asdasdasdasd

Poesia no Jardim de Ana debate a poética de Carolina Maria de Jesus

por Milena Pacheco 12 de Março de 2020 às 09:05
categoria: Cultura e Arte

Programação gratuita acontecerá nesta sexta-feira (13/3) no jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, o Sesc Petrolina realiza  uma nova edição do projeto Poesia no Jardim de Ana refletindo sobre a poética da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. A programação gratuita acontecerá nesta sexta-feira (13/3), às 19h, no Jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas.

Norteado pela escrita da homenageada e dialogando com outras linguagens artísticas, o encontro contará com a participação do Poeta Nascimento e apresentação musical de Negadell e Veva Show. A medição da conversa será feita por Fernanda Soares. “Teremos uma noite muito especial dedicada a conhecer um pouco mais sobre essa autora que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil” , destaca a professora de literatura do Sesc Petrolina, Ariane Samila Rosa.

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914 na cidade de Sacramento, em Minas Gerais.  Depois mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel. Carolina escrevia sobre seu dia a dia na favela do Canindé. Seu primeiro livro, Quarto de Despejo, publicado em 1960, vendeu dez mil cópias, em quatro dias, e 100 mil cópias, em um ano. Esse livro relata suas vivências na favela, sobre como sobrevivia à fome com seus filhos.

Sesc – O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Com informações da Assessoria