asdasdasdasd

Em 2016, 1.653 animais foram recolhidos em BRs de Pernambuco

por Simone Marques 24 de Maio de 2017 às 15:33
categoria: Regional



O abandono de animais de grande ou pequeno porte em rodovias representa perigo tanto para os bichos, quanto para os condutores. Nas BRs de Pernambuco, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas em 2016, foram recolhidos 1.653 animais. Até maio deste ano, o número foi de 367. Na semana passada, um motociclista ficou ferido porque tentou passar entre um carro e um caminhão quando um cavalo atravessava a pista. A colisão aconteceu na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife.

No ano passado, cinco cavalos morreram em um acidente envolvendo um ônibus, que atropelou um dos animais, tombou e acabou matando outros quatro que estavam às margens da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com Cristiano Mesquita, assessor de comunicação da PRF, os bichos mais comuns de serem encontrados são jumentos, cavalos, bois e cabras. É importante lembrar que, ao avistar um animal na pista, o motorista deve entrar em contato com a PRF, pelo telefone 191.

"O ideal é que o motorista consiga desviar do animal com segurança, tendo cuidado com quem vem atrás e ao pegar a contramão. A colisão pode machucar o animal que, geralmente, é arremessado contra o para-brisa e pode também deixar os ocupantes do veículo feridos", afirma Cristiano. Outras recomendações são: ao avistar um cavalo, por exemplo, reduzir a velocidade do veículo e evitar o uso de buzina e farol alto, para não assustá-lo.(Com informações do Ne10)


Superintendente divulga ações desenvolvidas pela Codevasf na sessão da Câmara desta terça-feira (24)

por Adriana Rodrigues 23 de Maio de 2017 às 17:51
categoria: Regional

A sessão desta terça-feira (24), na Casa Plínio Amorim foi marcada pela participação do Superintendente da Codevasf Aurivalter Cordeiro Pereira da Silva, conforme requerimento nº 196/2017, de autoria do Presidente da Câmara Osório Siqueira, para fazer explanação das ações desenvolvidas no município de Petrolina, principalmente na área irrigada como também dos outros 69 municípios e expor projetos.

“É importante a participação legal desses representantes que são os vereadores, porque nós estamos fazendo um trabalho, onde seja conscientizada a população, da importância das ações desenvolvidas pela Codevasf e em especial no tocante ao abastecimento de água. Como vocês sabem tem vários sistemas de abastecimento aqui e no interior de Petrolina, como também em outros municípios. Só aqui as margens do Rio São Francisco a Petrolândia corresponde a 32 sistemas de abastecimento que a gente está concluindo. Foram iniciados em 2011 e não foram concluídos ainda. Alguns sistemas são as prefeituras que não querem receber, porque estão aguardando que a Compesa se pronuncie. Outras estão dependendo da autorização da Câmara para que possam passar para a Compesa”, informou o superintendente.

Sobre as obras do Pontal, Cordeiro mantém o discurso. De acordo com ele, a licitação já foi feita e está aguardando apenas o processo judicial. “Estamos tirando as pessoas, estamos dando um prazo para aqueles que queiram tomar iniciativa de sair tranquilamente e aqueles vão de encontro com a justiça, infelizmente a gente vai ter que tomar outras medidas coercitivas. Não é nossa obrigação, mas as pessoas precisam entender, que ficamos em uma situação que é o meu caso, a própria justiça está me cobrando, porque eu não tenho implantado ainda a reintegração de posse. Porquê? Porque quando se é decisão judicial, não se discute, se cumpre”, falou.

A cerca do destrato do Projeto Pontal, Aurivalter informa que já foi realizado e o coordenador da instituição já está em processo técnico no que diz respeito a definir valores. “Não é como se falava antes que é uma associação querendo vender lotes, não é. A utilização desses lotes e a distribuição será de acordo com a lei será através de licitações que nós acreditamos que será em agosto ou setembro. Em sua maioria serão pequenos agricultores, mas não vai deixar de existir uma área empresarial, agora quero que as pessoas entendam que quando a licitação, porque as pessoas muito confundem, não vai ser o grande vai passar da licitação do pequeno, os lotes empresariais só quem pode é empresa e os lotes menores só quem pode passar são pessoas físicas. Você ganhando a licitação, você não precisará desembolsar, você terá quatro anos para fazê-lo”, finalizou ele.

 


Ammpla encerra dia 30 prazo para vistoria veicular

por Simone Marques 23 de Maio de 2017 às 17:10
categoria: Regional

Até o próximo dia 30, a Autarquia de Mobilidade Urbana de Petrolina (Ammpla) estará realizando a vistoria anual obrigatória dos veículos de transporte complementar, escolar, táxi, de fretamento e de turismo. Já os mototaxistas terão até o dia 15 de junho para fazer a vistoria.

Os responsáveis pelos veículos devem comparecer à sede da AMMPLA, localizada na Av. da Integração, Caminho do Sol, n° 1202, das 7h às 13h, para pagamento das taxas. Quando estiverem de posse da autorização, podem se dirigir até o Sest/Senat, no bairro KM 2, para fazer as vistorias. Os motoristas que não realizarem o procedimento estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei.

Os condutores devem apresentar os seguintes documentos: cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículo (CRV), certidão negativa de antecedentes criminais dos estados da Bahia e Pernambuco, certidão de nada consta da habilitação, e a comprovação dos cursos de especialização. Poderão ser requisitados outros documentos dependendo da categoria do veículo. 


Ambulantes aglomeram Câmara de Vereadores pedindo explicações sobre instalações de barracas no São João

por Adriana Rodrigues 16 de Maio de 2017 às 16:55
categoria: Regional

Vários ambulantes de Petrolina aglomeraram a Câmara de Vereadores nesta terça-feira (16), para pedir ao legislativo esclarecimentos a cerca das instalações de barracas no São João.

Segundo Marcos Hilton do José e Maria, a prefeitura terceirizou os espaços onde será realizado o evento nos bairros. "A gente só quer explicações. Não estamos falando de Miguel Coelho. A gente só quer saber. Ano passado a gente já sabia, onde iríamos instalar nossas barracas, esse ano ninguém sabe de nada. A gente está coligado com os vereadores mas estamos avulso, a gente não sabe de nada. Dizem que terceirizaram para a Top Eventos e nós que passamos o ano esperando o São João para poder ganhar um dinheiro para se manter o resto do ano e chega essa época do ano e eles terceirizam", lamentou. De acordo com Marcos, o temor da categoria é ficar sem trabalhar. "A gente não está pedindo nada a ninguém, nada é de graça. Os custos são altos. Já está em cima, eu que moro no José e Maria não vou poder colocar barraca dentro do meu próprio bairro? Ou seja, jogavam a gente em uma cinuca de bico", desabafou.  

Através de nota, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, sobre a concessão de espaços durante o São João dos bairros, informa que foi firmado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Petrolina e a Central Única dos Bairros (Cubape), através do qual, a administração municipal disponibiliza as atrações musicais, enquanto a Cubape se responsabiliza pela parte estrutural que compreende palco, som, iluminação e também a comercialização de alimentos e bebidas.

O termo de cooperação técnica garante à Cubape toda a autonomia para que esta possa deliberar sobre qual será a melhor forma de explorar o espaço e assim reaver os investimentos feitos pela entidade com a respectiva estrutura da festa.

Vale ressaltar ainda que a escolha pela Cubape deve-se ao fato da mesma ter apresentado toda a documentação exigida para firmar o termo de cooperação técnica. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes informa também que este modelo foi adotado para assegurar que cada bairro fosse contemplado com 2 dias de festa garantindo a democratização dos festejos em todas as regiões da cidade.


Servidores lotam a Câmara de Petrolina para pedir apoio quanto ao reajuste salarial de diversas categorias

por Adriana Rodrigues 16 de Maio de 2017 às 12:47
categoria: Regional

Os servidores que não foram contemplados com o aumento salarial do mês passado, paralisaram suas atividades por 24h, nesta terça-feira (16), em Petrolina. Na sessão da Câmara, na Cassa Plínio Amorim os manifestantes lotaram o plenário, pedindo a intermediação do legislativo com a prefeitura para as negociações, que segundo o presidente do Sindsemp, Walber Lins, não tem tido sucesso.

Ele informa que dos servidores existentes, 1.200 não receberam aumento. Dentre as categorias, estão agentes de endemias, agentes de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, agente de trânsitos, fiscais de transporte, analistas de controle interno e auditor-fiscal da fazenda. “Essas categorias receberam zero de aumento. Durante assembleia teremos deliberação, pra que a gente possa conduzir o processo daqui pra frente e espera que o executivo conduza o que é de direito dos servidores”, destacou Lins.

Edson Freitas, diretor do sindicato dos enfermeiros do Estado de Pernambuco, diz estar insatisfeito com executivo. “Após três reuniões, não tivemos avanço e a gente veio buscar o apoio dos vereadores. A gente espera esse término de ação para que possamos avançar em nossa pauta, já que a data base do município é em janeiro e mais de 70% dos cargos efetivos do município já tiveram seu aumento”,

Romário Rodrigues Nascimento, agente de saúde, também pedie a sensibilidade dos parlamentares. Segundo ele, o salário da categoria está defasado e não é reajustado há três anos.

O projeto de reajuste foi aprovado na Câmara por unanimidade, e viabiliza o reajuste salarial apenas de 75% dos servidores municipal, que inclusive já foi pago em abril. A proposta fez parte das primeiras negociações em relação às reivindicações do sindicato, visava o reajuste de todas as categorias, porém apenas parte dos servidores tiveram os direitos assegurados.

 


Detran-PE faz manutenção em sistema e serviços ficam fora do ar

por Simone Marques 15 de Maio de 2017 às 12:00
categoria: Regional

Os sistemas do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), nas unidades dos Shoppings e nas Ciretrans estão fora do ar nesta segunda-feira (15). Isto porque, desde a última sexta-feira (12), quando computadores do mundo todo foram atingidos por um ciberataque causado pelo ransomware WannaCry, o órgão está realizando uma atualização preventiva no sistema, paralisando os serviços temporariamente.

Segundo a assessoria de imprensa do Detran, os serviços na sede, que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, estão funcionando normalmente, porque a atualização já havia sido feita na última sexta. Já nas unidades dos Shoppings e Ciretrans, a previsão é de que as atividades sejam normalizadas ainda hoje.

"A gente tomou ações preventivas desde sexta, quando teve o foco do ataque. Para isto, a gente precisou tirar os sistemas do ar. Os servidores mais importantes estão operando normalmente. É uma medida preventiva de cautela. Não houve impactos ou invasão dos sistemas do Detran", explica Dércio Lira, gerente de Informática do órgão. (Com informações do JConline)


Vigilância sanitária apreende 37kg de queijos em panificadora no Centro de Petrolina

por Redação Nossa Voz 15 de Maio de 2017 às 06:49
categoria: Regional

A Agência Municipal de vigilância Sanitária (AMVS) apreendeu na quinta-feira (11) 37 kg de queijos sendo comercializado em indevidamente em uma panificadora no Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o órgão, o produto tinha o registro da Bahia (SIE-Bahia) e não possuía a autorização para a comércio no estado de Pernambuco.

Segundo a vigilância, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de outro estado não tem comercialização autorizada em Petrolina. Esse controle adotado pelo município é para garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população local.

As fiscalizações sanitárias acontecem rotineiramente. Denúncias de irregularidades podem ser realizadas pelo telefone (87) 3864-2738 ou da Ouvidoria 156. As denúncias são protocoladas e, em seguida, averiguadas.

 


Monumento que promete ser cartão-postal da cidade foi inaugurado em Petrolina

por Adriana Rodrigues 10 de Maio de 2017 às 20:57
categoria: Regional

Quem trafega pela orla de Petrolina, pôde notar que mais um monumento integra o local. Trata-se de uma homenagem à capital da irrigação.                                                                                                   

Às 19h desta quarta-feira (10), foi inaugurada a obra que custou R$ 40 mil e inova com uma hastag seguida de um coração e o nome da cidade, traduzindo o amor por Petrolina (#Eu<3Petrolina). Com as cores branca, azul, vermelho, amarela e verde, a escultura promete ser o cartão-postal da cidade.                                                                                                                                       

O prefeito Miguel Coelho ressaltou a sua felicidade por ser a primeira obra de muitas que ele promete inaugurar. “É uma alegria muito grande inaugurar o primeiro atrativo turístico e o melhor é que a prefeitura não gastou nada. A gente já sabia que a orla era o ponto de encontro de algumas pessoas, mas ninguém via nada com o nome de Petrolina para tirar uma foto, para levar o nome de Petrolina para o mundo. Resolvemos fazer o que as grandes cidades já fazem. Petrolina é grande e tenho certeza que nossa cidade vai ganhar o mundo com fotos nossas e dos nossos turistas”, destacou.

O ex-deputado fez questão de agradecer a parceria do empresário Sérgio Menezes que em sua fala prometeu contribuir para o desenvolvimento econômico de Petrolina. De acordo com ele, esse é só o começo de uma história que será construída com a prefeitura. “É com grande satisfação podermos de alguma forma contribuir para a sociedade de Petrolina, com esse monumento que vai agregar valores.

O empresário anunciou que após o São João, será lançado em Petrolina um empreendimento que vai ajudar a cidade com aproximadamente setecentas vagas de estacionamento. “Precisava ter essa integração da sociedade com o empreendimento e poder público para a gente fomentar mais ainda a economia”, destacou. Menezes garantiu que a aposta trará competitividade e mais viabilidade para o município. “É um momento promissor para Petrolina e eu acredito muito nesse prefeito”, reiterou.

Dentre as autoridades, marcaram presença no evento o presidente da Câmara de Petrolina Osório Siqueira, os vereadores da base aliada e diversos representantes da sociedade civil.

 


Ronaldo Silva diz que vereadores convocam audiências públicas apenas para se aparecerem

por Adriana Rodrigues 9 de Maio de 2017 às 16:22
categoria: Regional

Mais uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta terça-feira (09). Dessa vez para tratar sobre o aumento das tarifas de transporte coletivo que passaram a vigorar a partir das 00h do dia 19/03/2017 – conforme requerimento de nº 0102/2017, de autoria do vereador Gilmar dos Santos (PT).

Antes de começar, o vereador Ronaldo Silva (PSDB), retirou-se do plenário e disse que audiência pública é perda de tempo. Ele critica a forma como são tratados os encaminhamentos após as audiências. Segundo o parlamentar, alguns vereadores convocam audiências para se aparecem perante a comunidade. 

“Eu não participo mais de nenhuma Audiência Pública nessa Casa, pois já participei de diversas audiências e eu nunca vi ninguém resolver nada. Se eu tiver errado, alguém me mostre. É perca de tempo! Alguns vereadores fazem para se aparecer. Então quem convocou que se apareça só. Pelo regimento interno, quem convoca é obrigado a participar, além de um membro da mesa. Os demais vereadores não tem obrigação de participar", alfinetou.


Cabrobó promove Audiência Publica para discutir perenização do Riacho Grande

por Mário Souza 4 de Maio de 2017 às 16:14
categoria: Regional

Agricultores, representantes do Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Cabrobó, além de Sindicalistas e entidades ligadas a questões agrícolas, participam nesta sexta-feira (5) de uma Audiência Publica que discutirá projetos que visam resolver as dificuldades hídricas na região

Promovido pela Câmara de Vereadores, o evento será sediado no Ginásio de Esportes Valdemir Jacinto Pereira (O Araujão) em Cabrobó-PE. A abertura dos debates esta prevista para as 8horas da manhã e as discussões devem se estender até o incio da tarde.

Entre os temas a serem discutidos, estão ; a Perenização do Racho Terra Nova (Riacho Grande) e seus benefícios para os pequenos produtores rurais dos municípios de Cabrobó e Terra Nova. Outra pauta da audiência, será a instalação do Perímetro Irrigado do Jatobá, que teria um papel importante no desenvolvimento econômico dos municípios de Cabrobó e Orocó.

O evento contará com as presenças do Vice-Governador Do Estado de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), Prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcante, Deputado Federal Kaio Maniçoba (PMDB), e os Deputados Estaduais Rodrigo Novaes (PSD) e Lucas Ramos (PSB), Secretario Municipal de Agricultura Glênio Rodrigues e Vereadores de Cabrobó.

Além das falas das autoridades, os representantes da sociedade civil organizada, terão oportunidade de expressar seus anseios mediante inscrição prévia.