asdasdasdasd

MPBA recomenda controle de aglomerações no Mercado do Produtor de Juazeiro

por Milena Pacheco 27 de Março de 2020 às 14:01
categoria: Regional

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, recomendou ao prefeito do Município de Juazeiro que determine o controle do acesso da população ao Mercado do Produtor, com o objetivo de impedir aglomerações e evitar riscos à população em decorrência da pandemia de coronavírus.

A promotora recomendou também o fechamento de shoppings e galerias comerciais, com exceção de farmácias e clínicas que funcionem nesses locais. Bares e restaurantes também deverão suspender o atendimento presencial, mantendo apenas os serviços de entrega a domicílio. Parte das medidas já está sendo cumprida pelo Município, que expediu decreto estabelecendo ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. 

A recomendação propõe ainda que sejam suspensas visitas a casas geriátricas e de acolhimento. Também devem ser suspensas atividades não essenciais, como academias de ginástica, parques públicos, eventos religiosos de qualquer natureza, como missas e cultos, teatros, cinemas e salões de beleza. Shows, eventos e atividades similares que possam resultar na aglomeração de pessoas, em especial idosos, deverão ser cancelados ou adiados como forma de evitar a contaminação e propagação do coronavírus.

A promotora solicitou aos gestores que orientem os órgãos municipais competentes no sentido de não concederem alvará ou autorização para eventos particulares que possam produzir aglomerações. A recomendação propõe ainda que o Município de Juazeiro adote políticas públicas de prevenção, contenção e tratamento do coronavírus, no prazo de 72 horas.

A promotora de Justiça recomendou ainda a realização de campanhas oficiais que informem a população quanto ao risco de letalidade da doença, sobretudo para a população idosa, explicando os riscos da contaminação e as situações específicas em que o sistema de saúde deve ser procurado. (Fonte: MPBA/Foto:Reprodução/ Ascom PMJ)


Juazeiro: Prefeitura oferece atendimento psicológico virtual a pessoas com dificuldade no isolamento social

por Milena Pacheco 26 de Março de 2020 às 09:56
categoria: Regional

A Secretaria de Saúde, através da superintendência de Gestão de Pessoas, abriu mais um canal de comunicação com a população que enfrenta os efeitos da pandemia do Coronavírus. Dessa vez, o serviço é voltado para o atendimento psicológico de profissionais da saúde e pessoas em geral que estejam enfrentando dificuldades decorrentes do isolamento social. O atendimento é feito de forma virtual através de redes sociais e chamadas de vídeo.

Segundo a psicóloga e superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, o modelo oferecido é de plantão, que é um acolhimento pontual. O objetivo é dar suporte e ajudar no controle do equilíbrio, principalmente, dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus, ou pessoas que de alguma maneira, tenham se sentido afetadas pela pandemia.

“São pessoas com ansiedade generalizada, depressão, síndrome do pânico, pensamento acelerado e outros transtornos psíquicos que possam ter sido agravados nesse período”, pontuou.

Quem deseja atendimento psicológico virtual pode procurar o serviço através do telefone (74) 98842-2777. (Ascom)


Covid-19: Prefeitura de Petrolina inicia campanha de arrecadação de alimentos e kits de higiene

por Milena Pacheco 25 de Março de 2020 às 10:54
categoria: Solidariedade

Além dos riscos à saúde, a pandemia do coronavírus trará efeitos graves às finanças dos brasileiros, principalmente, os mais pobres. Para minimizar o impacto social da crise, a Prefeitura de Petrolina iniciou uma série de medidas. Uma delas é a campanha de arrecadação de alimentos e material de limpeza para o público mais vulnerável. A mobilização será feita pelo programa Transforma Petrolina com uma coleta dos donativos em domicílio para evitar aglomerações.

Veja como ser um doador e quais são os alimentos:

Para doar, a população deve entrar em contato pelo Instagram @transformapetrolina ou nos telefones: (87) 9.9634-9252; (87) 9.9639-3890; (87) 9.8875-1175; ou (74) 9.8814-1112. Deve ser fornecido o endereço do doador para a equipe da Prefeitura agendar a coleta dos mantimentos.

Os funcionários envolvidos no recolhimento dos donativos estão orientados a evitar contato físico com os doadores, prevenindo assim, a possibilidade de contágio. O serviço estará disponível ao público, tanto para a coleta quanto o atendimento, no horário das 8h às 18h.

A prioridade é que a população doe alimentos não-perecíveis, tais como, feijão, arroz, macarrão, fubá, leite em pó entre outros. Já os materiais de higiene solicitados são desinfetantes, detergentes, creme dental e sabão. Tudo o que for arrecadado será destinado a comunidades pobres da cidade, organizações sociais e pessoas em situação de rua.

Outra medida prevista para o enfrentamento ao coronavírus é uma campanha para trabalho voluntário de profissionais da área de saúde. O Transforma Petrolina deve anunciar ainda esta semana os critérios e vagas necessárias para os interessados a atuar na linha de combate à Covid-19. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Divulgação)


Voos no aeroporto de Petrolina foram mantidos nesta terça-feira

por Milena Pacheco 25 de Março de 2020 às 10:42
categoria: Regional

Com a pandemia do novo coronavírus, alguns serviços de transporte foram suspensos em Petrolina, menos o aeroporto Senador Nilo Coelho que segue funcionando mesmo com número reduzido de passageiros. Duas companhias aéreas chegaram a anunciar a suspensão das atividades no terminal aéreo de Petrolina a partir desta terça-feira (24), mas todos os voos foram confirmados.

A manutenção do serviço acalmou os passageiros que precisam viajar. 

De acordo com a Infraero, as operações aéreas dos 44 aeroportos que a empresa administra estão ocorrendo normalmente. Mesmo assim, por causa da epidemia do novo coronavírus, o movimento de passageiros no aeroporto de Petrolina caiu quase 18% no mês de fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado.

Em nota, a empresa Azul informou que vai reduzir a capacidade consolidada em cerca de 90% entre a quarta-feira (25) e o dia 30 de abril. A companhia ressaltou que está em contato com os clientes afetados pelas mudanças para providenciar reacomodação necessária.

A Voepass Linhas Aéreas não informou por quanto tempo irá manter as atividades de forma normal. (Com informações G1/Petrolina)


Cabrobó adota medidas mais restritivas para proteger população contra o Coronavírus

por Milena Pacheco 24 de Março de 2020 às 12:40
categoria: Regional

Por Mário Souza

O Prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcante, adotou nesta segunda-feira (23), medidas ainda mais restritivas para reduzir possíveis danos que a proliferação do Coronavírus possa trazer a população local.

Acompanhado a tendência nacional, o gestor determinou por meio de decreto, a suspensão das atividades de todos os estabelecimentos comerciais localizados no âmbito do território do Município. As opções para os comerciantes, serão os serviços de entrega em domicílio, inclusive por meio de aplicativos e comércio eletrônico.

Lojas de conveniências e outros estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população, poderão fazer atendimento para vendas na modalidade em que o cliente receba os produtos adquiridos e leve-os para sua residência. O decreto ainda orienta que mesas e cadeiras, devem ser retiradas do local, já que estará proibida a permanecia dos clientes, por tempo superior e necessário ao fornecimento dos alimentos.

Já a feira livre do município normalmente realizada aos sábados, passa a acontecer nas quartas-feiras. No entanto, somente será permitida a comercialização, em barracas de feira, de alimentos destinados ao consumo humano, como frutas, verduras e temperos. As bancas deverão ficar afastadas umas das outras, por quaisquer dos lados, a uma distância de 3 (três) metros. O serviço será fiscalizado para que os clientes guardem distancia uns dos outros.

Considerados serviços essenciais:

Supermercados, farmácias, padarias, os serviços de abastecimento de água, gás, energia, telefonia e internet, clínicas e os hospitais veterinários, as lavanderias, bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, terão permissão para continuar funcionando, desde respeitem as medidas de higiene e segurança, bem como evitando aglomerações. Os hotéis e pousadas também podem manter o funcionamento com atendimento restrito aos hóspedes.

Os serviços de transporte e armazenamento de mercadorias, as centrais de distribuição (CEASA) e as oficinas de manutenção e veículos leves e pesados, poderão funcionar exclusivamente para assegurar a regular atividades dos estabelecimentos.

Ainda segundo a decreto, ficam suspensos os serviços de construção civil, exceto em casos urgentes em situações onde não possa haver reparação. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Mário Souza/ Nossa Voz)


Coronavírus: Infectologista dá dicas e tira dúvidas sobre a doença

por Milena Pacheco 23 de Março de 2020 às 09:08
categoria: Podcast

Vanda Torres e Cristina França, no Podcast Remexendo a Notícia no episódio desta semana continua falando da pandemia do COVID-19. Você vai ouvir uma entrevista esclarecedora com o infectologista Rodrigo Videres.

O médico tira dúvidas e dá dicas valiosas para evitar o contágio do novo Coronavírus. Então, clica aqui, https://bit.ly/2UtHPVL aperta o play, ouça e compartilhe o nosso Podcast Remexendo a notícia.


Prorrogado prazo para pagamento do IPTU com desconto de 15% em Petrolina

por Milena Pacheco 20 de Março de 2020 às 08:23
categoria: Regional

Esta faz parte das medidas adotadas pelo município por conta da pandemia do novo coronavírus, considerando os impactos econômicos.

Foi prorrogado o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), com desconto de 15%, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Esta faz parte das medidas adotadas pelo município por conta da pandemia do novo coronavírus, considerando os impactos econômicos.

Segundo a prefeitura, o desconto de 15% já havia sido encerrado. Entretanto, a partir de agora, os contribuintes adimplentes têm até dia 15 de abril para pagar o imposto, com 15% de desconto.

Para ter acesso ao desconto, basta emitir a guia no site da Prefeitura de Petrolina. (Fonte: G1 Petrolina)


Sesc Petrolina suspende parcialmente atividades por trinta dias

por Milena Pacheco 19 de Março de 2020 às 08:12
categoria: Regional

Diante da pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Sesc Petrolina suspendeu suas atividades dos Programas de Educação, Cultura, Assistência, Saúde e Lazer, por um período de trinta dias. O Restaurante Oscar Sobral (Ioiô) e o Banco de Alimentos são exceções, portanto continuarão funcionando neste período. A medida preventiva tem o intuito de preservar a saúde de todos os usuários e funcionários, seguindo as recomendações dos governos estadual e municipal. 

Com informações da Assessoria


Petrolina: Prodecon autua estabelecimentos por reajuste no preço de álcool gel e máscaras

por Milena Pacheco 18 de Março de 2020 às 08:11
categoria: Regional

Um dos impactos causados pela pandemia do coronavírus tem sido a grande procura por produtos relacionados à prevenção como álcool gel e máscaras. Por conta disso, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) autuou nesta terça-feira (17) seis estabelecimentos comerciais de Petrolina para verificar o possível aumento abusivo dos valores destes produtos.

De acordo com a assessora jurídica do Prodecon, Valdene Pedone, as denúncias tem aumentado gradativamente, principalmente, após o aumento de casos suspeitos na cidade. No entanto, a representante do órgão ligado à prefeitura, esclarece que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor é caracterizado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços e obter vantagem desproporcional.

“Hoje, fizemos autuação a seis estabelecimentos, isso significa que eles foram denunciados por suposto aumento abusivo. Contudo, é muito importante esclarecer que a simples elevação de preços não pode ser configurada como prática abusiva. Tanto que, esse procedimento é justamente para saber se os comerciantes apenas aumentaram os preços diante da alta procura ou se, de fato, eles estão comprando mais caros também”, explica.

Como denunciar?

Os consumidores que encontrarem alguma situação de aumento abusivo ou atos que possam lesar seus direitos podem entrar em contato com o Prodecon através do número 3861-3066. Devido às recomendações de saúde para evitar contato físico, o atendimento presencial na sede do Prodecon no Centro de Convenções ficará suspenso por 15 dias.  

Após a notificação, os estabelecimentos têm 10 dias para apresentar as notas de compra junto aos fornecedores e também notas de venda a fim de apuração de valores. Se constatada a infração, o estabelecimento responderá a processo administrativo e poderá ser multado. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Divulgação PMP)


Sesc Petrolina suspende aulas e atividades como prevenção contra o coronavírus

por Milena Pacheco 17 de Março de 2020 às 11:02
categoria: Regional

Cursos de esportes e programação cultural dos meses de março e abril estão suspensas

Diante da pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, o Sesc Petrolina suspendeu algumas das atividades agendadas para os meses de março e abril e paralisa a partir desta quarta-feira (18) as aulas para os estudantes da unidade. O objetivo é evitar aglomerações em ambientes fechados e preservar a saúde dos funcionários e do público que frequenta a instituição.

A suspensão das aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental ocorre pelo período de 15 dias, em respeito ao decreto estadual de medidas preventivas ao Coronavírus. A previsão é que as aulas sejam retomadas no dia 31 de março. Os cursos e oficinas da área de cultura e esportes oferecidos no Sesc também estão com aulas suspensas até o final do mês.

Toda a programação cultural agendada para os meses de março e abril, como o Experimenta Cena e Aldeia Vale Dançar, está adiada até que novas datas sejam fechadas para a realização dos eventos. A Galeria de Artes Ana das Carrancas está fechada. No dia 12 de março o Sesc já havia decidido adiar as sessões do projeto Cine Sesc Dona Amélia pelos próximos trinta dias e suspender  por 15 dias as reuniões do grupo de idosos, assim como todas as atividades voltadas para este público. 

Com informações da Assessoria