asdasdasdasd

Decreto suspende serviços de mototáxis e gratuidades no transporte público de Petrolina

por Milena Pacheco 24 de Março de 2020 às 14:03
categoria: Segurança

A Prefeitura de Petrolina anunciou novas medidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus no município. Após fazer um remanejamento da frota de ônibus, um novo decreto agora proíbe o transporte de passageiros em mototáxis e também suspende a gratuidade nos ônibus coletivos da cidade.

A medida de suspensão foi publicada em decreto nesta segunda-feira (23) e vale tanto para os estudantes que fazem uso da meia passagem tanto para servidor público municipal, excetuado aquele que se encontre exercendo funções essenciais no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

O decreto entra em vigor na data de sua publicação e vigerá pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período a depender da situação de crise na saúde pública causada pelo novo coronavírus. (Com informações: Ascom/ PMP/Foto: Ilustração)


Com 18 casos de Covid-19, Pernambuco suspende as aulas em todo o Estado

por Milena Pacheco 17 de Março de 2020 às 08:06
categoria: Segurança

O governador Paulo Câmara anunciou, em entrevista coletiva na noite de ontem (16), no Palácio do Campo das Princesas, novas medidas sanitárias para diminuir o contágio do coronavírus, diante do aumento dos casos confirmados no Estado. Subiu para 18 o número de pessoas infectadas em Pernambuco pelo novo vírus em circulação. Por conta disso, o Governo decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, já a partir da próxima quarta-feira (18), por tempo indeterminado.

Na entrevista, o governador detalhou o crescimento dos casos e as medidas adotadas: “Desses dez novos casos, três foram de transmissão local. Nós tínhamos apenas um desse modo, e passamos, portanto, para quatro. Os demais casos são de pessoas que estiveram em locais fora de Pernambuco e adquiriram o vírus naqueles locais, ou seja, importados. Na data de hoje, tivemos dois casos em Jaboatão dos Guararapes e um caso em Belo Jardim, de uma pessoa que tinha estado no exterior e contraiu o vírus lá, mas é residente naquele município do Agreste”, explicou Paulo Câmara.

O governador também informou as medidas tomadas em relação ao transporte público, segundo ele, após uma reunião com as concessionárias e permissionárias de ônibus e donos de empresas. “Foram acertadas medidas relativas à higienização dos coletivos ao final de cada viagem. Isso vai triplicar a higienização que hoje já é feita, e também vamos intensificar ações que já foram autorizadas, como a limpeza dos terminais e das estações, além de continuar e ampliar a campanha de conscientização junto aos usuários em relação ao transporte público”, disse.

Paulo Câmara também sinalizou para um possível desfecho da situação do navio de cruzeiro Silver Shadow, que se encontra parado no Porto do Recife, em quarentena. “Tivemos diversas reuniões por telefone em relação ao cruzeiro, várias tratativas com o Ministério da Saúde e da Defesa. A nossa expectativa é de que amanhã (17) tenhamos uma solução para esse caso”, concluiu.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, apresentou os números da doença no Estado. Ao todo, foram 183 notificações, sendo 81 casos descartados, 81 em investigação e três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Segundo André Longo, no acompanhamento dessa enfermidade aqui em Pernambuco, outras medidas poderão ser tomadas, de acordo com a avaliação do cenário, que é feita diariamente pelo Governo do Estado. “Queria enfatizar o reforço necessário e o cuidado com os idosos, além das pessoas que têm doenças crônicas, como cardiopatias ou problemas renais, que precisam guardar um maior isolamento, uma maior restrição no convívio social”, advertiu o secretário. Somam 19 os casos notificados de pessoas acima de 60 anos de idade em Pernambuco. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Azul anuncia suspensão de vários voos internacionais

por Nélia Lino 16 de Março de 2020 às 09:13
categoria: Segurança

Serão mantidos somente os que saem de Campinas, em São Paulo

    


A Azul anunciou nesta segunda-feira (16) uma série de medidas em resposta à evolução do novo coronavírus no Brasil, entre elas a redução de sua capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% e 50% em abril e meses seguintes, até que a situação se normalize.

A companhia aérea também comunicou que, partir de 16 de março, todos os voos internacionais, exceto os que partem de Campinas (SP), serão suspensos.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

"Embora nossa principal prioridade continue sendo a saúde e a segurança de nossos tripulantes e clientes, continuamos focados no ajuste da capacidade de acordo com a variação na demanda e na preservação de nossa posição de caixa durante esse período desafiador", disse John Rodgerson, CEO da Azul.

A empresa também informou que está implementando medidas para reduzir o custo fixo de suas operações, que representa em torno de 40% do total de custos e despesas operacionais da empresa, entre elas a postergação do pagamento referente à participação nos lucros e resultados de 2019.

A Azul anunciou ainda um programa de licença não remunerada, com 600 pedidos aprovados até o momento, além de redução de salário de 25% dos membros do comitê executivo até a normalização da situação, suspensão de novas contratações e de viagens a trabalho e despesas discricionárias.

A empresa decidiu pelo estacionamento de aviões e a suspensão de entrega de novas aeronaves. (Fonte: Agência Brasil/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


Coronavírus: Facape suspende atividades no auditório por tempo indeterminado

por Nélia Lino 16 de Março de 2020 às 08:22
categoria: Segurança

A Facape, seguindo as determinações do da prefeitura de Petrolina para evitar a propagação e disseminação do Covid-19, o novo coronavírus, decidou suspender, por tempo indeterminado, todas as atividades agendadas para o auditório da instituição, bem como, qualquer ação que provoque aglomerações acima de cem pessoas.

No entanto, as atividades acadêmicas e o cronograma de ensino continuam normalmente. Na nota, o presidente da faculdade destaca que além de evitar aglomerações, é preciso também “estimular à lavagem das mãos frequentemente, manter distância de pessoas que apresentem os sintomas comuns à contaminação por Covid-19, como tosse, por exemplo”.

Além disso, a direção da Facape está formando uma Comissão de Prevenção nesta segunda-feira (16). O objetivo é adotar medidas de orientação à toda a comunidade acadêmica sobre a pandemia. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Greve: Sindicato de policiais civis realiza nova assembleia hoje (13)

por Milena Pacheco 13 de Março de 2020 às 10:59
categoria: Segurança

(Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) vai realizar nova assembleia nesta sexta-feira (13), às 15h, na frente da Chefia de Polícia, na Rua da Aurora, Centro do Recife, com intenção de discutir se vão permanecer em greve, deflagrada às 0h desta sexta. A paralisação foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Segundo o Sinpol, a greve possui grande adesão, sem citar percentual, e os plantões pararam, sendo apenas realizadas operações em flagrante, nesta sexta. O sindicado diz que a paralisação se estende desde Petrolina, até a capital pernambucana. (Fonte: Blog Nossa Voz, com informações JC/Foto: Reprodução)


Prefeitura se reúne com representantes da Infraero para orientar sobre coronavírus

por Milena Pacheco 11 de Março de 2020 às 08:06
categoria: Segurança

A Prefeitura de Petrolina continua reforçando as medidas de segurança e de prevenção relacionadas ao novo coronavírus. Visando fortalecer, ainda mais, seu Plano de Contingência contra a doença, a secretária Municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque, se reuniu nesta terça-feira (10) com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho. 

(Foto: reprodução)

“O objetivo do encontro foi alinhar as estratégias adotadas pelo município, caso a cidade venha a registrar ou receber – via aeroporto – algum caso suspeito, já que o terminal não conta com equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no combate ao coronavírus, que vem se espalhando para diversos países a partir da China, inclusive com vários casos confirmados no Brasil. Vale reforçar que Petrolina não tem nenhum caso suspeito da doença até esta terça-feira”, destacou a secretária Magnildes.

Durante o encontro, Magnilde e o superintende do Aeroporto Senador Nilo Coelho, Alysson Cabral, discutiram sobre todos os protocolos necessários emitidos pelo Ministério da Saúde para inibir o contágio, em primeiro lugar dos trabalhadores que atuam no local, principalmente aqueles que têm contato direto com passageiros oriundos de viagens nacionais e internacionais.

O superintendente detalhou os procedimentos que já estão sendo realizados no terminal e explicou que os tripulantes do avião cargueiro que leva frutas para a Europa não circulam pela cidade, pois a aeronave fica pouco mais de uma hora em solo petrolinense. Segundo o superintendente, esse tempo é para carregar o avião e fazer o abastecimento de combustível.

Ele também disse que os funcionários das empresas aéreas já estão orientados sobre o coronavírus e que os agentes de proteção do aeroporto utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ficou acordado que a equipe da Secretaria de Saúde fará palestras para orientar os funcionários do terminal, além de distribuir no local um material informativo que está sendo produzido pela prefeitura. (Fonte: Blog Nossa Voz/ Reprodução)


Coronavírus: PRF avalia possibilidade de suspender bafômetro

por Milena Pacheco 4 de Março de 2020 às 11:02
categoria: Segurança

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou na tarde desta terça-feira (3) que está avaliando a possibilidade de suspender parcialmente o uso do bafômetro em blitz. A medida visa proteger os policiais rodoviários do risco de contágio do novo coronavírus (COVID-19).

Segundo o órgão, está sendo realizado pela área de saúde da instituição um estudo para analisar a possibilidade da implementação dessa medida. O documento enviado pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF–PE) propõe que os testes sejam feitos apenas quando houver evidências ou sinais que o condutor fez o uso de bebidas alcoólicas.

O presidente do SINPRF–PE, Thiago Arruda, explicou que “o procedimento lida com a tecnologia dos etilômetros passivos, onde o aparelho capta o ar do ambiente. Com isso, a gente tem uma exposição mais do que necessária para a atividade do policial rodoviário federal. Nossa preocupação é que, com esse contato excessivo, o policial não venha a ser um vetor da doença dentro da sociedade”. A informação foi divulgada em entrevista ao Programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta terça-feira.

A medida não tem previsão para ser colocada em prática, ou ser rejeitada. O documento foi enviado na segunda-feira (2) para a Superintendência da PRF, em Brasília. Após ser avaliado pela área de saúde da instituição, dependendo do parecer, a documentação segue para a Diretoria de Operações para, enfim, ser reenviado para Pernambuco com um laudo definitivo da situação. (Fonte: Jornal de Comércio)


PM de Pernambuco intensifica fiscalização no trânsito para reduzir número de acidentes

por Milena Pacheco 22 de Fevereiro de 2020 às 11:09
categoria: Segurança

A partir desta sexta-feira (21), BPTran e BPRv da Polícia Militar estão nas ruas com operações especiais para garantir tranquilidade dos motoristas e evitar que a animação do Carnaval acabe com acidentes. Todo o esforço operacional do BPTran estará voltado para a Operação Carnaval 2020.

As ações prioritárias para o policiamento ostensivo geral, além da fluidez do trânsito. Equipes ordinárias e extras serão distribuídas em pontos estabelecidos pela Diretoria de Planejamento Operacional da Corporação, funcionando em Pontos Básicos Fixos e patrulhamento das vias urbanas, com o objetivo de garantir a segurança dos pernambucanos e de todos os foliões que estiverem visitando nosso Estado.

O BPRv também preparou um esquema de forma a abraçar todo o Estado, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal. O Batalhão estadual terá sete postos fixos e patrulhas, seja nas rotas turísticas, com uma fiscalização que prioriza o caminho das praias do Litoral Sul, como Suape, Porto de Galinhas e Tamandaré, como do Litoral Norte, dando atenção especial nas estradas que levam a Itamaracá e Goiana. E as cidades do interior que têm forte atrativo para os foliões, como Bezerros e seus papangus, Triunfo e os caretas e tantas outras, também receberão total atenção do Batalhão. Os acessos a Olinda terão atenção especial. Este ano, além das viaturas e bloqueios, a novidade na área serão patrulhas a pé, com uma Van de apoio para fazer o deslocamento do efetivo, sempre que se tornar necessário. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: divulgação)


Prefeitura reúne entidades de segurança e discute formação dos novos Guardas Civis de Petrolina

por Karine Paixão 16 de Janeiro de 2020 às 13:13
categoria: Segurança

 

Os detalhes para a inauguração do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CMEPS) de Petrolina estão sendo ajustados para a entrega na próxima semana. Mas, já tem sala de aula sendo utilizada na preparação do curso de formação da Guarda Civil Municipal, etapa final do concurso público em andamento que começa na próxima segunda (20). O encontro pedagógico foi realizado nesta quarta-feira (15), com a participação de representantes ligados às entidades de segurança pública.

Na ocasião, foram discutidos o direcionamento, estrutura e organização do curso de formação, que será para 80 alunos. Participaram do encontro pedagógico representantes da Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Senac, bem como da banca organizadora do certame o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib).

A obra do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CMEPS) está sendo tocada pela Secretaria Executiva de Segurança Pública, em parceria com o Idib. A sede está localizada no Parque Josepha Coelho. A estrutura contará com três salas de aula – uma delas pode ser convertida em auditório -, coordenação, sala dos professores e secretaria escolar. Além de servir para as capacitações da GCM e da Defesa Civil, o local também será usado como instrumento de integração social.


Operação Papai Noel é lançada em Petrolina para intensificar segurança no comércio da cidade

por Milena Pacheco 19 de Novembro de 2019 às 10:17
categoria: Segurança

Serão 50 dias de policiamento ostensivo nas ruas do centro de Petrolina, 19 dias a mais do que a da operação realizada no ano passado.

Foi lançada nesta segunda-feira (18) a Operação Papai Noel em Petrolina, no Sertão de Pernmabuco. Serão cerca de 60 homens a mais, entre policiais civis, militares, agentes de trânsito e da Guarda Municipal, garantindo a segurança no comércio da cidade. A ação segue até 7 de janeiro de 2020.

Serão 50 dias de policiamento ostensivo nas ruas do centro de Petrolina, 19 dias a mais do que a da operação realizada no ano passado. “A operação Papai Noel foi pensada para dar mais segurança a população petrolinense, garantindo um incremento no Centro da cidade, em torno de 40 policiais a mais diariamente no centro da cidade, garantindo esse policiamento”, garantiu a delegada da Polícia Civil, Isabella Pessoa.

Além das rondas móveis realizadas por homens das polícias militar, civil e guarda municipal, este ano uma das novidades é a instalação de um ponto fixo na Rua Souza Júnior. “Estamos dando andamento novamente a Operação Papai Noel e vamos fazer o lançamento de 25 policiais militares, dentre eles, teremos o lançamento de algumas viaturas, incluindo o pessoal do motopatrulhamento. Teremos também reforço nos bairros periféricos”, esclareceu o major comandante do 5º BPM, Marcondes Ferraz.

A operação em Petrolina será realizada em parceria entre as forças de segurança, a Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas).

“O objetivo é melhorar o ambiente de segurança, de um modo geral, para o lojista, para o consumidor, a sociedade de um modo geral. É um período que aumenta muito o movimento de pessoas no centro da cidade e há necessidade de segurança”, disse o representante da CDL, Valdivo Carvalho.

Conforto tanto para os consumidores quanto para os lojistas. “A CDL, o Sindlojas e as forças se reúnem para que a gente crie essa parceria nessa operação, para passar essa sensação de segurança para o lojista, o consumidor e a população em geral”, reforçou o presidente do sindlojas, Joaquim de Castro. (Fonte: G1)