O que é STATIONHEAD e como fãs brasileiros querem usar plataforma para impulsionar Anitta no exterior

0
436
Foto: Reprodução/instagram

Cantora se prepara para lançar álbum internacional “Girl From Rio” e fãs querem dar todo tipo de suporte possível

Sem duvidas estamos na era do áudio. Novas formas de consumo e plataformas de áudio estão conquistando espaço e, obviamente, a música está envolvida. Uma rede social de áudio que tem se destacado é a STATIONHEAD e os fã clubes de artistas estão usando a plataforma para impulsionar o consumo (direto) das músicas – sim, levantar hashtag no Twitter já é (quase) coisa do passado.

STATIONHEAD é um app de áudio que funciona como uma comunidade. Você pode criar estações/salas e conversar com outros usuários. É um pouco parecido com o Clubhouse. O grande diferencial é que no STATIONHEAD você pode tocar músicas direto da sua biblioteca do Spotify ou Apple Music. Funciona como uma estação de rádio: você pode criar estação e convidar outros usuários para falar junto com você. Você pode também contar com usuários-ouvintes, que podem interagir pedindo músicas através de um chat. É uma nova forma de consumir playlists – especialistas internacionais têm apontado.

O que tem alavancado o sucesso do STATIONHEAD é a possibilidade que os fãs encontraram de montar “listening parties”, ou seja, juntar um número de fãs para reproduzir músicas do seu ídolo inúmeras vezes de forma interativa e dinâmica. Fãs de kpop e de sensações do rap e trap têm utilizado o app como ponto de encontro para gerar plays para seus ídolos. Como todos os usuários são premium e estão conectados via Spotify ou Apple Music, tudo que é tocado na plataforma gera streaming na fonte. Portanto, os ouvintes de uma estação na STATIONHEAD geram números e receita para artistas de música. O que significa também uma contribuição direta no desempenho da música nos charts. Quanto mais ouvintes uma estação tiver, mais streams o artista terá.

Sabendo disso, um grupo de fãs da Anitta está utilizando o Twitter para promover o STATIONHEAD e criar estação para promover os próximos lançamentos da cantora. A fã base brasileira da carioca terá papel fundamental na divulgação do álbum “Girl From Rio”, previsto para sair no verão norte-americano (ainda sem data definida). A ideia do fã clube é reunir o maior número de fãs para “maratonar” plays através do STATIONHEAD, assim eles podem utilizar as ferramentas de interação para tornar uma experiência de comunidade. Veja a série de tweets divulgada neste domingo (21):

(Fonte: PopLine)