asdasdasdasd

PDT instaura processos e suspende Tabata Amaral e outros 7 deputados

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 13:52

Partido levará até 60 dias para decidir se expulsará os políticos que votaram a favor da reforma da Previdência

A Executiva Nacional do PDT decidiu abrir processos disciplinares contra a deputada federal Tabata Amaral (SP) e outros sete integrantes da bancada do partido que votaram a favor da reforma da Previdência. Todos estão suspensos de suas representações partidárias até a conclusão dos processos. Estima-se que a sigla levará até 60 dias para decidir se os políticos serão punidos.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Os deputados suspensos não poderão se manifestar em nome do partido nem participar de comissões da Câmara. O Diretório Nacional do PDT havia fechado questão, em março, contra a votação da reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro. Desrespeitar uma decisão da sigla nessas circunstâncias pode acarretar até na expulsão dos dissidentes.

Em nota, o PDT informou que a Comissão de Ética abrirá espaço para a ampla defesa dos deputados. O órgão irá preparar um relatório que, em última instância, será discutido pelo pleno do Diretório Nacional.

Além de Tabata, estão suspensos os deputados Alex Santana (BA), Subtenente Gonzaga (MG), Silvia Cristina (RO), Marlon Santos (RS), Jesus Sérgio (AC), Gil Cutrim (MA) e Flávio Nogueira (PI). Ao todo, o PDT conta com 27 deputados.

Tabata foi a sexta deputada mais bem votada em São Paulo, com 264.450 votos. Antes de votar a favor da reforma, ela chegou a ser cogitada como um possível nome do PDT para a disputa da Prefeitura na capital paulista.

A expulsão da deputada foi defendida publicamente por nomes importantes do partido. Ciro Gomes, terceiro colocado na eleição presidencial de 2018, afirmou que ela “deveria ter a dignidade de sair”.

Em sua defesa, Tabata publicou artigo no jornal Folha de S.Paulo, no domingo, 14, em que declarou que a “boa política não pode ser dogmática” e que vinha sofrendo perseguição política por sua posição a favor da reforma da Previdência. (Fonte: Veja/Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)


Dallagnol tem 10 dias para se explicar ao corregedor do Ministério Público

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 13:36
categoria: Política

O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel Moreira, decidiu instaurar uma reclamação disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná. A decisão é baseada em um pedido do PT, que cita conversas entre procuradores obtidas pelo site The Intercept Brasil. De acordo com o corregedor, deve ser investigado se Dallagnol tentou enriquecer com a realização de palestras sobre o trabalho realizado no Ministério Público. Além de Dallagnol, o corregedor abre reclamação contra o procurador Roberson Pozzobom. Ambos teriam conversado sobre como aumentar seus lucros por meio de cursos e palestras, de acordo com reportagem publicada pela Folha de S. Paulo.

Foto: reprodução

Outros procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná também teriam organizado a abertura de empresas, organizações sociais e planejado utilizar firmas de parentes para gerir recursos obtidos durante atividades fora do Ministério Público. No despacho, Orlando determina a “notificação dos membros do Ministério Público Federal integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Martinazzo Dallagnol e Roberson Henrique Pozzobom, para manifestação, via sistema Elo, no prazo de 10 dias”, e ainda “a expedição de ofício a Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal para que informe, no prazo de 10 dias, os antecedentes disciplinares dos supracitados membros integrantes da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba/PR”.

Após manifestações dos procuradores e posicionamento da PGR, o corregedor decide se abre ou não investigação contra Dallagnol e Pozzobom. Caso decida que não existem indícios suficientes para embasar as diligências, o caso pode ser arquivado. O processo pode resultar em punições administrativas, como advertência, suspensão, e nos casos mais severos, aposentadoria compulsória, ou seja, o afastamento definitivo do trabalho mediante o recebimento de aposentadoria. A investigação do conselho não impede que ocorram ações no âmbito criminal caso irregularidades sejam constatadas.

Reunião

Deltan Dallagnol e outros sete procuradores do Paraná se reuniram com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16/7). O encontro durou mais de três horas e ocorreu a portas fechadas. Além de Dallagnol, participaram os procuradores Júlio Noronha, Roberson Pozzobom, Laura Tessler, Antônio Augusto, Isabel Groba, Antônio Carlos Welter e Paulo Roberto Galvão.

No encontro, Dodge declarou “apoio institucional, financeiro e de pessoal ao combate à corrupção e ao crime organizado”, a fim de que a força-tarefa da Lava-Jato cumpra com integridade os objetivos.

No encontro, a procuradora-geral relatou aos procuradores as providências tomadas desde o início de maio quando surgiram os primeiros indícios de invasão de celulares funcionais dos integrantes da força-tarefa. Dodge lembrou que determinou instauração de procedimento administrativo e solicitou providências à Polícia Federal.

Dallagnol, na ocasião, agradeceu a oportunidade de reunir todos os integrantes da força-tarefa para discutir os ataques, e demonstrou preocupação com o que classificou de tentativa de atingir o Ministério Público. “Temos tranquilidade em relação ao que fizemos. Não ultrapassamos a linha ética”, garantiu. (Fonte: Correio Braziliense)


Petrolina permanece em situação de médio risco de infestação

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 11:21
categoria: Saúde

Petrolina permanece em situação de médio risco de infestação

O resultado do Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado na segunda-feira (15) pela prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a pesquisa o município continua em sinal de alerta e o índice geral permanece em 2,1%.

Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

Os dados coletados na primeira semana de julho, mantém Petrolina em situação de médio risco de infestação. Os bairros que apresentaram maior índice de infestação foram o Dom Avelar, São Jorge, São Joaquim e Terras do Sul.

No primeiro semestre de 2019, a Secretaria da Saúde notificou 1.416 casos de dengue, sendo 62 destes confirmados. Além disso, foram 99 notificações e duas confirmações de Zika. Enquanto de chikungunya foram 151 casos notificados e dois confirmados. (Fonte: G1)


Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ Speed 2019 acontecerá em Juazeiro

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 10:58
categoria: Regional

O município de Juazeiro da Bahia vai sediar nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) deste mês a etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ Speed 2019.  As competições, sendo uma Prova de CRI e a outra de Estrada, prometem movimentar atletas de várias partes do Vale do São Francisco e do Nordeste com percursos bastante emocionantes e desafiadores.

Foto: Divulgação

Tendo como ponto de partida e de chegada a Agrovale, a 30 quilômetros da sede do município, o movimento começa no sábado (20) às 15h com a prova de CRI – Contra Relógio Individual de 10km. As inscrições serão gratuitas para todos os atletas (somente podem correr atletas federados no CRI), porém todos devem fazer a sua inscrição no local da prova, das 10h às 14:30h. Após às 14:30h não será mais permitido fazer inscrição, pois a planilha da ordem de largada já estará fechada.

No domingo (21) a competição também promete uma bonita disputa pelas primeiras posições. A Prova de Estrada vai testar o ânimo e a condição física dos atletas com largada às 9h também na Agrovale. As inscrições devem ser feitas das 8h às 8h45 no local da largada. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para atletas filiados e R$ 70,00 para atletas não filiados (categoria “Open”). As categorias Elite masculina, Sub 30 e Máster A1 e A2 farão 130km e as demais categorias 100km. A chegada também será na Agrovale.

A premiação das duas etapas será realizada no domingo após o término da prova de estrada. Terá troféu do 1º ao 5º colocado e camisa de ciclismo para os campeões baianos 2019 em todas as categorias oficiais tanto no CRI quanto para a prova de estrada.

Promovidas pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SUDESB, Prefeitura Municipal de Juazeiro e da Agrovale, as competições vão dispor de carros e motos da arbitragem, ambulâncias e arena de hidratação e lanches, além de rádios de comunicação, sonorização e todo aparato das grandes provas nacionais e internacionais

Todos os atletas receberão um kit exclusivo do evento: 01 garrafinha, 01 camisa dryfit com proteção UV e 01 sacolinha. A FBC entregará 01 número dorsal e 02 números de capacete (frontal e direita). (Fonte: Ascom/ Comunicação)


Instagram vai 'esconder' número de curtidas nas fotos no Brasil

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 09:36
categoria: Geral

Segundo a própria rede social, teste similar ao feito no Canadá pretende fazer com que os usuários da plataforma foquem mais no conteúdo e menos nos números

O Instagram começa, a partir de hoje, um novo teste no Brasil que vai "esconder" o número total de curtidas nas fotos e visualizações nos vídeos publicados na rede social. Segundo levantamento do site Statista, com 66 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país com mais pessoas ativas na plataforma em todo o mundo - atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 110 milhões de usuários.

Segundo a própria equipe do Instagram, o objetivo do teste é fazer com que os usuários passem a se concentrar mais no conteúdo, ou seja, na fotos e vídeos, e menos nos números. A ideia é fazer com que as pessoas não vivam esse espírito de competição dentro da plataforma. Com isso, a expectativa do Instagram é entender se uma mudança desse tipo pode ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas verdadeiras histórias.

Durante esse primeiro período de testes - que ainda não foi oficialmente divulgado - somente o proprietário do perfil poderá ver o total de curtidas em suas publicações, mas esse número não aparecerá para as demais pessoas. 

A ação é uma extensão do teste iniciado, em maio, no Canadá; o qual o Instagram se pronunciou muito animado com os resultados iniciais. De qualquer forma, eles ainda sabem que é preciso tempo e estudos mais profundos para entender como isso afeta a experiência do usuário na plataforma. (Fonte: Olhar Digital/Foto: Reprodução Internet)


Brasil é o único país do mundo que utiliza o termo hanseníase para se referir à doença

por Milena Pacheco 16 de Julho de 2019 às 13:30
categoria: Saúde

A boa notícia é que, atualmente, a doença tem cura e o tratamento é 100% eficaz, se feito corretamente.

Foto: Ministério da Saúde

A hanseníase é uma doença milenar, o seu histórico é antigo. Mas você sabia que o Brasil  o único país do mundo que utiliza esse termo para se referir à infecção? A explicação para isso é o grande estigma que a doença carrega. Isso porque, antigamente, os indivíduos que tinham hanseníase eram enviados aos chamados leprosários ou excluídos da sociedade, pois a enfermidade era vinculada a símbolos negativos como pecado, castigo divino ou impureza, sendo confundida com doenças venéreas. Por medo do contágio e por não haver cura na época, os enfermos eram proibidos de entrar em igrejas, por exemplo, e tinham que usar vestimentas especiais. O microrganismo causador da hanseníase foi identificado somente em 1873, pelo norueguês Armauer Hansen, que deu origem ao nome da doença. Com essa descoberta, alguns mitos foram derrubados. No entanto, o preconceito existe até hoje, sendo uma das principais dificuldades que os pacientes enfrentam. A boa notícia é que, atualmente, a doença tem cura e o tratamento é 100% eficaz, se feito corretamente. Segundo a coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha, os brasileiros devem ficar atentos a alguns sinais que podem ajudar a identificar a infecção.

“O sinais e sintomas, hoje, realmente são muito mais leves do que no passado, onde as pessoas eram diagnosticadas já quando estavam totalmente deformadas, hoje é diferente. Atualmente, o serviço de saúde sabe diagnosticar a hanseníase, temos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde capazes de identificar a doença, temos o tratamento gratuito nas unidades do país inteiro. Tem cura, o tratamento é gratuito no SUS e os pacientes têm acesso garantido.

O mais indicado é ficar atento ao início dos sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento correto eliminam a transmissão da doença. O hansenólogo da Coordenação de Controle da Hanseníase do Pará, Carlos Cruz, lembra que, na dúvida, a dica principal é se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde o quanto antes.

“A melhor prevenção na verdade seria o diagnóstico precoce, naquela fase de manchas, onde os nervos não foram afetados. Para isso, é preciso que examine todas as pessoas que convivem com o doente. Com essa medida, a gente consegue diagnosticar a hanseníase em fase inicial, evitando que ela evolua para as incapacidades físicas. Além disso, uma outra medida que é realizada nestas pessoas que convivem com o doente é fazer o BCG. O BCG é uma vacina que é usada para prevenir a tuberculose, mas que também é usado na hanseníase, para aumentar a resistência das pessoas. E essas pessoas, uma vez vacinadas, elas se adoecerem, contrairão sempre uma forma mais leve da doença. Não impede de adoecer, mas faz com que a pessoa adoeça de uma forma mais leve da hanseníase.” (Fonte: Agência do Rádio)


TSE vai definir em novembro cidades que vão emitir DNI

por Milena Pacheco 16 de Julho de 2019 às 11:58
categoria: Eleição

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve definir em novembro deste ano as cidades que vão participar do projeto-piloto para as primeiras emissões do Documento Nacional de Identificação (DNI), documento digital que reunirá informações da identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira nacional de habilitação dos cidadãos.

De acordo com o tribunal, responsável pela gestão do programa, técnicos trabalham na identificação das localidades que apresentam condições técnicas para iniciar a emissão do DNI. Cidades com maior número de pessoas cadastradas no sistema biométrico de votação das urnas eletrônicas devem participar do projeto inicial.

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 100 milhões de pessoas já foram cadastradas pela biometria em todo o país.

Em 2018, o projeto-piloto do documento único foi lançado pelo governo federal e pelo TSE, que fornecerá a base de dados da biometria dos eleitores para compor o banco de informações. No início de janeiro, o governo federal retomou iniciativas passadas para criar a base digital que unifique diversos documentos. (Fonte: Agência Brasil)


Enem 2019: Inep divulga perfil dos inscritos em Pernambuco

por Milena Pacheco 16 de Julho de 2019 às 11:57
categoria: Educação

Foto: Carlos Cecconello/Folhapress

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue preparando a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês.

A edição deste ano tem 5.095.382 de inscritos em todo o país. Desses, 275.327 são do estado de Pernambuco. Petrolina é o segundo maior local de prova do estado, com 15.570 inscritos. O primeiro é a capital Recife que tem 62.380 inscritos.

A faixa etária com maior número de inscritos em Pernambuco é de 21 a 30 anos, que corresponde a 26% do total. Além disso, as mulheres são a maioria, com 58,9% das inscrições no estado. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Passagens aéreas podem baratear a partir de setembro, anuncia ministro da Infraestrutura

por Milena Pacheco 16 de Julho de 2019 às 11:23
categoria: Economia

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, afirmou nesta segunda-feira (15) que as passagens áreas devem ficar mais baratas a partir de setembro. Segundo ele, novas ofertas de voos e entradas de companhias aéreas estrangeiras no mercado regional vão refletir no valor das tarifas.

“Novas empresas significa mais competição para os diversos destinos e isso vai ter um reflexo na tarifa. Outra coisa, as empresas que estão operando no Brasil, percebendo isso, estão começando a adquirir frota. Então, a gente vai perceber um aumento do número de aviões sendo disponibilizados e isso também vai ter um reflexo na tarifa. A gente vai começar a sentir este reflexo provavelmente a partir de setembro”, afirmou.

O ministro Tarcísio Gomes ponderou que a abertura de capital estrangeiro para as companhias de aviação é fundamental para o mercado brasileiro. Além disso, ele lembrou que a liberalização de normas e iniciativas de alguns Estados na redução de ICMS sobre o querosene de aviação, somada a transferência de ativos para a iniciativa privada, vai impulsionar o mercado de aviação.

“Nós tivemos agora a Norwegian vindo para cá, começando a fazer as rotas Rio de Janeiro-Londres e a Flybondi também se estabelecendo agora no Brasil, fazendo a rota Buenos Aires-Rio. Então, no final das contas, são empresas que já dão este primeiro passo para começar a operar no mercado brasileiro, ainda com rotas internacionais, mas no passo seguinte elas deverão se estabelecer no Brasil e a gente tem mantido conversas muito boas com uma série de empresas low cost (baixo custo). A gente deve ver estas empresas voando no Brasil em pouco tempo”, garantiu.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, de abril do ano passado à abril deste ano o preço médio das passagens aéreas no Brasil aumentou 30,9%. (Fonte: Agência do Rádio)


Abertas inscrições gratuitas para cursos de Braile e Espanhol em Petrolina

por Milena Pacheco 15 de Julho de 2019 às 16:07
categoria: Curso

Os interessados devem se inscrever entre segunda (15) e sexta-feira (19).

Entre a segunda (15) e sexta-feira (19), estão abertas as inscrições gratuitas para cursos de Braile e Espanhol em Petrolina, no Sertão Pernambucano. As oportunidades são voltadas para a comunidade em geral.

O curso de Braille tem carga horária de 130 horas e conta com 30 vagas disponíveis. Já o curso de espanhol disponibiliza 60 vagas. Podem se inscrever alunos que estejam cursando a partir do 6º ano do ensino médio.

Os interessados devem se inscrever presencialmente das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (NUMEL), na Rua Castro Alves, centro. É necessário apresentar foto 3x4 e carteira de identidade. Outras informações no telefone Para outras informações no telefone (87) 3863-1399. (Fonte: G1/Foto: TVCA/ Reprodução)