asdasdasdasd

Moradores de rua recebem orientações sobre prevenção e tratamento da Aids

por Adriana Rodrigues 1 de Dezembro de 2017 às 18:34
categoria: Direitos Humanos

No Dia Mundial de Combate à Aids, os moradores de rua de Petrolina tiveram um momento de conscientização voltado à prevenção da síndrome. Durante boa parte da manhã, a equipe do Centro Pop reuniu os usuários do equipamento numa roda de conversa com o objetivo de esclarecer sobre as formas de transmissão e também o preconceito em torno das pessoas contaminadas.

A psicóloga e gerente do Centro Pop, Laise Macedo, lembra que a informação é sempre o melhor caminho para prevenir a contaminação e também romper as barreiras do preconceito. “Não bastasse o sofrimento da doença, as pessoas que vivem com o HIV, infelizmente, ainda precisam lidar com o preconceito e nós temos que combater isso também.  O nosso maior objetivo aqui mesmo é falar da importância da prevenção e lembrar que eles tem o poder de resguardar a própria saúde”, disse.

Em Petrolina, de 2015 a Outubro de 2017, foram registrados 297 casos de HIV em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças. O Centro Pop funciona na Rua Padre Fraga, nº 395, centro de Petrolina. No local, as pessoas em situação de rua tomam café da manhã e também recebem fichas diárias para almoço e jantar no Restaurante Popular.

O equipamento, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, também disponibiliza local para banho e lavagem de roupas, doação de roupas e serviços  como cadastramento para o programa Bolsa Família além de orientação para a recuperação de dependentes químicos, caso seja necessário.