| Última edição: 03/05/21 - 11:13

Home Entretenimento Cultura e Arte PESCADORES NA REDE: Documentário que conta histórias de pescadores do Vale do...

PESCADORES NA REDE: Documentário que conta histórias de pescadores do Vale do São Francisco é lançado no YouTube

Compartilhe:

Documentário pode ser acessado pelo YouTube e tem versão em Libras

Foto: Divulgação.

Evidenciar a relação de pescadores ribeirinhos com o Rio São Francisco é o objetivo da equipe que produziu o documentário “PESCADORES NA REDE: os peixes, o afeto e a alimentação”, que já está disponível no canal oficial do projeto. O filme, gravado no Balneário de Pedrinhas, localizado em Petrolina (PE), também pode ser conferido na versão em Libras.

De grande importância social, econômica e cultural para milhares de nordestinos e nordestinas, o Velho Chico é de onde muitas famílias tiram o sustento. E no Vale do São Francisco, a profissão de pescador resiste, apesar da má remuneração e da desvalorização da atividade que exige conhecimento, técnica e paciência.

Mais do que um ofício, a pesca é tradição e cultura. E tudo isso é demonstrado nas cenas de “PESCADORES NA REDE”. “A experiência foi fantástica pois eu pude ver de perto o trabalho em relatos dos pescadores em relação ao dia a dia e suas dificuldades. O documentário aproxima o telespectador das pessoas que vivem da pesca e de seu subproduto”, afirma Leonardo Rocha, que atuou como assistente de produção, entrevistador e contra-regra na produção do filme.

Além de aproximar o público afetivamente da vida dos pescadores, a produção também levanta questões importantes sobre a situação em que se encontram, atualmente, esses profissionais, visto que a atividade da pesca é cada vez mais desvalorizada e mal remunerada. “Eu não acho que eles são valorizados profissionalmente. Muitas pessoas conhecem essa carga cultural, acham bonito, mas valorizar, de fato, não”, destaca Ananda Mariposa, diretora do documentário.

“PESCADORES NA REDE: os peixes, o afeto e a alimentação” tem apoio financeiro do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira o documentário:

Confira a versão em Libras: