asdasdasdasd

Proporções de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo cai para 12%

por Gabriela Canário 24 de Setembro de 2018 às 09:52
categoria: Cotidiano

O clima de sensibilização na campanha eleitoral deve mudar o rumo dos chamados “não votos” no país. Antes do início da campanha, alguns analistas apostavam que o acumulado de brancos e nulos, mais abstenções, ia superar os 40% no primeiro turno e chegar a 50% no segundo, a exemplo do que ocorreu nas eleições suplementares para governador do Tocantins, em junho deste ano.

Entretanto, a polarização entre os extremos, representada por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), levarão o percentual no primeiro turno a um patamar menor. Nas eleições de 1994, a soma dos “não votos” foi de 33%. Em 1998, de 40%. Em 2014, 29%.

As previsões atuais são corroboradas por pesquisas de intenção de voto. A da Datafolha, divulgada na quinta-feira, 20, aponta que 12% do eleitorado está propenso a votar em branco ou nulo. Em 22 de agosto, esse índice estava em 22%.

O recuo de 10 pontos percentuais de não votos é acompanhado pelo crescimento de Bolsonaro e, sobretudo, Haddad. O presidenciável do PSL subiu seis pontos no período analisado, de 22% para 28%. Já o petista avançou 12 pontos, de 4% para 16%. Bolsonaro ganhou força após o atentado em Juiz de Fora (MG). No caso de Haddad, pesa a transferência de apoio de quem pretendia votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em segunda instância, portanto impedido de concorrer.

Analistas ressalvam, porém, que muita coisa pode mudar até 7 de outubro. Afinal, Ciro Gomes tem 13% das intenções de voto. E a soma de Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) resulta em outros 16%. Há ainda Alvaro Dias (Pode), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB), que, têm juntos, 8%.

A retórica de que o ex-presidente Lula é preso político e as derrotas nas tentativas de participar das eleições criaram uma narrativa que emplaca Haddad como herdeiro político. A estratégia em torno da candidatura petista deu certo, a tal ponto que explica em parte a redução dos votos nulos, avalia o sociólogo e cientista político Paulo Baía, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Da mesma forma, a facada em Bolsonaro e a recuperação dele no hospital Albert Einstein, em São Paulo, contagiou parte do eleitorado e o impulsionou nas pesquisas.

Ambos os casos geram um ambiente de passionalidade que sensibiliza a campanha e empurra os eleitores a escolherem um candidato. “O clima não é para votar nulo. A eleição mobiliza a população e os não votos tendem a cair”, analisa Baía. O professor destaca, ainda, que Bolsonaro e Haddad são indissociáveis. À medida que o petista cresce nas pesquisas, Bolsonaro também avança, empurrado pela absorção de votos de Amoêdo, Alvaro Dias, Meirelles e Alckmin.

Da mesma forma que o voto útil do “antipetismo” alavanca Bolsonaro, Haddad também se beneficia da força de Lula, puxando votos que poderiam ir para Ciro e Marina. Ambas candidaturas se alimentam também pelo temor de um dos dois extremos vencerem as eleições, assim como Alckmin. E o efeito prático disso é a redução de eleitores inclinados a votar nulo ou branco, ou não comparecer às urnas, pondera Baía. 

Pragmatismo

O ambiente sugere que o percentual de não votantes fique abaixo em relação às eleições municipais nas grandes capitais e também na comparação com os pleitos suplementares para governador de Amazonas, em 2017, e do Tocantins, neste ano. Boa parte do eleitorado votou sob desencanto com políticos e impactados pelos escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava-Jato.

 

Na eleição municipal de São Paulo, vencida em primeiro turno, o acumulado de abstenções, votos nulos e brancos chegou a 38,5%. No Rio de Janeiro, esse percentual foi de 42,5% no primeiro turno e de 46,9% no segundo. No Amazonas, foi de 40,2% no primeiro e de 43,5% no segundo. Só não superou o desalento do eleitorado em Tocantins. Lá, os não votantes somaram 43,5% na primeira etapa e 51,8%, na segunda.

A possibilidade de os não votos ficarem abaixo de 40% é real, endossa o cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Sempre que houver polarização, mais pessoas comparecem e diminui o número de nulos e brancos”, analisa.

As previsões de um percentual menor de não votantes não decorre apenas da polarização, avalia o cientista político Ricardo Ismael, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele reconhece que existe um desalento e desconfiança muito grande dos eleitores em relação aos políticos, mas acredita que os eleitores votarão por uma questão mais pragmática, pensando em como resolver os problemas do país. “Alguém vai ter de começar a solucionar e, aí, não dá para ficar indiferente e não querer votar”, pondera.

Outras explicações para a previsão de um percentual menor de não votantes é o número de candidaturas competitivas. Embora Bolsonaro e Haddad estejam bem encaminhados para o segundo turno, Ismael acredita que Ciro, Alckmin e Marina são candidatos que podem ainda atrair alguns votos. “Quanto mais candidaturas tiverem chances de chegar ao segundo turno, maior vai ser o movimento de atrair e eleitores e menor será o número de abstenções e votos nulos e brancos”, justifica.

Correio Braziliense 


Prefeitura de Petrolina anuncia três concursos públicos com mais de 800 vagas

por Gabriela Canário 24 de Setembro de 2018 às 09:40
categoria: Cotidiano

No mês do aniversário de 123 anos de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho anuncia uma boa notícia aos petrolinenses: a realização de três concursos públicos nas áreas de saúde, educação e segurança, que juntos, irão oferecer mais de 800 vagas na cidade.

A primeira das seleções será na área de educação cujo edital deve ser publicado até o final deste mês. De acordo com o gestor, o contrato com a organizadora do certame está em fase de finalização e em poucos dias, os petrolinenses poderão conhecer as regras da seleção que abrange vagas para professor de educação infantil, anos iniciais e finais.

“Petrolina vive um momento de muita prosperidade na saúde, infraestrutura e educação. No aniversário da nossa cidade, estas novas vagas surgem como um gesto de valorização também do serviço público. Serão mais de 800 oportunidades de trabalho que vão melhorar o atendimento à população e a qualidade da educação, saúde pública e segurança”, disse o prefeito.

Ainda segundo Miguel Coelho, a expectativa é que os outros editais, nas áreas de saúde e Guarda Civil Municipal, sejam divulgados nos meses de outubro e novembro, respectivamente.


Decreto que regulamenta serviço de Uber em Petrolina será publicado hoje

por Gabriela Canário 24 de Setembro de 2018 às 09:35
categoria: Cotidiano

Assim como outros municípios brasileiros que vêm buscando a segurança dos passageiros, Petrolina também está regulamentando o transporte individual por aplicativos como o Uber. Após ser aprovado por unanimidade na Casa Plínio Amorim e sancionado pelo Executivo Municipal na última semana, o Decreto N.º 073/2018, de 20 de setembro de 2018, que traz a regulamentação do serviço será publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial do Município.

O texto da regulamentação segue o que foi determinado pela Lei 13.640, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em março de 2018. Segundo o Decreto, a regulamentação é necessária para que todos os operadores e usuários possam se adequar às regras sem comprometer o funcionamento desse meio de transporte.

Ainda de acordo com a regulamentação, até o ano de 2021, a idade máxima dos veículos será de oito anos. Já a fiscalização deste serviço ficará sob a competência da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) a qual, no prazo máximo de 90 dias, deverá publicar - por meio de portaria - o custo da emissão do certificado anual de autorização, assim como as taxas de emissão e de renovação anual.

Outro ponto definido pela Lei Municipal diz respeito aos locais de parada: segundo a regulamentação, os motoristas ficam autorizados a pegar seus passageiros nas proximidades de edificações de grande porte em que ocorram atividades de comércio, prestação de serviços, esporte, lazer, turismo e cultura, desde que, sejam acionados através do aplicativo.

Os prestadores do serviço terão até 1º de janeiro de 2019 para se adequar às demais disposições da Lei Municipal N.º 3.094/2018.


Pesquisa mostra que Juazeiro é uma cidade favorável ao empreendedorismo

por Gabriela Canário 24 de Setembro de 2018 às 08:26
categoria: Cotidiano

Um levantamento realizado por pesquisadores e estudantes da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), através do projeto de pesquisa e extensão, apontou que Juazeiro oferece boas condições para atuais e futuros empreendedores. O Índice Municipal de Empreendedorismo (IME) da cidade foi inspirado na metodologia da filial Endeavor Brasil, ONG sediada nos Estados Unidos, que tem foco em empreendedorismo e contou com dados do Sebrae, Banco Central, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Secretarias de Governo e Junta Comercial do estado da Bahia - JUCEB.

Para atingir os resultados foi aplicado questionário para cerca de 300 pessoas de Juazeiro, de diferentes classes sociais, idades e escolaridades. O estudo avaliou, com notas de um a dez, sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura. Quanto mais próximo de dez, mais favorável é o ambiente ao empreendedorismo. Com base nesses quesitos, Juazeiro ficou com avaliação geral de 7,28.

Cada um desses quesitos apresenta outras subdivisões, amparadas por indicadores. Em 'Inovação', por exemplo, foram avaliados variáveis que influenciam na inovação empreendedora no município: a proporção de empresas, tamanho da economia criativa, infraestrutura tecnológica e proporção de mestres e doutores atuando na cidade.

Na infraestrutura, Juazeiro se destacou ainda mais e alcançou uma nota melhor que a geral, chegando a 8,08, superando capitais, como Salvador (6,67), Recife (6,05) e Aracaju (5,52). A categoria foi estimada em um conjunto de serviços necessários para que uma atividade econômica se desenvolva, tais como domicílios com acesso a banda larga fixa, preço médio do metro quadrado, taxa de homicídios, índice de fluidez urbana, entre outros.

Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, o estudo apresenta um panorama da cidade para quem busca empreender, ou seja, norteia sobre a situação econômica e social e estimula empresários a investir na cidade. “Em comparação com outras cidades, Juazeiro se destaca como viável para quem deseja abrir um negócio e prosperar. Além disso, o documento conseguiu consolidar uma série de informações que refletem o nível de empreendedorismo local e vai se tornar uma fonte importante para o desenvolvimento da cidade”, frisa Carlos.

O coordenador da pesquisa e professor da Univasf, Deranor Oliveira, explica que foram seis meses de coleta de dados e avaliações até mensurar o IME de Juazeiro. Ele ressalta que a cidade oferece condições essenciais para o fomento da atividade empreendedora, contribuindo para a economia local, geração de empregos e melhor qualidade de vida para a população.

O professor também reconhece que foram identificados alguns gargalos, como o acesso à capital e mesmo alguns pontos da infraestrutura, que precisam ser melhorados. “Precisam ser criadas políticas públicas, leis e arranjos institucionais na cidade para facilitar a abertura e sucesso dos negócios”.

A próxima etapa da pesquisa vai ouvir empresários da cidade e confrontar se os números resultantes refletem a percepção dos empreendedores de Juazeiro.


Petrolina 123 anos: desfile cívico-alegórico passeia pela história dos monumentos da cidade

por Gabriela Canário 22 de Setembro de 2018 às 06:47
categoria: Cotidiano

O aniversário de 123 anos de emancipação política de Petrolina foi celebrado com muita luz, cor, alegria e história. Milhares de petrolinenses lotaram a Avenida Guararapes, nesta sexta-feira, para prestigiar o tradicional desfile cívico-alegórico do 21 de setembro. 

Com o tema: “Petrolina Monumental: Pertencer é uma Arte”, mais de 3.500 alunos das Redes municipal, estadual e particular, passearam pela história da cidade, através da representação dos monumentos históricos e de personagens que ajudaram a construir a identidade cultural local. Os cinco carros alegóricos, as Philarmônica 21 de Setembro, as bandas marciais e as 50 alas retratam com muita cor e vivacidade histórias e memórias do povo ribeirinho que construiu a maior cidade do Sertão de Pernambuco. 

A estudante da Rede municipal Maria Clara, que desfilou pela primeira vez, gostou muito da experiência. “Foi lindo. Tudo bem feito, organizado e além do mais, estou muito orgulhosa em poder participar desse momento tão especial para nossa cidade e contar um pouco da nossa história”, contou a aluna que fazia parte do setor em homenagem aos monumentos vivos. 

A alegria que motivou os participantes do desfile contagiou os presentes que foram assistir ao espetáculo. Roberto da Silva, morador do bairro José e Maria, estava eufórico com a passagem das alegorias. “Participo todo ano e estão cada vez mais lindos e organizados. Trago minha família inteira, pois é um momento de civismo e declaração de amor por essa terra que tantas oportunidades nos oferece”, ressaltou.  

Parabéns

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acompanhou todo o desfile e parabenizou a cidade. “O desfile foi muito bonito, uma verdadeira aula de história na avenida, que mostrou como nossa cidade é linda, pujante e está cada vez mais forte. Toda a equipe está de parabéns pela realização e, principalmente, nossa cidade e nosso povo”, pontuou. 

Ao final, foi cantado os parabéns para a cidade e cortado um bolo de mais de 28 quilos e distribuído à população. O desfile tem a realização da Prefeitura de Petrolina, por meio das secretarias de Educação (Sedu) e Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).


Petrolina 123 anos: Prefeitura inaugura nova ciclovia no dia do aniversário da cidade

por Neya Gonçalves 20 de Setembro de 2018 às 17:50
categoria: Cotidiano

Com entrega do último trecho, Avenida Cardoso de Sá passa a contar com quase 5Km de ciclovia.

O dia 21 de setembro é especial para o povo petrolinense. É nesta data que se comemora a emancipação política do município que, 123 anos depois, já é conhecido como a capital do sertão pernambucano. Para marcar as comemorações nesta data tão importante, o prefeito Miguel Coelho fará a entrega do mais novo equipamento público de lazer da cidade: o último trecho da ciclovia da Avenida Cardoso de Sá.

A festa está marcada para começar às 9h desta sexta-feira, nas imediações do Petrolina Palace Hotel. Todos os ciclistas da cidade são convidados a dar as primeiras pedaladas pelos novo espaço em um passeio de quase 2Km. Somados aos outros trechos já entregues, a Avenida Cardoso de Sá passa a contar com quase 5Km de ciclovia.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, destaca a ação em um momento de celebração. “Todos aguardávamos a inauguração desta obra de R$ 1,5 milhão com grande expectativa. Certamente, a ciclovia será um novo cartão-postal da cidade e um importante equipamento de lazer e prática esportiva que o prefeito Miguel Coelho está entregando junto com outros presentes para a população”, comemora Machado. (ascom)


Congresso 'Multiplique' acontece nesta sexta em Petrolina

por Gabriela Canário 20 de Setembro de 2018 às 11:31
categoria: Cotidiano

A Junta de Missões Nacionais das igrejas Batistas do BR, refletindo acerca da função da igreja no mundo contemporâneo de que pertencer à Igreja é muito mais do que ser salvo, promoverá a realização do Congresso 'Multiplique' em todo o Brasil fazendo por esta ferramenta ressurgir nos corações dos participantes o desejo de se envolverem no trabalho realizado pelos membros/congregados da igreja de Deus. Em Petrolina, o evento acontece nesta sexta-feira, dia 21, com programação durante todo o dia, na 1ª Igreja Batista, próximo ao Parque Josepha Coelho.

O que é o evento: formação de lideres e missionários que levam a Palavra de Deus em várias localidades e ao mesmo tempo compreender a diversidade, a complexidade e, sobretudo o grande empreendimento que é a Igreja de Jesus.

Ações: palestras, oficinas, cursos, treinamentos.

Período/local: de 21 a 23/09/18 – manhã/tarde/noite – na 1ª Igreja Batista de Petrolina

 

Convidados:

1.Jefferson Dantas (pastor da Ig. Batista PIB – Imperatriz do MA);

2. Cirino Refosco (pastor da junta de Missões Nacionais Batista RJ);

3. Rodrigo Lucena (Ig Batista Prazeres – Jaboatão dos Guararapes-PE);

4. Jamerson Silva (mediador – missionário da junta de Missões Nacionais Igreja Batista do Recife);

Áudio - Milton Montes – Junta de Missões nacionais do RJ – coordenador geral no BR



Coordenação local em Petrolina: Pastor Gileade Florencio – 1ª Igreja Batista de Petrolina.


Aniversário de Petrolina terá grandes nomes do axé e forró estilizado de Gabriel Diniz

por Gabriela Canário 20 de Setembro de 2018 às 07:00
categoria: Cotidiano

A Orla de Petrolina será o grande palco para a comemoração dos 123 anos do município. Nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, a banda Axé 90 Graus e o cantor Gabriel Diniz colocarão  os petrolinenses para se divertir atrás do trio.

A banda baiana ‘Axé  90 Graus’ é formada pelos grandes nomes do ‘axé das antigas’, como Tatau (ex-Araketu), Reinaldo (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada). O repertório do grupo é marcado por grandes sucessos do carnaval de Salvador, como: como  Pipoca’ e ‘Cobertor, de Tatau’; ‘Carrinho de mão’; de Reinaldo, e ‘Beija Flor’, ‘Água Mineral’, do Timbalada.

Já o forrozeiro Gabriel Diniz, é uma das atrações queridinhas do petrolinense. O cantor já se apresentou várias vezes na região, incluindo no São João de Petrolina e no aniversário da cidade no ano passado. O dono da voz de ‘Acabou acabou’; ‘Erro preferido’ e ‘Hora de dar Tchau’ foi convidado pela segunda vez para puxar o trio.

Além dos shows no dia 20, a Prefeitura de Petrolina preparou uma programação de aniversário com festival esportivo em todos os finais de semana de setembro; com entrega de obras como a ciclovia da orla e quadras poliesportivas em vários bairros do município; desfile alegórico e show na Concha Acústica com a Philarmônica 21 de Setembro e Camila Yasmine.

Confira a programação completa:

20.09 - 20h:  Gabriel Diniz e Banda Axé 90 Graus - Orla 2

21.09 - 5h: Alvorada com Philarmônica 21 de Setembro.

21.09 – 9h: Inauguração da nova etapa da ciclovia da Avenida Cardoso de Sá.

21.09 - 18h: Desfile ‘Petrolina Monumental: Pertencer é uma Arte’.

21.09 - 20h30: Show com Camila Yasmine e a Philarmônica 21 de Setembro - Concha Acústica

22 e 23.09 - 8h: I Copa de Futsal Feminino – Homenagem a Linduina - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

23.09 - 7h:  Arrastão Caiaque – Ponto de partida: Travessia do Juarez até a Porta do Rio.

24.09 - 19h: Inauguração quadra do Quati

29 e 30.09 - 8h: Festival de Handebol Master - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

29.09 - 16h: IV Copa de Futebol Society – Bairro José e Maria.

30.09 - 9h: Festival de Judô Setembro Esportivo - IF Sertão PE  - Bairro João de Deus.


Petrolina ganha cerca de 500 novas casas populares

por Gabriela Canário 19 de Setembro de 2018 às 08:53
categoria: Cotidiano

Petrolina vai contar com mais um grande empreendimento de moradias populares. Nesta quarta-feira (19), começam a ser construídas 496 novas unidades habitacionais do ‘Minha Casa Minha Vida’. O Residencial Pomares de Petrolina será destinado à famílias de baixa renda e que moram em áreas de risco e insalubres e que já foram previamente cadastradas pela Prefeitura de Petrolina, seguindo os critérios do programa.

Os imóveis vão ser construídos de maneira conjugada, com quatro unidades em cada prédio, num terreno localizado na Cohab VI, no Loteamento Jardim Guararapes, na zona oeste da cidade. Cada um deles vai ter cerca de 40m2, contando com sala, cozinha, banheiro e dois quartos.  

Para o secretário-executivo de Habitação, Rafael Oliveira, a chegada do empreendimento mostra que Petrolina segue firme na retomada do crescimento. “Além de reduzir o déficit habitacional da cidade, o volume de construção certamente vai ajudar a movimentar a economia da cidade, seja a partir da contratação de profissional, seja na aquisição de materiais utilizados para erguer as casas. É mais um resultado da força política do prefeito Miguel Coelho, que retomou o crescimento da cidade depois de muito tempo”, destaca Oliveira.

SOLENIDADE

Uma solenidade está marcada para às 9h, desta quarta-feira (19), para celebrar o início das obras das 496 novas unidades habitacionais de Petrolina. O evento que vai contar com a presença do prefeito Miguel Coelho, será realizado no canteiro de obras do empreendimento, que fica no Loteamento Jardim Guararapes, Cohab VI, depois do Loteamento Nova Petrolina.


Petrolina 123 anos: esquemas de segurança e infraestrutura são definidos para aniversário da cidade

por Gabriela Canário 19 de Setembro de 2018 às 08:52
categoria: Cotidiano

Os preparativos para as comemorações dos 123 anos de Petrolina continuam: nesta terça-feira (18), representantes da prefeitura e da Polícia Militar (PM) se reuniram na Orla da cidade para definir a estratégia de segurança e infraestrutura da celebração. Ao todo, cerca de 200 pessoas farão a segurança durante a festa, na próxima quinta-feira (20), que tem como atrações a banda Axé 90 Graus e Gabriel Diniz.

A micareta, que está prevista para iniciar às 20h, contará com o efetivo da Polícia Militar; Guarda Civil Municipal; agentes de trânsito; seguranças particulares; cordeiros; Samu e Disciplinamento Urbano.

Durante os próximos dois dias, também estarão sendo realizados os serviços de limpeza, iluminação e poda das árvores em todo circuito da Orla 2. “Estamos na contagem regressiva para a grande festa de aniversário de Petrolina. Para isso, é necessário cuidar de todos os detalhes a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos os petrolinenses que vão se divertir ao som de muito axé e forró”, comenta o diretor de Eventos e Turismo do município, Thulio Teobaldo.

Confira a programação completa:

19.09 - 9h - Início das obras 496 casas MCMV - Pomares de Petrolina

19.09 - 19h: Inauguração quadra poliesportiva do Cosme e Damião

19.09 - 20h30: Inauguração UBS do Roçado

20.09 - 20h:  Gabriel Diniz e Banda Axé 90 Graus - Orla 2

21.09 - 5h: Alvorada com Philarmônica 21 de Setembro.

21.09 – 10h: Inauguração da nova etapa da ciclovia da Avenida Cardoso de Sá.

21.09 - 18h: Desfile ‘Petrolina Monumental: Pertencer é uma Arte’.

21.09 - 20h30: Show com Camila Yasmine e a Philarmônica 21 de Setembro - Concha Acústica

22 e 23.09 - 8h: I Copa de Futsal Feminino – Homenagem a Linduina - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

23.09 - 7h:  Arrastão Caiaque – Ponto de partida: Travessia do Juarez até a Porta do Rio.

24.09 - 19h: Inauguração quadra do Quati

29 e 30.09 - 8h: Festival de Handebol Master - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

29.09 - 16h: IV Copa de Futebol Society – Bairro José e Maria.

30.09 - 9h: Festival de Judô Setembro Esportivo - IF Sertão PE  - Bairro João de Deus.