveram recidiva de seus sintomas.

Sensibilidade

O presidente da ABP disse que a população brasileira vê o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus aumentar a cada dia. “São quase 200 mil casos e mais de 11 mil mortes, e as pessoas não veem uma solução”, afirmou o especialista.

“É uma situação de medo, de ameaça constante, sem saber o que fazer”, completou. Muitos pacientes não vão ter acesso a medicamentos. Com isso, a ansiedade, o estresse e a paranoia aumentam e eles deixam de ir ao médico, perdendo as orientações necessárias.

Antonio Geraldo da Silva destacou que há 45 dias escreveu um artigo alertando o governo sobre o surgimento da “quarta onda”, que é a das doenças mentais, como resultado dos impactos que a pandemia traria nos atendimentos e na saúde mental da população.

“Não se pode descuidar das doenças de pacientes mentais e da parte da saúde mental das pessoas”, observou.

A resposta veio por intermédio da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. O Ministério da Saúde firmou parceria com a ABP para garantir atendimento psiquiátrico aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão na linha de frente do combate à covid-19. O Amazonas foi um dos primeiros estados atendidos.

Antonio Geraldo da Silva informou que cerca de 900 mil profissionais do SUS vão receber questionários “para saber sobre a saúde mental deles, com a preocupação do tipo cuidando do cuidador”. A ABP apoia também outra sondagem sobre a saúde mental do povo brasileiro, para identificar as doenças que vão aparecer mais neste período de pandemia.

Política pública

O presidente da ABP vai levar ao Ministério da Saúde os resultados da pesquisa com os psiquiatras, mostrando que há crescimento das doenças mentais no país. “A gente precisa fazer uma política pública mais direcionada para atender a essas pessoas que estão sofrendo. A gente precisa, com urgência, cuidar dessa quarta onda, que é a das doenças mentais, dos transtornos traumáticos. Não dá para esperar. Isso é gravíssimo”, afirmou. (Fonte: Agência Brasil/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Petrolina chega a 91 infectados por Covid-19

por Milena Pacheco 12 de Maio de 2020 às 09:15
categoria: Coronavírus

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta segunda-feira (11), que mais cinco pessoas testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Todos os novos casos confirmados são do sexo feminino, com idades entre 08 e 45 anos. Com isso, o município agora conta com 91 infectados. São 73 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. Curas clínicas somam 22, com dois óbitos.

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 32 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. (Fonte: Blog Nossa Voz)

 


Covid-19: Boletim deste domingo (10) segue sem alterações em Petrolina

por Milena Pacheco 11 de Maio de 2020 às 10:14
categoria: Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Petrolina, registrou neste domingo (10) o boletim atualizado para o coronavírus. Os números seguem sem alterações. O município tem 68 confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Curas clínicas somam 20, com dois óbitos.

A atualização para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 31 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam nove, além de um óbito. (Fonte: Blog Nossa Voz)