asdasdasdasd

Enem 2020: provas podem ser adiadas em decorrência do coronavírus

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 19:44
categoria: Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estaria avaliando um possível adiamento do Enem 2020, de outubro para novembro, por conta da pandemia do coronavírus, segundo o jornal O Globo. Essa é apenas uma previsão inicial e pode sofrer outras alterações no decorrer do ano, em virtude da suspensão de aulas no Brasil, conforme noticiou o periódico.

A sugerida análise do Inep se baseia no fato de que “como o exame tem a intenção de avaliar o Ensino Médio, não faria sentido aplicá-lo na data prevista, uma vez que o cronograma das escolas estaria atrasado e o conteúdo completo não teria sido ministrado aos alunos”.

Inicialmente, o edital do Enem prevê aplicações das provas nos dias 11 e 18 de outubro de 2020, digitalmente, e 1º e 8 de novembro, na forma tradicional em papel.

Outra possibilidade que não está descartada é o adiamento do Enem de 2020 para 2021, segundo O Globo. Caso isso ocorra, poderá gerar impactos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para aprovação em universidades. (Fonte: Correio 24h)


Problema técnico afeta 192; Veja número alternativo do SAMU de Petrolina

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 19:36
categoria: Saúde

O número de emergência do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Petrolina, o 192, não está funcionando por problemas técnicos da operadora responsável. Quem precisar de atendimento deve ligar para os números (87) 98845-7660 (durante o dia) ou (87) 98827-4360 (durante a noite).

O problema técnico que afetou a linha emergencial ocorre desde o início da tarde desta sexta-feira (27). A medida de emergência foi adotada para minimizar o transtorno.

“A operadora de telefonia já foi comunicada sobre o problema, mas não deu prazo para normalização da rede. As pessoas que precisarem de atendimento devem entrar em contato com o número alternativo. Todos os esforços estão sendo feitos para que o serviço seja reestabelecido e assim que tudo voltar a normalidade um comunicado será feito à sociedade”, explicou a coordenadora do SAMU de Petrolina, Cristiane Nunes. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Pernambuco já contabiliza quatro mortes por Covid-19

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 19:22
categoria: Coronavírus

Pernambuco chegou a quatro mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo o balanço diário divulgado pelo governo do Estado. Além das quatro mortes, já são 57 casos confirmados da doença.

O quarto óbito trata-se de um homem de 82 anos, morador do bairro do Vasco da Gama, do Recife. O idoso faleceu na última quarta-feira (25), depois de dar entrada no Hospital dos Servidores do Estado, na terça (24). Ele não apresentava histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado.

De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde, o paciente foi levado ao hospital pelo Samu, com baixa saturação de oxigênio cerebral, foi entubado na unidade de terapia intensiva (UTI) e, após a morte, teve amostras coletadas para a identificação do vírus Sars COV-2. Além de idoso, o homem era diabético, hipertenso e tinha histórico de infecção do trato respiratório. (Fonte: Blog Nossa Voz, com informações JC/Foto/: Reprodução)


WhatsApp: Ministério da Saúde lança canal para tirar dúvidas sobre coronavírus

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 14:03
categoria: geral

O Ministério da Saúde lançou no WhatsApp nesta quinta-feira (26) um sistema gratuito para tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus.

A ferramenta responde a uma série de solicitações por meio de mensagens automáticas e funciona durante 24 horas. Para acessá-la, basta salvar o número (61) 9938-0031 na agenda de contatos do telefone e enviar um "oi" no WhatsApp.

Há informações sobre a doença, transmissão, sintomas, prevenção, diagnóstico, tratamento, desmistificações de informações falsas, dentre outros.

Há um tópico específico sobre isolamento domiciliar. Apesar de não abordar a quem o isolamento é recomendado, trata de forma correta questões sobre como fazê-lo e as condutas adotadas por pessoas contaminadas.

O isolamento tem sido uma das questões mais controversas no Brasil atualmente. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e alguns apoiadores defendem, para evitar o estrangulamento da economia, o fim da medida que tem sido adotada em vários estados, o que vai contra orientações de autoridades médicas e sanitárias do mundo inteiro.

Em seu pronunciamento diário da quarta-feira (25), o ministro Luiz Henrique Mandetta assumiu discurso dúbio ao defender e criticar o isolamento. Ele vem sofrendo pressão do presidente para amaciar a recomendação ao isolamento.

A medida é uma parceria do Ministério da Saúde com o Facebook, que tem oferecido o sistema robótico em diversos países.

A (OMS) Organização Mundial da Saúde também tem seu canal no WhatsApp, em inglês. (Fonte: Diário de Pernambuco/Imagem de HeikoAL por Pixabay)


MPBA recomenda controle de aglomerações no Mercado do Produtor de Juazeiro

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 14:01
categoria: Regional

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, recomendou ao prefeito do Município de Juazeiro que determine o controle do acesso da população ao Mercado do Produtor, com o objetivo de impedir aglomerações e evitar riscos à população em decorrência da pandemia de coronavírus.

A promotora recomendou também o fechamento de shoppings e galerias comerciais, com exceção de farmácias e clínicas que funcionem nesses locais. Bares e restaurantes também deverão suspender o atendimento presencial, mantendo apenas os serviços de entrega a domicílio. Parte das medidas já está sendo cumprida pelo Município, que expediu decreto estabelecendo ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. 

A recomendação propõe ainda que sejam suspensas visitas a casas geriátricas e de acolhimento. Também devem ser suspensas atividades não essenciais, como academias de ginástica, parques públicos, eventos religiosos de qualquer natureza, como missas e cultos, teatros, cinemas e salões de beleza. Shows, eventos e atividades similares que possam resultar na aglomeração de pessoas, em especial idosos, deverão ser cancelados ou adiados como forma de evitar a contaminação e propagação do coronavírus.

A promotora solicitou aos gestores que orientem os órgãos municipais competentes no sentido de não concederem alvará ou autorização para eventos particulares que possam produzir aglomerações. A recomendação propõe ainda que o Município de Juazeiro adote políticas públicas de prevenção, contenção e tratamento do coronavírus, no prazo de 72 horas.

A promotora de Justiça recomendou ainda a realização de campanhas oficiais que informem a população quanto ao risco de letalidade da doença, sobretudo para a população idosa, explicando os riscos da contaminação e as situações específicas em que o sistema de saúde deve ser procurado. (Fonte: MPBA/Foto:Reprodução/ Ascom PMJ)


Covid-19: ruas de Petrolina são desinfectadas e ação deve avançar para os bairros

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 13:57
categoria: Coronavírus

Na guerra contra a covid-19, a Prefeitura de Petrolina está promovendo a higienização de locais públicos, como calçadas de bancos, hospitais, farmácias, padarias, praças e demais locais que ainda há uma circulação de pessoas.  A operação está sendo tomada para aumentar a higienização e diminuir a probabilidade de infecção nestes locais que permanecem com trânsito de pessoas. A ação iniciou na noite desta quinta-feira (26) no centro da cidade e, deve abranger outros bairros nos próximos dias.

Munidos de água, sabão e cloro, cerca de 30 pessoas atuaram na desinfecção dos espaços públicos. Na ação, foram usados 3 caminhões pipa para lavar, 2 tratores com pulverizadores para borrifar nas ruas e 15 pessoas com pulverizadores costais para sanitizar calçadas, postes e locais de mais difícil acesso. 

“Essa foi mais uma medida tomada pela Prefeitura de Petrolina com a finalidade de evitar o contágio pela covid-19. Vamos ficar realizando esta operação periodicamente, até que a pandemia esteja sob controle. Nós repetimos: não saiam de casa, caso não seja necessário. Estamos passando por um período difícil, mas que poderá ser amenizado se cada pessoa fizer sua parte. Juntos nós conseguiremos vencer esta crise” o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Junior. 

A ação está sendo realizada pela Prefeitura de Petrolina com a parceria de produtores rurais e casas de insumos agrícolas, que tem cedido insumos, EPI’s e máquinas para a operação. (Com informações: Ascom/ PMP/Foto: Alexandre Justino)

 


STF suspende dívida de Pernambuco por seis meses

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 12:26
categoria: Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (26) a suspensão por seis meses das dívidas de Pernambuco e Santa Catarina com a União para que o dinheiro seja usado em ações de combate ao coronavírus.

Com as novas decisões, já são sete os estados que obtiveram o benefício. Bahia, São Paulo, Paraná e Maranhão e Paraíba também tiveram as dívidas suspensas pelo mesmo motivo.

O município do Rio de Janeiro também fez pedido na mesma linha. O ministro Luiz Fux, relator desta ação, solicitou que a União e o BNDES apresentem informações em dois dias.

O estado do Pernambuco disse que as dívidas de 2020 com a União e bancos públicos somam R$ 1,6 bilhão.

Já Santa Catarina argumentou que vai precisar para conter o coronavírus cerca de R$ 3,7 bilhões e “não detém condições de arcar sozinho com tais valores projetados, haja vista a imprevisibilidade dos acontecimentos, além do grau de asfixia financeiro-orçamentária atual, considerando-se a inevitável queda de arrecadação que as medidas preventivas ocasionarão aos entes federados”. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Reprodução)

 


Adolescente que faleceu em Petrolina testou negativo para Covid-19

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 12:02
categoria: Saúde

A Prefeitura de Petrolina informou que o exame de coronavírus realizado em uma adolescente de 15 anos, que faleceu ontem (26), deu negativo para a Covid-19. A análise do material biológico da paciente foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e o resultado ficou pronto na manhã desta sexta-feira (27).

A paciente apresentava quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e faleceu no Hospital Universitário (HU), onde estava internada desde a quarta-feira (25). Ela ocupava um dos leitos da unidade destinados ao Covid-19.

A jovem deu entrada na unidade de saúde com quadro de baixa pressão e oxigenação. Segundo a unidade hospitalar, ela apresentava, desde a infância, graves condições de saúde, com baixa imunidade.

“A população precisa compreender que não há motivos para pânico, pois a rede de saúde de Petrolina está com suas equipes capacitadas para o novo coronavírus. Mas, é preciso que a população se mantenha em casa como forma de prevenção às doenças respiratórias, conforme vem sendo recomendado”, destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Papa Francisco concede hoje bênção especial Urbi et Orbi

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 11:31
categoria: Religião

Será às 14h no horário de Brasília, transmitida ao vivo pelo Vaticano

    

O papa Francisco concederá hoje (27), às 18h (horário da Itália, 14h no horário de Brasília) a bênção extraordinária de "Urbi et Orbi", normalmente concedida apenas no Natal e na Páscoa. Ele fez o anúncio, esta semana, em sua oração semanal do Angelus, que vem conduzindo de dentro do Vaticano pela internet e pela televisão, em vez de fazê-la diante das multidões na Praça de São Pedro.

Sua decisão de abrir uma exceção e dar uma bênção especial Urbi et Orbi (para a cidade e o mundo) reforça a gravidade da situação global, principalmente na Itália, um dos países mais atingidos pelo surto do novo coronavírus.

O papa disse que nesta sexta-feira (27) concederá a bênção extraordinária diante de uma Praça de São Pedro vazia. O local, parte do Vaticano, foi fechado como parte de um bloqueio na Itália para tentar conter a propagação do vírus.

Os católicos que recebem a bênção, pessoalmente ou por meio das mídias, podem, sob certas condições, receber uma indulgência especial. Uma indulgência é a remissão da punição pelos pecados.

A oração e bênção Urbi et Orbi, que será feita pelo papa na emergência do coronavírus,vai ser transmitida ao vivo pelos canais de notícias do Vaticano. (Fonte: Agência Brasil/Imagem de Annett_Klingner por Pixabay)


Sem artigo que permitia suspensão de contratos por até quatro meses, governo altera MP que pretende manter empregos formais

por Milena Pacheco 26 de Março de 2020 às 17:15
categoria: Política

Artigo 18 da MP 927, que previa, em vez do pagamento de salários, a participação do empregado em “curso ou programa de qualificação profissional” foi retirado do texto por Jair Bolsonaro

Para evitar que durante a crise do novo coronavírus as empresas promovam demissões em massa, o que poderia afetar ainda mais a economia, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (927/2020) que flexibiliza as regras trabalhistas. Nesta segunda-feira (23), ele voltou atrás em um dos trechos do texto e revogou artigo que permitia aos empregadores suspender o contrato de trabalho de funcionários por até quatro meses.

Diante da repercussão negativa, Bolsonaro decidiu retirar o artigo 18 da MP, que previa, em vez do pagamento de salários, a participação do empregado em “curso ou programa de qualificação profissional não presencial oferecido pelo empregador, diretamente ou por meio de entidades responsáveis pela qualificação, com duração equivalente à suspensão contratual”. 

No Congresso Nacional, o consenso é que o texto deve ser aperfeiçoado. Na avaliação do vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas, as medidas propostas, como antecipação de férias individuais, aproveitamento e antecipação de feriados e compensação de jornada pelo banco de horas, não ferem a Constituição Federal. “Isso já está previsto na legislação trabalhista, sobretudo na CLT. A principal diferença reside em relação a prazos e requisitos para implementação delas”, opinou.  

Sobre a mudança feita pelo presidente Jair Bolsonaro, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) entende que a retirada do artigo “melhorou 100%” a MP 927. O parlamentar afirmou que vai propor uma nova medida no texto para aliviar a situação dos empreendedores. “O pedido, que já foi feito, era para que a Caixa Econômica Federal adiantasse os salários de março, abril e maio para os micro e pequenos empresários manterem seus trabalhadores com a garantia de receberem os salários”, adiantou. 

Apesar das críticas de que o texto prejudica o trabalhador, o advogado e professor titular de Direito do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP), Nelson Mannrich, endossa que a MP foi a saída encontrada pelo governo para não desestabilizar ainda mais as perdas econômicas no país. “O objetivo da medida provisória foi o de manter os empregos nesse período de grave crise, evitando, assim, as dispensas em massa”, aponta. Sobre a revogação do artigo que suspendia por quatro meses os salários dos empregados, Mannrich pondera que é preciso avaliar a nova redação da MP 927. “Vamos aguardar uma solução que seja favorável ao trabalhador”, completa. 

Fiscalização 

O texto publicado no Diário Oficial da União permite que auditores fiscais do trabalho, ligados ao Ministério da Economia atuem apenas de maneira orientadora durante a pandemia, sem aplicações de multas. Há exceções, como nos casos em que se comprovar falta de registro de empregado, em situações graves de risco, em condições de trabalho infantil e/ou análogas às de escravidão. 

Foto/Criação: Agência do Rádio Mais

A MP 927/2020 estabelece, ainda, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde do trabalho e adia o recolhimento do FGTS, pelos empregadores, dos meses de março, abril e maio. Os valores não recolhidos poderão ser pagos em até seis parcelas mensais a partir de julho, sem incidência de atualizações, multas e outros encargos. Além disso, ficam suspensos, por 180 dias, os prazos processuais para apresentação de defesa e recursos em processos administrativos por débitos de empresas com o FGTS.

As empresas, a seu critério, poderão também adotar o teletrabalho. O empregador poderá fornecer os equipamentos, em regime de empréstimo, e pagar pelos serviços de infraestrutura, caso o empregado não os possua.

O pagamento do abono salarial aos segurados que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, será antecipado em duas parcelas (abril e maio). 

A MP entrou em vigor neste domingo (22) ao ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União, e tem validade de até 120 dias para tramitação no Congresso Nacional. Caso não seja aprovada nesse prazo, perde a validade.

(Fonte: Agência do Rádio/Foto: Agência Brasil)