asdasdasdasd

Justiça determina mudança da classificação indicativa da novela 'Por Amor'

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 09:26
categoria: Novelas

O Ministério da Justiça, conforme decisão do Coordenador de Classificação Indicativa - Substituto, Eduardo de Araujo Nepomuceno, determinou a mudança da classificação indicativa da novela “Por Amor” de “Livre” para "não recomendado para menores de 12 (doze) anos". A trama de autoria de Manoel Carlos é atualmente exibida nas tardes da Rede Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”. 

Foto: Reprodução / TV Globo

No despacho de 12 de julho de 2019, publicado nesta terça-feira (16), consta que “com o advento da Portaria nº 1.189, de 03 de agosto de 2018, novos critérios de classificação indicativa forma estabelecidos, de tal forma que surgiram questões quanto às inadequações possivelmente presentes na obra em apreço, tendo em vista a temática voltada ao público adulto empregada quando de sua primeira exibição”. A trama foi ao ar pela primeira vez entre outubro de 1997 e maio de 1998. 

Conforme análise de monitoramento, realizada durante a atual exibição da novela, foram registradas cenas “contendo as tendências de ato violento, consumo de droga lícita, lesão corporal, apelo sexual, insinuação sexual, nudez velada, estigma/preconceito, dentre outras, que são indicativos de classificação mais elevada”.  

Por fim, o documento determina que a Rede Globo realize a mudança da classificação indicativa de “Livre” para "não recomendado para menores de 12 (doze) anos" dentro do prazo estabelecido de cinco dias, considerando toda e qualquer exibição da trama. (Fonte: bahianoticias/holofotes/Foto: Reprodução / TV Globo)