asdasdasdasd

Pernambuco já contabiliza quatro mortes por Covid-19

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 19:22
categoria: Coronavírus

Pernambuco chegou a quatro mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo o balanço diário divulgado pelo governo do Estado. Além das quatro mortes, já são 57 casos confirmados da doença.

O quarto óbito trata-se de um homem de 82 anos, morador do bairro do Vasco da Gama, do Recife. O idoso faleceu na última quarta-feira (25), depois de dar entrada no Hospital dos Servidores do Estado, na terça (24). Ele não apresentava histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado.

De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde, o paciente foi levado ao hospital pelo Samu, com baixa saturação de oxigênio cerebral, foi entubado na unidade de terapia intensiva (UTI) e, após a morte, teve amostras coletadas para a identificação do vírus Sars COV-2. Além de idoso, o homem era diabético, hipertenso e tinha histórico de infecção do trato respiratório. (Fonte: Blog Nossa Voz, com informações JC/Foto/: Reprodução)


Covid-19: ruas de Petrolina são desinfectadas e ação deve avançar para os bairros

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 13:57
categoria: Coronavírus

Na guerra contra a covid-19, a Prefeitura de Petrolina está promovendo a higienização de locais públicos, como calçadas de bancos, hospitais, farmácias, padarias, praças e demais locais que ainda há uma circulação de pessoas.  A operação está sendo tomada para aumentar a higienização e diminuir a probabilidade de infecção nestes locais que permanecem com trânsito de pessoas. A ação iniciou na noite desta quinta-feira (26) no centro da cidade e, deve abranger outros bairros nos próximos dias.

Munidos de água, sabão e cloro, cerca de 30 pessoas atuaram na desinfecção dos espaços públicos. Na ação, foram usados 3 caminhões pipa para lavar, 2 tratores com pulverizadores para borrifar nas ruas e 15 pessoas com pulverizadores costais para sanitizar calçadas, postes e locais de mais difícil acesso. 

“Essa foi mais uma medida tomada pela Prefeitura de Petrolina com a finalidade de evitar o contágio pela covid-19. Vamos ficar realizando esta operação periodicamente, até que a pandemia esteja sob controle. Nós repetimos: não saiam de casa, caso não seja necessário. Estamos passando por um período difícil, mas que poderá ser amenizado se cada pessoa fizer sua parte. Juntos nós conseguiremos vencer esta crise” o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Junior. 

A ação está sendo realizada pela Prefeitura de Petrolina com a parceria de produtores rurais e casas de insumos agrícolas, que tem cedido insumos, EPI’s e máquinas para a operação. (Com informações: Ascom/ PMP/Foto: Alexandre Justino)

 


Pernambuco registra primeira morte por Covid-19

por Milena Pacheco 25 de Março de 2020 às 17:34
categoria: Coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (25), a primeira morte pelo novo coronavírus no estado. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huco) – referência para a Covid-19 na rede estadual.

O paciente, morador do Recife, tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 deste mês e foi internado no Huoc na última sexta-feira (20).

Além do primeiro óbito, nas últimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais quatro casos da Covid-19, passando para 46 confirmações, distribuídas por seis municípios pernambucanos, além de ocorrência em pacientes de outro estado (um caso) e países (três casos). Do total de casos confirmados, 10 estão hospitalizados, sendo sete em hospitais da rede privada e um na rede pública. Além desses, 30 pacientes cumprem isolamento domiciliar e cinco casos são considerados curados.

“O óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas, que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do governo do estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. (Fonte: Blog Nossa Voz, com informações Diário de Pernambuco)


Petrolina confirma 2º caso positivo de Covid-19

por Milena Pacheco 25 de Março de 2020 às 17:09
categoria: Coronavírus

A prefeitura de Petrolina divulgou na tarde desta quarta-feira (25), a confirmação de mais um caso do novo Coronavírus no município. Esse é o segundo paciente com Covid-19 na cidade sertaneja.

Trata-se de um homem, de 53 anos, com histórico de viagem recente a outros Estados do país. O paciente está internado em um hospital da rede particular e seu estado de saúde é considerado estável. Ele continua recebendo toda a assistência necessária da equipe médica da unidade, bem como sendo monitorado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que tiveram contato com este paciente estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas, como recomenda o Ministério da Saúde.

“Foram notificados mais 2 pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), já com exames coletados. Um paciente recebeu alta e encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. O outro segue internado e ambos aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Temos 14 casos de SRAG em investigação, sendo 1 deles já confirmado para Influenza A e outro anteriormente para H1N1.  Nenhum óbito relacionado a essas doenças foi registrado na cidade. Não é preciso pânico, pois a prefeitura tem um grupo que avalia e monitora toda a situação”, destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

A prefeitura reforça a recomendação para que a população permaneça em casa, em isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus. Destaca também que está dedicando todos os esforços para manter sob controle a proliferação do vírus na cidade. Com essas duas confirmações da Covid-19, restam 8 casos suspeitos, enquanto 11 já foram descartados até o momento. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Pernambuco: Exames não constatam novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

por Milena Pacheco 25 de Março de 2020 às 10:17
categoria: Coronavírus

Os testes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde em casos suspeitos da Covid-19 deram todos negativos nas últimas 24 horas. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco – Lacen/PE, analisou amostras biológicas de 108 pessoas internadas em estado grave, ou que tenham vindo a óbito com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), mas nenhuma testou positivo para o coronavírus.

Vale destacar que diante de uma epidemia da proporção desta da Covid-19, o resultado de apenas um dia de análise não é estatisticamente relevante, uma vez que existe a previsão de que a crise se estenda por meses. Os cuidados com a higiene pessoal e o isolamento social devem permanecer como principais estratégias de cada pessoa para reduzir ao máximo a disseminação da doença.

O Governo Federal sinalizou, na tarde da segunda-feira (24.03), para uma ampliação do número de testes a serem disponibilizados aos Estados. Somente com a definição do volume que virá para Pernambuco será possível definir se haverá mudanças de critérios no perfil das pessoas a serem analisadas, ou se permanecerá a atual política do Ministério da Saúde, de testar apenas os casos mais graves. (Com informações: Ascom/Foto: Reprodução/ MPPE)


Segundo caso de coronavírus testa positivo em Juazeiro

por Milena Pacheco 24 de Março de 2020 às 12:38
categoria: Coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde torna público que Juazeiro registra nesta terça-feira (24), o segundo caso confirmado de coronavírus. Trata-se de uma mulher, irmã do primeiro caso registrado nesta segunda-feira (23).

A mulher também estava em viagem por área de transmissão e desde a chegada a Juazeiro está em quarentena. A equipe de Vigilância Epidemiológica está acompanhando os casos registrados na cidade. Os dois pacientes estão assintomáticos, sem complicações ou agravos de saúde.

Hoje (24), a atualização de dados conta com 39 notificações para H1N1, destes nove estão confirmados, inclusive com dois óbitos. Outros oito resultados já foram descartados e 22 continuam em investigação. Para o coronavírus, Juazeiro tem: 15 notificados, seis descartados, sete em investigação pelo Laboratório Central (LACEN) em salvador e dois confirmados e nenhum óbito. (Com informações: Ascom/ PMJ)


Pernambuco registra 42 casos confirmados da Covid-19

por Milena Pacheco 24 de Março de 2020 às 09:31
categoria: Coronavírus

Pernambuco registrou cinco novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Em boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza um total de 42 casos confirmados, sendo 30 no Recife, três em Jaboatão dos Guararapes, dois em Olinda, um em Caruaru, um em Belo Jardim e um em Petrolina.

Há um caso de um paciente residente em outro estado e três de outros países, porém todos com sintomas manifestados durante passagem pelo Estado (dois deles eram passageiros no navio Silver Shadow, atracado no Porto do Recife).

Do total de casos confirmados em Pernambuco, oito estão hospitalizados (sete na rede privada e um na pública), 31 cumprem isolamento domiciliar e três já apresentaram cura clínica – uma mulher de 66 anos, que manifestou sintomas após viagem para a Itália, outra de 31, sem histórico de viagem ao exterior, e um adolescente vindo dos Estados Unidos.  (Fonte: Blog Nossa Voz, com informaçoes da Folha PE)


Paulo Câmara reconhece prejuízos ao mercado, mas destaca: “Vida é prioridade”

por Milena Pacheco 24 de Março de 2020 às 08:59
categoria: Coronavírus

O governador Paulo Câmara, em pronunciamento oficial, anunciou nesta segunda-feira (23) justificou as medidas de combate à pandemia do Covid-19 em Pernambuco. Segundo o governador, o momento exige “consciência e responsabilidade”.

“Fechamos escolas, restaurantes, comércio. Sabemos do impacto causado, mas a vida é a prioridade. Combater a Covid-19 é inadiável. Encontraremos, no tempo adequado, soluções possíveis para os outros problemas”, destacou Câmara.

Por fim, o gestor estadual fez um apelo à população pernambucana. “Escolha a vida, fique em casa”, pediu. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Divulgação SEI)


Covid-19: Prefeitura suspende mototáxis, velórios e o São João de Petrolina

por Milena Pacheco 23 de Março de 2020 às 20:07
categoria: Coronavírus

Por Carol Souza

Na noite desta segunda-feira (23) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho voltou a falar com a imprensa através de transmissão ao vivo pelas redes sociais. A coletiva online é realizada no dia em que o município confirma o primeiro caso do novo Coronavírus, o Covid-19 em Petrolina.

Petrolina e Juazeiro confirmaram pacientes infectados que são irmãos. Um que mora em Petrolina outro em Juazeiro. “Hoje de manhã recebemos o resultado do Laboratório Central do Recife. Petrolina tem o primeiro caso e não é por isso que vamos mudar o nosso planejamento”, destacou o prefeito afirmando que isso já era esperado.

Hoje os números não foram finalizados, mas ainda não há números novos. Sobre o novo Coronavírus são 14 casos suspeitos da Covid-19. Sobre o H1N1, são 9 notificações, sem nenhuma confirmação da doença até o momento.

Medidas mais rígidas

A partir desta terça-feira (24) estão suspensas as gratuidades dos ônibus, a circulação de mototáxis, a suspensão de velórios e aglomerações no máximo 10 pessoas. Além disso, o prefeito destacou que o São João do município está suspenso. “Todo o dinheiro que a gente estava planejando pro São João, estamos investindo na saúde, segurança. (…) Todas as festividades que dependam os recursos da prefeitura estão adiados por tempo indeterminado”, anunciou Miguel Coelho.

Solidariedade

Antes da coletiva, o prefeito adiantou que a Diocese de Petrolina cedeu um espaço que vai ser transformado em leitos intermediários para atender pacientes infectados pelo Covid-19, além da loja Central de Adubos que doou 500 kits de EPI’s impermeáveis para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Denúncias

Em caso de dúvidas, as pessoas também podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde do município de segunda a sexta-feira, através do telefone (87) 3866-8567 ou do WhatsApp do Informa Petrolina, (87) 98100-1883. Já o (87) 98841-0800 é número para o plantão nos finais de semana. Mantenha sua higiene em dia e permaneça em casa, longe de grandes aglomerações. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Iara Bispo/NV)


Urgente: Primeiro caso de COVID 19 é confirmado em Juazeiro

por Milena Pacheco 23 de Março de 2020 às 11:31
categoria: Coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde acaba de informar nesta segunda-feira, (23) recebeu o primeiro resultado POSITIVO para coronavírus na cidade. A SESAU vem divulgando diariamente os números de notificações na cidade tanto para o COVID 19 como também para o H1N1.

A Secretaria da Saúde informa ainda que o paciente está em quarentena desde que chegou a Juazeiro e sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica. Para a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, as medidas preventivas adotadas pela gestão municipal precisam ser cumpridas pela população.

“Estamos trabalhando há algumas semanas para evitar que o COVID 19 afetasse a nossa população, mas infelizmente Juazeiro tem agora o primeiro caso confirmado. O paciente é do sexo masculino, está sendo monitorando e acompanhando, não apresenta nenhum agravo e nem complicação em seu quadro de saúde. Reforçamos à população que é necessário e obrigatório o isolamento domiciliar”, explicou Fabíola.

Hoje (23), a atualização é a seguinte: 38 notificações para H1N1 e, destes, nove estão confirmados, inclusive com dois óbitos. Outros oito resultados já foram descartados e 21 continuam em investigação. Para o coronavírus, Juazeiro tem: 13 notificados, seis descartados, seis em investigação pelo Laboratório Central (LACEN) em salvador e um confirmado. (Fonte: Blog Nossa Voz)