asdasdasdasd

APAC alerta para umidade baixa do ar na região do São Francisco

por Milena Pacheco 4 de Novembro de 2019 às 10:12
categoria: Regional

A Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, divulgou a previsão de umidade baixa e estado de alerta para região do São Francisco e sertão, até a próxima quarta-feira (06). Veja comunicado completo.

“A presença de uma massa de ar seco sobre o Sertão está propiciando uma acentuada elevação da temperatura e valores baixos de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. A umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20% no período da tarde em grande parte do Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco entre os dias 30/10 e 06/11, com temperaturas próximas a 37°”, alerta comunicado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a baixa umidade do ar pode provocar problemas de saúde a exemplo de Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Com a umidade abaixo dos 20%, como previsto para os próximos dias no Vale do São Francisco alguns cuidados podem ser seguidos: Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, Evitar aglomerações em ambientes fechados, Usar soro fisiológico para olhos e narinas, dentre outros cuidados.

Em caso de umidade abaixo dos 12% as recomendações são ainda mais rígidas, com interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc; Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas e durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, dentre outros locais.

Em que pese o alerta das Agencias para a baixa umidade na região, abaixo de 20%, uma consulta a pelo menos dois institutos de meteorologia nacionais apontam um final de semana com percentuais um pouco acima dos 20%, bem próximos das zonas de alerta, com 22% hoje (02) e 23% neste domingo (03), o que aponta para alguns cuidados quando da exposição ao calor. (Fonte: Blog Nossa Voz)