asdasdasdasd

Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo

por Milena Pacheco 17 de Junho de 2019 às 17:38
categoria: Cotidiano

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 17, torna facultativo o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As novas regras preveem, ainda, redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas auto-escolas, para a categoria B da CNH. No caso da categoria A, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno. Para condutores de ciclomotores, a carga horária mínima será de 5h/aula.

As medidas começam a valer no prazo de 90 dias a serem contados a partir de hoje – data em que a matéria foi publicada no DOU.

Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”.

Na oportunidade, ele argumentou que o simulador não teria eficácia comprovada. “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse.

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. Ele disse que a decisão vai estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores. (Fonte:atarde/foto: Divulgação | Diogo Andrade)


CDL de Petrolina lança aplicativo para impulsionar comércio local

por Milena Pacheco 7 de Junho de 2019 às 10:31
categoria: Cotidiano

As lojas, produtos e serviços disponíveis aos consumidores do Vale do São Francisco ganharam ainda mais visibilidade. É que foi lançado ontem (5), o aplicativo ‘Shopping CDL Petrolina’, que promete integrar o comércio de toda a cidade.  

Foto: Reprodução 

O aplicativo destinado para o comércio de produtos e serviços, disponibiliza promoções e cupons de desconto exclusivos para os consumidores. O app tem o objetivo de ser uma vitrine virtual para os usuários, com informações como localização, horário de funcionamento, redes sociais, além dos descontos e produtos promocionais, onde o cliente , ao encontrar o que procura, pode ir até o comércio buscá-lo.  O download gratuito já está disponível na Play Store.

Outro ponto importante a ser destacado é que inicialmente o Shopping CDL online terá formato específico para computador, tablet e smartphone e aplicativo mobile para Androide com todas as ofertas disponíveis. O lojista que desejar fazer parte desta plataforma virtual pode agendar com os consultores da CDL no Telefone: (87) 3862-1322.


Governo de PE convoca 500 PMs e descarta novo concurso por falta de dinheiro

por Milena Pacheco 5 de Junho de 2019 às 16:36
categoria: Geral

O governo de Pernambuco anunciou hoje (5), a convocação de 500 aprovados no concurso de praças da Polícia Militar (PMPE), realizado em 2018. Apesar de ter prometido concursos anuais para as forças de segurança, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou não ter seleção prevista para este ano.

(Foto: reprodução TV Globo REC)

“Não tem nada [concurso] programado, até porque estamos acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. […] Nós já fizemos o que precisava ser feito nos últimos dois anos. Então, o movimento agora é mais cirúrgico, é mais em cima dos pontos que precisam ser colocados. Essa área de segurança precisava desse reforço de mais 500 policiais”, disse o governador.

O “limite prudencial”, é de 46,55% da receita corrente líquida para gastos com servidores, segundo a legislação. Acima desse limite, o estado pode sofrer sanções. Por isso, saúde e segurança foram colocados como prioridade em possíveis contratações. O governador conversou com a imprensa durante reunião mensal do Pacto pela Vida.

Sem citar números, o governador Paulo Câmara afirmou que os números de mortes violentas e de crimes contra o patrimônio caíram em maio deste ano.

O comandante geral da PM, Ivanildo Maranhão, apontou que atualmente o estado tem 18.900 PMs na ativa. Segundo ele, o número ideal seria 26 mil. Atualmente, cerca de 400 PMs saem da ativa por ano. Com isso, os 500 novos serão “reposição” da tropa e não reforço no efetivo.

A previsão é de que os policiais militares convocados estejam nas ruas no início de 2020. Os novos integrantes devem começar em 1º de julho o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), com duração de seis meses.

O curso de formação é a última etapa do concurso, que foi realizado em agosto de 2018, com salários de R$ 2.819,88 para praças. Após essa fase, o novo contingente fica apto para atuar no policiamento ostensivo. Dessa forma, o número de policiais nomeados para a área de segurança passa de 7 mil.

Quando o concurso foi lançado, o edital informava que eram, ao todo, 500 vagas para praças, 60 para oficiais da PM e 20 para oficiais do Corpo de Bombeiros. Desse total, 5% eram destinados a pessoas com deficiência. (Fonte: G1 PE)


Recurso da Apple permitirá encontrar iPhone perdido mesmo sem internet

por Milena Pacheco 5 de Junho de 2019 às 09:32
categoria: Geral

Novidade foi apresentada pela Apple durante a conferência anual para desenvolvedores WWDC 2019

A Apple vai ajudar você a encontrar seus objetos e até amigos ou parentes com a nova atualização dos sistemas iOS (para iPhone) e MacOS (para computador). A novidade chega como uma parte do novo serviço chamado Find My (“encontre o meu”, em tradução livre). Ele combina recursos do Find My Friends e do Find My Phone, dois serviços que já eram oferecidos pela Apple.

A função será oferecida pela empresa quando os dois sistemas operacionais estiverem efetivamente disponíveis, o que deve acontecer até o final de 2019. O Find My poderá funcionar até mesmo quando o iPhone não estiver conectado a uma rede Wi-Fi ou móvel.

Para fazer isso, ele usará um sinal Bluetooth, que criará uma rede de dispositivos da Apple para encontrar o produto perdido. A Apple diz que todos os dados serão codificados e mantidos em segurança. A empresa informa ainda que outros usuários de dispositivos Apple não poderão ver a localização dos seus aparelhos ou amigos.

A novidade foi apresentada pela companhia americana durante o seu evento anual para desenvolvedores, chamado WWDC, realizado nesta semana, nos Estados Unidos. (Fonte: exame/Foto: Reprodução/Getty Images)

 

 


Pessoas com deficiência terão espaço reservado no ‘Lounge da Acessibilidade’ no São João de Petrolina

por Milena Pacheco 4 de Junho de 2019 às 16:57
categoria: Geral

Estão abertas as inscrições para as pessoas com deficiência reservarem seus espaços no ‘Lounge da Acessibilidade’, no São João de Petrolina. As inscrições começam a partir desta terça-feira (4) e podem ser feitas até o dia 11 de junho das 8h às 13h e 14h às 16h na Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade na Av. Gilberto Freire, s/n, Vila Mocó, Petrolina.

Serão disponibilizadas 20 vagas por noite. As pessoas com deficiência terão prioridade para um dia do evento, mas ainda poderão se cadastrar numa lista reserva para mais um dia da festa. Os cadastrados na lista de reserva as pessoas vão receber uma ligação caso haja alguma desistência ou não confirme a presença. Para os casos em que o laudo médico indica a necessidade de acompanhante, será disponibilizada uma vaga também para o mesmo.

Documentos necessários

É necessários apresentar, original e cópia do comprovante de identificação com foto da pessoa com deficiência e do acompanhante (RG e CPF); comprovante de residência; documento comprobatório de deficiência com CID 10 e número de telefone para confirmação de presença. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3867-3516. (Com informações: Ascom/ PMP)


Batalhão do 2°BIEsp de Petrolina lança número de disk-denúncia

por Milena Pacheco 4 de Junho de 2019 às 13:14
categoria: Cotidiano

Para facilitar o contato ao 2°BIEsp em Petrolina agora conta com um número de “Disk-Denúncia”. O número de contato telefônico é o (87) 98877-0741, para atendimento no município, além de Afrânio e Dormentes.

Este disk-denúncia do 2°BIEsp deve ser para ligações para denúncias de crimes de médio e grande porte, como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, sequestro, assalto, localização de homicida, localização de foragido da justiça, crime de contrabando, etc.

As ocorrências de pequeno porte e de caráter emergencial, devem ser feitas para o 190, haja vista ser um serviço de pronto-atendimento 24h, que gerencia todas as viaturas da cidade (inclusive as guarnições do 2°BIEsp), para empenho imediato em ocorrências.

O anonimato das ligações para o disk-denúncia do 2°BIEsp é garantido. Mas o cidadão precisa ter responsabilidade ao fazer uma ligação já que “trote” é crime previsto no Art. 340 do Código Penal. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: reprodução)


Prefeitura intensifica prevenção ao Aedes aegypti na zona rural de Petrolina

por Milena Pacheco 3 de Junho de 2019 às 16:11
categoria: Cotidiano

A comunidade do Projeto Maria Tereza (Km-25) recebeu durante este final de semana, uma grande força- tarefa da Prefeitura de Petrolina para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika.

Com a participação de mais de 20 agentes de endemias, a população da localidade recebeu orientações educativas e também abriu as portas para os agentes, que fizeram tratamento focal nos criadouros de larvas encontrados, e, nas áreas com presença do mosquito, realizaram o bloqueio de transmissão.

De acordo com a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a força-tarefa seguirá durante todos os finais de semana na zona rural.  “Selecionamos algumas localidades que têm um grande índice de infestação pelo Aedes. Com isso, faremos um trabalho mais focado e detalhado”, destaca. 

Marlene destacou ainda que o trabalho de combate à dengue é responsabilidade do poder público e da população.  “Estamos com os agentes todos os dias nas ruas, dando orientações, procurando focos de larvas e possíveis criadouros, fazendo remoção de recipientes que possam acumular água, tudo para diminuir os índices de infestação. Contamos sempre com o apoio da população para juntos combatermos o Aedes ageypti”, finaliza. (Ascom PMP)

Confira a programação:

8 e 9/6 Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (N-4)

15 e 16/6 – Projeto Senador Nilo Coelho (N-6)

22 e 23/6 – Projeto Senador Nilo Coelho (N-5)29 e 30/6 – Assentamento Água Viva 1 e 2

 


Mutirão on-line para renegociação de dívidas vai até esta sexta-feira (31)

por Milena Pacheco 31 de Maio de 2019 às 06:20
categoria: Cotidiano

Ação faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira

O mutirão on-line para renegociação de dívidas com instituições financeiras vai até esta sexta-feira (31). Os interessados em solucionar os débitos devem acessar o site consumidor.gov.br. A ação faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que é promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor, em parceria com empresas do setor.

Funciona da seguinte forma: depois que a pessoa ingressa com o pedido pela plataforma, o banco ou instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma resposta. Já o devedor tem até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, é possível interagir com a empresa para tirar dúvidas, complementar sua reclamação ou para anexar documentos, se for preciso.

Para participar, o consumidor deve acessar a plataforma consumidor.gov.br, se cadastrar, escolher a instituição financeira participante e formalizar sua solicitação de renegociação de débitos. Quando for preencher sua solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida". Já no campo “Descrição da Reclamação”, ao relatar o problema, é preciso informar que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.

Vale destacar que a plataforma atua como uma alternativa para a solução do problema diretamente com as empresas cadastradas. Isso, no entanto, não substitui o serviço prestado pelos órgãos de Defesa do Consumidor, que permanecem à disposição para orientar e auxiliar o consumidor em seus pedidos de renegociação de dívidas. (Fonte: Agência do Rádio/Foto: Reprodução Internet)


Inscrições abertas para corrida e caminhada de conscientização da síndrome de down em Petrolina

por Milena Pacheco 30 de Maio de 2019 às 17:01
categoria: Cotidiano

Foto: Emerson Rocha / GEPetrolina

Estão abertas as inscrições para a 2ª corrida e caminhada para conscientização da síndrome de down em Petrolina, as inscrições seguem até o dia 12 de outubro. Ao todo são 250 vagas disponíveis para participação.

Os interessados em participar podem se inscrever na clínica localizada na avenida Senador Darcí Ribeiro, 706, Maria Auxiliadora a taxa de inscrição é de R$ 80. Outra opção é fazer a inscrição no site com a taxa de R$ 88. Os idosos, pessoas com síndrome de Down, estudantes, pessoas com deficiência, professores, servidores, jovens de baixa renda, portadores de câncer e doadores de sangue recebem desconto de 50%. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Emerson Rocha / GEPetrolina)


Ambulantes de Petrolina terão treinamento para o São João

por Milena Pacheco 29 de Maio de 2019 às 10:38
categoria: Geral

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária vai realizar um treinamento para os ambulantes que vão trabalhar no São João de Petrolina o encontro será na segunda-feira (10), às 14h, no auditório do Sebrae.

(Fotos: Jonas Santos/ Ascom PMP )

Os profissionais da Vigilância Sanitária, vão reforçar as consequências do não cumprimento das normas de higienização tanto para a saúde humana, como as medidas que serão tomadas pela equipe fiscalizadora caso constate alguma irregularidade.

O consumidor também pode denunciar qualquer irregularidade à Ouvidoria Geral do Município através do telefone 156. O serviço também está disponível no site da prefeitura: www.petrolina.pe.gov.br/ouvidoria. (Com informações: Ascom/ PMP)