asdasdasdasd

“Papel da oposição é criticar”, diz secretário de educação de Santa Maria

por Simone Marques 5 de Abril de 2019 às 10:35
categoria: Política

O secretário de educação de Santa Maria da Boa Vista-PE, Adão Dias, participou do Nossa Voz desta quinta-feira (04) e respondeu às diversas críticas feitas pelos vereadores de oposição ao longo dos últimos dias. O secretário reconheceu que é papel da oposição criticar e questionar, mas rebateu a algumas críticas.

“É ano de pré-campanha eleitoral e a gente sabe que as pessoas têm intenções políticas, o interesse de fato não é a população, problemas sempre existiram. Santa Maria sempre teve problemas e outras gestões nunca resolveram, inclusive muitas situações que nós estamos tendo dificuldades é porque ao longo do tempo as pessoas que passaram pelo poder não fizeram aquilo que precisava ser feito, não agiram em tempo para que hoje nós não tivéssemos, por exemplo, prédios indo abaixo. São situações antigas que essa gestão recebeu e claro que é obrigação do poder público fazer durante a sua gestão aquilo que é necessário para que os problemas sejam solucionados, e é o que a gestão está procurando fazer” enfatizou o secretário.

As principais críticas dos vereadores de oposição vem sendo com relação a situação de algumas escolas, que segundo os edis, não oferecem boas condições, mesmo o município tendo recursos dos precatórios, a educação ainda passa por problemas em estruturas de escolas, transporte escolar e merenda. Sobre isso o secretário respondeu: “o planejamento existe, agora existe todo um trâmite que precisa correr, andar para que as coisas se concretizem, dinheiro público não é só chegar lá na conta e sacar e pagar aquilo que precisa ser pago. Tem todo um trâmite e burocracia”, justificou o secretário ressaltando que o atraso nas obras previstas no município sé fruto de todo o trâmite de licitação.

Adão rebateu ainda críticas da oposição quando dizem que a educação está sem rumo. “Se tivesse sem rumo não estaria alcançando os melhores resultados, inclusive agora nessa última semana foi divulgada a proficiência do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco-SAEPE, uma avaliação externa e os melhores resultados alcançados até hoje foram os dos anos de 2017 e 2018”.

Outra cobrança da oposição é de que a secretaria de educação não responde requerimentos da Casa Legislativa que solicita informações sobre o uso dos recursos dos precatórios, e ao ser indagado o secretário respondeu: “quanto aos precatórios eu encaminhei essa demanda ao prefeito para que ele mesmo possa está respondendo aos edis”, ressaltando que há uma hierarquia que precisa ser respeitada e muitas decisões cabem ao prefeito.