asdasdasdasd

Missa na Catedral de Petrolina marca três anos sem Osvaldo Coelho

por Karine Paixão 31 de Outubro de 2018 às 16:53
categoria: Homenagem

Dona Ana Maria Cruz Coelho (esposa) e filhos Patrícia Coelho, Guilherme Coelho, Josinha Coelho, Ana Maria Coelho, Ana Carolina Coelho e Ana Amélia Coelho Lemos, convidam parentes e amigos para missa de três anos do falecimento do eterno deputado federal, Osvaldo Coelho, que erá realizada nesta quinta feira  (01), às 17h na Igreja Catedral de Petrolina. 

Coelho faleceu após sofrer um infarto, no dia 1º de novembro de 2015, em sua residência no Recife. Defensor aguerrido da melhoria de vida e desenvolvimento das regiões através da irrigação e educação o político pernambucano dedicou seus 84 anos à vida pública, independente de exercer ou não um mandato. Esse comprometimento é reconhecido pelos colegas de parlamento, que o admiravam pela defesa constante do Semiárido. Foi o responsável pela consolidação dos perímetros irrigados de Petrolina e pela implantação do Instituto Federal do Sertão e da Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Espero que as pessoas lembrem de mim como aquele que fez de tudo para fortalecer os mais fracos”, dizia Coelho quando questionado sobre o poto mais forte do seu legado. 

Ao comemorar seu último aniversário, Osvaldo falava sobre sua trajetória. Ele reconhecia o sacrifício feito por sua família em abrir mão da sua companhia e identificava na esposa, Anamaria Coelho o esteio necessário para que pudesse travar suas batalhas em prol dos menos desfavorecidos. O Braço Forte do Sertão, como era conhecido entre os colegas, pregava na no Congresso Nacional  o tratamento desigual às regiões desiguais, com maior destinação de recursos para Norte e Nordeste do país para que estes alcançassem melhores índices de desenvolvimento socioeconômico que as demais áreas do país. 

A celebração desta quinta-feira (01) será, não apenas o momento de familiares, amigos e admiradores rezarem pela alma de Osvaldo Coelho, mas também homenagear esse exemplo de hombridade e retidão, tão necessária na política. A todos que comparecerem a família desde já agradece. (Foto: reprodução youtube)


Cabrobó recebe o Cine Sesi neste final de semana

por Mário Souza 30 de Outubro de 2018 às 14:34
categoria: Regional

Fonte / Marcelo Silva - apontecomunicacao / Fotos - Fernando Vitral 

Nos dias 02 a 04 de novembro, Cabrobó recebe o Cine Sesi, um projeto que leva cinema de qualidade, pipoca e filmes premiados de graça para cidades, onde a sétima arte não chegou ou tenham cinemas desativados. São 17 anos de projeto, 5,2 milhões de pessoas impactadas, apresentações em cerca de 700 cidades de 12 estados brasileiros. Em Pernambuco, o projeto entrou na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas de 118 municípios. As apresentações iniciam às 18h30, na Concha Acústica.

O Cine Sesi além de proporcionar cultura para o trabalhador da indústria, acaba por beneficiar toda a população dos municípios contemplados no projeto, já que as exibições acontecem sempre em praça pública e em locais de grande fluxo de pessoas.

“O Cine SESI se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se um meio de contribuir para a mudança social”, ressalta Nilo Simões Superintendente do SESI-PE.

LONGAS

O “Pequeno Segredo” relata a relação da Família Schumann com a menina Kat, uma criança frágil, mas de muita personalidade; “O Filho Eterno” retrata a história de um casal que espera a chegada do primeiro bebê. Mas a alegria do pai vira incerteza com a descoberta de que o filho tem síndrome de down.

Outro destaque é o “Touro Ferdinando”. Grande e forte, mas de temperamento doce, Ferdinando é escolhido por engano para as touradas. Sua verdadeira luta é provar que não se deve julgar ninguém pela aparência. Direção do brasileiro Carlos Saldanha.

"No caso de O pequeno segredo, temos uma história que fala sobre generosidade e respeito às diferenças, algo que precisamos em uma época de intolerância”, explica a curadora Lina Rosa Vieira.

CURTAS

“Plantae” - Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro é surpreendido por uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento para o meio ambiente.

“Próxima” - Aos doze anos, Carol percebe que o mundo inteiro ao seu redor está muito padronizado: suas tias e primas, as amigas da escola, as mulheres nas lojas, as cantoras da internet, todas estão com o cabelo liso. Menos ela.

“Médico de Monstro” - Dudu é um estudante que acabou de escolher o que vai ser quando crescer. Mas terá que enfrentar um dos seus maiores medos para exercer a sua futura profissão: tornar-se um médico de monstros.

CARAVANA - Esse final de semana o projeto também acontece na cidade de Itamaracá. Nesta edição a iniciativa já passou por; Ouricuri, Santa Terezinha, Trindade e Tabira, Salgueiro, Itapetim, Goiana, Sertânia, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Cedro, Poção, Triunfo e Pesqueira.

Até o final de fevereiro do ano que vem, passará por Arcoverde, Venturosa, Itaquitinga, Itambé, Macaparana, Machados, Escada, Pombos, Buenos Aires, Cumaru, Limoeiro, Cortês, Moreno, Tabira, Poção, Belém de São Francisco, Floresta, São Bento do Uma, Belo Jardim, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Lajedo, Sairé, Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Condado, Lagoa do Ouro, Maraial e Jaqueira. Dessas 15 vão receber o Cine Sesi pela primeira vez.


Quatro ônibus são retidos pelo transporte irregular de estudantes em Salgueiro

por Neya Gonçalves 17 de Outubro de 2018 às 16:21
categoria: Regional

Quatro ônibus que realizavam o transporte irregular de estudantes foram retidos, nesta terça-feira (16), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Juntos, os veículos poderiam transportar até 162 passageiros, mas havia 248 estudantes nos coletivos. 

Além da infração por excesso de lotação, outras irregularidades foram verificadas, como a falta de identificação obrigatória, ausência de equipamentos obrigatórios, mau estado de conservação, ausência da autorização para o transporte de escolares e falta de disco diagrama no cronotacógrafo. Os condutores também não possuíam o curso especializado para o transporte dos alunos e foi verificado o descumprimento dos tempos de direção e descanso do motorista profissional.

Os ônibus haviam saído da Zona Rural de Salgueiro com destino a escolas de ensino médio no centro do município. A PRF emitiu 28 autuações pelas irregularidades e os veículos foram recolhidos para o pátio.

Os veículos destinados ao transporte de estudantes devem seguir regras próprias para garantir a segurança e a integridade dos alunos, de acordo com o capítulo XIII do Código de Trânsito Brasileiro.


Prefeitura convoca agentes que irão atuar no Programa de Esportes e Lazer das Cidades

por Adriana Rodrigues 10 de Outubro de 2018 às 17:15
categoria: Regional

A prefeitura de Petrolina está convocando os candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para trabalhar no Programa de Esportes e Lazer das Cidades (PELC), do Governo Federal, criado para levar atividades esportivas e culturais, para comunidades periféricas.

Os candidatos chamados para integrar as atividades têm até esta quinta-feira (11) para comparecer à Secretaria Executiva de Esportes para assinar o contrato de ordem de início e posteriormente participarem do treinamento.

Os profissionais irão desenvolver um trabalho esportivo de agentes e coordenadores nos 10 núcleos a serem implantados.  A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (5).


Publicado no Diário Oficial da União edital do Canal do Sertão baiano

por Neya Gonçalves 4 de Outubro de 2018 às 16:15
categoria: Regional

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4) o edital de licitação do projeto básico do Canal do Sertão baiano. A obra será responsável por garantir segurança hídrica a 44 municípios e 1,5 milhão de baianos.

O projeto foi reativado através do deputado federal Aleluia (DEM-BA), o qual foi o responsável por articular junto ao Ministério da Integração Nacional, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e à bancada baiana a inclusão de uma emenda de R$ 30 milhões no Orçamento de 2018 para licitar o projeto inicial.

Aleluia também foi autor da emenda junto à MP 824/2018, que ampliou definitivamente a área de atuação da Codevasf em território baiano, fato essencial para o andamento do projeto.

Obra

O Canal do Sertão baiano vai captar água do Rio São Francisco, em Juazeiro, onde será responsável por garantir a conclusão do Projeto Salitre, irrigando mais de 32 mil hectares.

Ele segue por gravidade no sentido sul, integrando as bacias dos Rios Salitre, Curaçá-Vargem, Macururé, Itapicuru, Tourão-Poções, Vaza-Barris, Paraguaçu e Jacuípe. São mais de 300 quilômetros de extensão até desaguar na barragem de São José do Jacuípe, assegurando de forma definitiva a oferta de água em 44 municípios da região semiárida do estado.

A lista das cidades que serão beneficiadas pelo projeto são as seguintes: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Santaluz, São Domingos, Valente, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Candeal, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ichu, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Tapiramutá, Saúde, Uauá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Sobradinho e Juazeiro.

 


Câmara de Vereadores de Petrolina aprova LDO 2019 por unanimidade

por Adriana Rodrigues 2 de Outubro de 2018 às 11:15
categoria: Regional

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira (02), em em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 050/18, do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2019.

O PL estabelece as Metas e Prioridades da Administração Municipal, através dos Programas e Ações, definindo os objetivos do Governo Municipal de buscar maior eficiência e eficácia na utilização dos recursos públicos, para o desenvolvimento sustentável e social do Município. Também estabelece orientações específicas para elaboração, acompanhamento, controle e avaliação dos Programas da Lei Orçamentária para o ano de 2019.

Na mensagem da matéria, a Administração Municipal ressalta ainda que os critérios adotados na elaboração do projeto de lei em questão atendem às exigências legais da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O PL veio para a Casa, com 72 emendas já aprovadas pelas comissões. Os vereadores aprovaram a matéria por 16X0, em primeira e segunda votação sem discussões.

 


Professora de Libras dá 'puxão de orelha' em vereadores dispersos: "nos respeite"

por Adriana Rodrigues 25 de Setembro de 2018 às 11:07
categoria: Regional

Um grupo de deficientes auditivos lotou a Câmara de Vereadores de Petrolina na sessão desta terça-feira (25), cobrando o cumprimento da Lei Municipal de Nº: 1249 de 30 de maio de 2003, que oficializa a língua de sinais no município de Petrolina.

A solicitação para uso da tribuna expôs reivindicações da comunidade, em alusão ao “Setembro Azul”, mês nacional do surdo, em que todo país reforça as lutas e conquistas da comunidade.

A presidente da Associação dos Surdos na cidade, Maria Elena, pediu apoio aos vereadores, para que seja implementada na cidade uma sala bilíngue, já que ela tem notado a dificuldade no aprendizado dessa categoria. Uma outra preocupação é a acessibilidade nos lugares públicos de Petrolina. Ela relata que no cinema só tem filme legendado após às 21h, horário em que dificulta o acesso de menores de idade, além de repartições, a exemplo de hospitais em que não disponibiliza de tradutores para auxiliar esses deficientes.

No momento do uso da tribuna, houve um momento tenso entre os participantes da discussão. A professora chamou atenção de alguns vereadores, que no momento em que fazia explanação sobre as necessidades da categoria, estavam com conversas paralelas. "Vocês ficam conversando entre vocês, e na hora do voto como vamos considerar vocês? Lembrem que precisamos desse apoio, todos nós somos cidadãos, trabalhamos, pagamos impostos e exigimos valorização. Como estamos aqui pra falar e falta esse respeito? Por favor nos respeite", exigiu.

Os vereadores Gilmar Santos e Gabriel Menezes, cobraram avanços para acessibilidade em Petrolina, inclusive um tradutor para a Casa Plínio Amorim.

O presidente da Casa Osório Siqueira, foi solícito em relação a cobrança. Ele disse, que apesar da Câmara não está em um bom momento financeiro, mas como não é um cargo político, faz-se necessário a contratação de um profissional para exercer essa função a partir do mês de outubro.


Candidato a senador, Helio Cabral prega escolha independente e fim do Senado: “Uma casa inútil”

por Karine Paixão 25 de Setembro de 2018 às 10:35
categoria: Carnaval 2018

Com a proposta de extinguir o Senado Federal ao qual classificou como uma “Casa de Lordes”, que não estaria em consonância com os interesses da população, Hélio Cabral, concorre a vaga de senador de Pernambuco pelo PSTU. O candidato procurou a redação do programa Nossa Voz na manhã desta terça-feira (25) para detalhar suas propostas e reforçar sua defesa do trabalhador. Natural de Belém do São Francisco, ele residiu em Petrolina até ingressar na Universidade Federal Rural de Pernambuco onde formou-se em agronomia e hoje leciona naquela instituição. Questionado sobre o motivo de ingressar na disputa, Hélio aponta a defesa de um modelo socialista de valorização dos trabalhadores como a principal causa.

“Não é primeira vez que a gente é candidato. Fui 2010 concorri ao Senado. Estivemos em Petrolina. Dos 40 anos que saí Petrolina deu uma invertida sob ponto de vista, pelo menos no campo. As pessoas tinham um pedaço de terra, podia plantar alguma coisa, colocava o filho para estudar, às vezes se formar e hoje a maioria das pessoas é assalariada, ganha muito mais e está sujeita a exposição solar sem equipamento de proteção individual, muitas vezes expostas a agrotóxicos. Essa a Petrolina do desenvolvimento que poucos ganham, muitos trabalham e a vida está muito difícil e é em nome desse povo que a gente está colocando a nossa candidatura, mas no país inteiro”.

Questionado sobre a viabilidade de implantação do plano do governo do seu partido na gestão do Estado, que propõe dentre outras coisas, “construir um quilombo socialista contra a exploração, o desemprego, o racismo, a LGBTfobia, o machismo, a xenofobia”, o agrônomo reforça que “as mudanças acontecem a partir das necessidades sociais”. “Nosso partido é diferente dos outros, não só pelas propostas, mas pelo método e nós acreditamos na possibilidade de virada porque, veja bem, quem produz nesse país e em qualquer lugar do mundo são os trabalhadores. Vivemos num mundo capitalista em que a produção é social e o usufruto dela, das mercadorias é individual, muitas vezes de um grupo ou de uma família. Então, em nome dessa grande maioria nós acreditamos que um dia a gente pode fazer essa virada, então, o objetivo do nosso partido é fazer uma revolução socialista”.

Hélio Cabral ainda atribui ao modelo econômico vigente, os altos índices de criminalidades enfrentados em Pernambuco e no Brasil. “O mundo da forma em que ele está está levando a sociedade à barbárie. Nossos filhos sendo assassinado, tivemos 6 mil mortes e 60 mil no país. São números de países que estão em greve. Portanto eu acho que é possível ter uma outra sociedade em que inclusive haja menos violência, menos machismo, menos racismo. As pessoas precisam ser tratadas igualmente não apenas na forma da Lei, mas na vida real”.

O postulante também comentou as pesquisas que apontam para uma polarização entre os candidatos da Frente Popular de Pernambuco e da coligação Pernambuco quer Mudar. Para Cabral o primeiro ponto a ser observado é a necessidade de desvincular o voto para senador da escolha do postulante ao Governo. “Na verdade os governadores ele está preocupado com quem vai ser eleito para a Assembleia Legislativa aqui de Pernambuco. O cara que é eleito senador, vai trabalhar na legislação federal, vai trabalhar junto com as políticas do presidente da república e não no governo do estado. Então eu peço a você que desvincule esse voto. Se você já tem um candidato a governador, não é obrigado a votar no candidato a senador que ele está indicando”.

Por fim, detalhou sua proposta de encerrar as atividades no Senado, entidade legislativa que considera inútil. “Uma das propostas nossas é propor a extinção do Senado por várias razões. A primeira delas é que: é um grupo de 81 pessoas que representam os estados, que são governados pela burguesia, pelos ricos, pelos grandes empresários. Essa casa serve muitas vezes para filtrar o que possa, muitas vezes, o que possa vir em benefício da população mais pobre. Então essa casa é uma casa de lordes. Gasta muito dinheiro, R$ 4,2 bilhões se gastou com a movimentação do Senado, uma casa inútil, onde poderia ter apenas a Câmara dos Deputados. Eles terminam tendo R$ 3 milhões de votos só para não ter compromisso com ninguém”, classificou.


Vereador pede esclarecimento sobre contratação de empresa do RN para prestar serviços a prefeitura de Petrolina

por Adriana Rodrigues 13 de Setembro de 2018 às 12:16
categoria: Regional

Na sessão desta quinta-feira (13), o vereador Paulo Valgueiro, solicitou através de requerimento ao Prefeito Miguel Coelho, informações referentes ao Contrato n° 304/2018 que tem por objetivo a contratação de uma empresa do Rio Grande do Norte, para prestação de serviços de locação de veículos com e sem motorista, para suprir as necessidades das Secretarias e Órgãos da Prefeitura Municipal de Petrolina.

O parlamentar justifica que, a prefeitura aderiu a uma licitação realizada pelo governo naquele Estado. Paulo Valgueiro lembra que a empresa tornou-se réu na “Operação Pecado Capital”, por fraudes em locação de veículos. "Algumas coincidências. Fazem parte do quadro de sócios da empresa, pessoas ligadas ao pai do prefeito do Senador Fernando Bezerra Coelho, pessoas que a gente sabe da ligação, inclusive familiar com o deputado federal irmão do prefeito. Então são coisas que chamam atenção e leva a colocar em suspeição. Porque não se lançou um edital de licitação mais aberto que empresas locais pudessem concorrer?", questionou.

O líder da situação, Aerolande Cruz, argumenta que, a lei de licitação não veta a participação de nenhum parente. "Quando se abre licitação é em nível nacional, e qualquer empresa pode participar desde que esteja em dias. Toda e qualquer licitação é acompanhada pelo Tribunal de Contas. Se o vereador está dizendo qualquer coisa, ele vai mostrar e o Tribunal de Contas vai saber ou não se está acima do preço", justifica.

O requerimento foi aprovado por quinze votos a zero.


Cabrobó comemora 90 anos nesta terça

por Mário Souza 10 de Setembro de 2018 às 11:02
categoria: Regional

A cidade de Cabrobó – PE comemora nesta terça-feira (11), 90 anos de remancipação politica. Uma série de eventos, que começaram desde a última sexta-feira (7), marcam a programação da Prefeitura Municipal para festejar o aniversário.

Inaugurações, eventos esportivos, culturais e religiosos marcaram o cronograma de atividades alusivas ao aniversário de Cabrobó.

A programação prossegue nesta segunda-feira (10) com as inaugurações de duas Unidades Básicas da Saúde no distrito de Mãe Rosa na zona rural e no Bairro Maria Luíza na zona urbana, alem do novo espaço de reabilitação do Centro de Cuidados Integrados. Também está marcada para esta segunda-feira, a inauguração do Pronto Atendimento do Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar. O novo espaço vai funcionar no prédio que inicialmente foi construído para a UPA de Cabrobó, mas teve autorização do Ministério da Saúde para ser convertido em um anexo do Hospital.

Para fechar a programação da véspera do aniversário cabroboense, será promovido um Show Gospel no Pátio de Eventos da Concha Acústica, com as cantoras Lauane Santos e Patricia Souza, as apresentações começam as 20horas.

No dia 11 de setembro – data magna oficial do município, a programação tem início as 8 da manhã com Culto Evangélico na Primeira Igreja Batista. Às 10horas será a vez da comunidade católica se reunir para a Missa na Igreja da Sagrada Família.

A tarde, as Bandas e Fanfarras da Cidade participam do Desfile Cívico, pelas principais ruas e avenidas da cidade. As evoluções estão marcadas para começar as 4 da tarde. Depois de percorrem as ruas, as Bandas concluem suas apresentações no Palanque Oficial montado na Praça João Freire de Carvalho.

Para encerrar a festa, a população cabroboense e os inúmeros visitantes se concentram no Pátio de Eventos a partir das 22 horas para assistir aos Shows Musicais. A música esta a cargo de Berrinho do Acordeon , Forro Fungá e Gabriel Diniz.