asdasdasdasd

Festa de Nossa Senhora do Carmo terminou com grande público

por Gabriela Canário 17 de Julho de 2018 às 16:05
categoria: Sertão do Araripe

A Festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo terminou nesta segunda-feira (16), feriado municipal em Ouricuri e a Paróquia preparou uma grande festa que ganhou movimentação bem extensa com grande público que participou de procissão e missa. A programação começou de manhã com celebrações na sede da Igreja Matriz, na Rua Prefeito Elias Gomes. A procissão ganhou as principais ruas e avenidas com cânticos festivos. O Bispo da Diocese de Salgueiro Dom Magnus Henrique celebrou uma missa que trouxe uma palavra de motivação no espírito e incentivos ao agradecimento a Deus pela graças alcançadas.

Padre Paulinho agradeceu o envolvimento dos fiéis, esta foi a edição da Festa foi a maior dos últimos anos, considerando o grande número de pessoas presentes, com uma programação diversificada, com muitos músicos e ministrantes que conduziram as celebrações nas noites.(Fotos Pascom)

Cidinha Medrado


Sem ambulância e iluminação a comunidade de Cara Branca em Ouricuri reclama mas prefeitura não responde

por Gabriela Canário 16 de Julho de 2018 às 15:59
categoria: Sertão do Araripe

Mais uma vez comunidade de Cara Branca reclama a falta de ambulâncias para o Povoado, há um bom tempo os moradores vêm pedindo atenção do governo para as dificuldades que existem por falta do transporte. A população sofre as consequências há vários meses e nada foi feito ainda para resolver a situação. Em casos de extrema urgência, o paciente tem que esperar a chegada de outro carro que vem se deslocando de outros municípios vizinhos ou vans, para prestar o socorro, e com receios disso custar a vida das pessoas se não aguentarem a espera.

Na noite deste domingo (15) por volta de 19h ocorreu uma briga entre 2 pessoas que estavam embriagadas usando arma Branca e ficaram feridas. E sem ambulância para socorrê-las, a comunidade teve que providenciar um transporte para levá-los à emergência do Hospital.

A comunidade também sofre com falta de iluminação e reclama a escuridão das ruas. Por causa da falta de manutenção nos postes, algumas lâmpadas foram danificadas e, apesar das reclamações, a prefeitura ainda não resolveu problema. A jovem Laismary Silva disse que maior medo é a falta de segurança.

“O problema da iluminação é desde de sempre e agora se agravou por causa das ruas novas, e a comunidade cresceu muito nestes últimos oito anos, essas ruas não tem iluminação, apesar de trocarem algumas lâmpadas na ultima reclamação, o problema continua grave e a falha ainda é enorme. Pra sair a noite precisei ligar lanterna do celular para ir em determinadas ruas. Moramos quase 90 quilômetros da sede e vem também a falta de segurança, pois não temos policiamento, eles só vem aqui quando acontece algo muito grave, ou seja, estamos abandonados”, lamentou a jovem.

Cidinha Medrado


Ex-prefeito Nininho de Parnamirim vai pagar multa referente a irregularidades fiscais de 2016

por Gabriela Canário 12 de Julho de 2018 às 14:45
categoria: Sertão do Araripe

O Tribunal de Contas de Pernambuco julgou um caso de irregularidades de gestão fiscal da Prefeitura de Parnamirim, Sertão Central, relacionada]o ao exercício de 2016. A reunião aconteceu a terça-feira (10), na relatoria do Conselheiro Dirceu Rodolfo. O Tribunal alega que uma auditora (TC 1854100-8) avaliou como irregular as faltas de avaliação ou interesse do governo na época, gestão de Ferdinando Lima de Carvalho (Nininho) em reduzir gastos, principalmente com pessoal, excedendo as contas a mais de 54%, o que está estabelecido na LRF Lei de Responsabilidade Fiscal. As atitudes do então prefeito se caracteriza como Crime Fiscal conforme LF 10.028/2000 e lei Orgânica.

O caso foi julgado por sua irregularidade e o ex-prefeito foi multado, ele deve pagar um valor de mais de R$ 50 mil, correspondente a 30% do que ultrapassou em suas contas, percebido durante a auditoria, no entanto o ex-prefeito Ferdinando poderá recorrer da decisão do Tribunal.

Cidinha Medrado


Comitê de prevenção de acidentes de trânsito de Ouricuri conta com Engenheira de Trânsito para o processo de municipalização

por Gabriela Canário 12 de Julho de 2018 às 14:43
categoria: Sertão do Araripe

O Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito em Ouricuri (Copato) realizou mais uma reunião com representantes de órgãos públicos e privados para falar sobre a municipalização do trânsito, na terça-feira (10) estavam presentes emissários da CDL, da Polícia Cientifica, da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Defesa Social do Estado, do Detran, Agentes de Trânsito e Representantes jurídicos do Governo Municipal. Durante a reunião foram discutidas as principais dificuldades encontradas no tráfego em Ouricuri, estacionamentos e primeiros passos para uma nova organização.

Um novo encontro está marcado para 30 dias, até lá o Governo Municipal deverá enviar o projeto de municipalização à Câmara de vereadores, tempo em que algumas modificações também devem ser inseridas oficialmente à rotina dos ouricurienses no trânsito, o Advogado do município, Bryan Coelho confirmou que o projeto está prestes a ser finalizado.

“O Projeto de Lei já está bem elaborado, bem avançado, além do PL estamos providenciando também a JARI que é a Junta Administrativa de Recursos provenientes dessas multas e sanções aplicadas com relação ao trânsito, neste momento a câmara está de recesso, queremos terminar o projeto está semana para que assim que retorne já ser votado”, disse o jurista.

O processo de municipalização do trânsito de Ouricuri tem a inspeção de Paula Figueredo Lopes, Engenheira de Trânsito. A profissional disse que já avaliou a situação, que o trabalho principal exige muito empenho em educação de trânsito e precisa da ajuda da população.

“A gente quer ajuda da população, é muito importante isso, dos comerciantes para que as pessoas possam usar as calçadas e não precisem ir para o meio da rua e corram riscos de serem atropeladas. Vamos fazer uma mudança primeiro dos prioritários no estacionamento que ainda não tem, principalmente para os idosos perto de bancos e hospitais, teremos o apoio da Polícia Militar, que está ajudando muito a gente e o primeiro passo, será fazer a integração ao Sistema Nacional de Trânsito. O intuito da gente primeiro é tentar educar, infelizmente se a gente não conseguir a gente vai para a área punitiva”, disse a Engenheira.

Algumas mudanças estão previstas inicialmente para o começo do mês de agosto, a Rua Cel Anísio Coelho será isolada aos sábados para a Feira Livre, durante a semana as barracas serão organizadas na Praça Voluntários da Pátria.

Cidinha Medrado


Ex-prefeito de Exu Léo Saraiva responderá por descumprimento de Acordo com o Tribunal de Contas

por Gabriela Canário 12 de Julho de 2018 às 09:42
categoria: Sertão do Araripe

O ex-prefeito de Exu, Welison Jean Moreira (Léo Saraiva) recebeu uma observância do Tribunal de Contas do Estado a respeito de um TAG – Termo de Ajuste de Gestão de 2015, como relato do Conselheiro Valdeci Paschoal. Na época o prefeito deveria adequar as instalações físicas e a infraestrutura das unidades de ensino integrantes da rede pública municipal, identificados por uma Auditoria Especial. O melhoramento deveria ser feito na instalação elétrica, telhamento de escolas, reforço na estrutura e correção de fissuras, instalações de esgoto, além de espaço adequado para biblioteca e laboratório de informática.

Por não cumprir totalmente o acordo, o relator julgou como descumprido parcialmente o Termo, já que o ex prefeito deixou três das solicitações sem fazer, assim a decisão será incorporada definitivamente aos autos. A decisão foi unânime no Tribunal.

Cidinha Medrado


Homem morre e dois ficaram feridos em assalto na PE 630, em Ouricuri

por Gabriela Canário 9 de Julho de 2018 às 14:02
categoria: Sertão do Araripe

Uma quadrilha que estava praticando assaltos na PE 630, próximo ao Distrito de Barra do São Pedro, em Ouricuri tirou a vida do idoso Antônio Raimundo de Oliveira, ele tinha 70 anos e foi a principal vítima desse conflito, que deixou mais duas pessoas baleadas . O crime aconteceu na noite deste sábado (7), por volta de 20:30 h, na estrada próxima ao Sítio Desterro. Estava acontecendo a festa tradicional do Padroeiro de Barra de São Pedro, quando houve um apagão, a falta de energia e de comunicação deixou brecha para a ação dos bandidos, porque muitos estavam indo para suas casas mesmo na escuridão.

A batida policial se deu após denúncias anônimas de que 6 a 8 homens estavam no local promovendo um cenário de forte violência. Paravam os carros e motos e atiravam contra as pessoas após assaltá-las. Antes da chegada da Polícia, os homens conseguiram fugir, levando das vítimas, dinheiro, celulares e motos, entre elas: 1 Titan/FFI 3700 e 1 moto Bros/PGU 5510/preta/2013.

A Polícia realizou várias diligências e conseguiu apreender 3 motos utilizadas no assalto: 1 moto Titan KS/preta/placa KHW 5424/2008, 1 moto Titan KS/vermelha/placa KJH 0137/2005 e 1 moto CG 125/vermelha/placa PGJ 9487/2012. O material foi encaminhado para a DPC de Ouricuri para serem tomadas as medidas cabíveis.

Cidinha Medrado


Diana Sobreira deixa Secretaria da Mulher em Parnamirim a aliança política com Tácio Pontes está enfraquecida

por Gabriela Canário 6 de Julho de 2018 às 10:43
categoria: Sertão do Araripe

Diana Sobreira acaba de deixar secretaria da mulher em Parnamirim, no sertão central. O pedido de demissão da Secretária é visto como um afastamento de uma aliança política feita com o prefeito Tácio Pontes e seu marido, o vice-prefeito Nivaldo Mendes, ela entregou a solicitação de exoneração do cargo na sexta (29).

Nivaldo Mendes não escondeu que a relação política com o atual prefeito está se quebrando, há pelo menos 4 meses a relação política não é a mesma, ele disse ao Nossa Voz que não estava tendo muitos laços e em acordo com a esposa, decidiram se afastar do único cargo que os mantinham no governo.

Diana Sobreira se destacou na Secretaria da Mulher chegando a conquistar, inclusive, o prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher” através do trabalho prestado no setor e envolvimento da equipe com questões sociais pela mulher. Diana se queixa de falta de apoio e recursos para trabalhar, o que motivou sua saída. (Foto: Arquivos pessoais)

Cidinha Medrado


Vereador Iran Severo fala sobre situação política e o que aconteceu durante eleição de mesa para 2019

por Gabriela Canário 4 de Julho de 2018 às 08:42
categoria: Sertão do Araripe

O vereador Iran Severo (PP) de Ouricuri falou ao Nossa Voz sobre o momento de desgosto que viveu durante o processo de eleição da mesa diretora para 2019/2020 em maio passado. Ele disse que teve um sentimento de insatisfação porque em uma bancada de 13 vereadores da mesma situação, a atual presidente Adelúcia Cléa foi reeleita com o voto da oposição, votos dos opositores Everaldo Valério (PT) e Dida (PSDC), ele disse ainda, que não existiu interesse por posicionamento ou dinheiro, mas que esperava a alternância, acordo feito no início do mandato, proposto pela própria.

“Nós fizemos uma chapa com pessoas aliadas ao governo, a bancada é formada por 13, dos 15 vereadores da casa, mas a presidente foi reeleita com votos da oposição, dá para ficar desconfiado, ela já tinha se manifestado e de fato, era compromisso, tinha um compromisso comigo e com o vereador Giba, mas não impedia que um terceiro vereador da bancada se interessasse”, lamentou Iran Severo.

Desde o dia da eleição, o vereador não tinha falado com mais detalhes sobre o que passou, em seu entendimento ele disse, que como formalizou uma chapa formada por membros da bancada, era óbvia que fosse uma chapa vitoriosa, mas foi exatamente o voto da oposição que surpreendeu o resultado.

 

“Nas nossas contas, a oposição,óbvio que quer fortalecer suas bases, a chapa dela era menor com vereadores da bancada. A oposição foi inteligente, ouvindo as duas partes, procuravam saber onde poderiam desmembrar o governo, qual chapa o governo poderia perder mais, como nossa bancada era maioria do governo e a insatisfação seria menos, optaram por votar na Adelúcia, analisaram muito bem”, disse Iran

O vereador defendeu o prefeito, mesmo após alguns anunciarem que não fariam mais parte da bancada de situação. Ele disse que o próprio Ricardo Ramos, falou com ele, “A princípio a gente imaginava que tinha intervenção dele, mas ele algumas vezes falou comigo dizendo que a eleição deveria ser no tempo certo, que era janeiro”. Analisou.

Ele disse que acredita que se ela fosse candidata dele nessa eleição, teria respeitado a opinião do prefeito. Para Severo, a Presidente não pensou no governo. Ele afirmou que não há mágoas, mas a sensação de descumprimento de compromisso, “quando olho para ela não tenho mais aqueles olhos que tinha antes, de um entendimento, até porque foi claro, como todos sabiam do compromisso, ela pensou em continuar seu mandato, ele não pensou em cumprir compromisso”, disse ele.

Iran disse que conversa naturalmente com a Presidente para que isso não venha a atrapalhar os trabalhos da Câmara, embora tenha esta sensação, e segue firme na bancada do governo.

Cidinha Medrado


VPFM encerra Forroteria na Feira com participação de Elmo Oliveira e Edvan Lima

por Gabriela Canário 2 de Julho de 2018 às 08:57
categoria: Sertão do Araripe

O programa marca o mês junino na Rádio Voluntários FM em grande estilo e com a presença de artistas de renome, como EDVAN LIMA, que já está no palco há 23 anos e muita experiência. Edvan já passou por Bandas e Grupos musicais de força no mundo forrozeiro. Foi vocalista na Banda Pimenta de Cheiro e Menina Cobiçada na cidade de Petrolina, atuou em grupos musicais no Ceará, como a Banda Cacau com Mel e Banda Melodia. Em Ouricuri Edvan Lima se destacou na inesquecível Banda Doce Malícia, em Araripina fez parceria com Fabíola Paiva e participações com a cantora Gretchen. Edvan está vivendo uma vida mais tranquila com familiares em Ouricuri, ele prefere assim, mas continua com trabalhos solos de destaque na região do Araripe, e neste sábado marca presença no “FORROTERIA NA FEIRA”.

Já Elmo Oliveira tem uma boa experiência também em grandes eventos e palcos do Nordeste, junto com a sua Banda ‘ Baião Mais Eu ’ divulgando seus novos sucessos ‘Capim Rosado e Prefiro Um Não que Machuque’, lançados recentemente e que já vem tocados na rádio, do EP Homem de lata Coração de Frande, expressões bastantes usadas na sua região, referindo-se a alguém teimoso e com opinião inalterável. Elmo vive em Ouricuri com esposa e filhos e gerencia o restaurante da família, com as receitas regionais mais famosas.

No final, o Forro ainda apresenta Damião do Acordeon e a Quadrilha Junina BagunS'art. A emissora já tem planos de melhorar e estrutura para o ano que vem já que aumentou o número de participantes.

Cidinha Medrado


Pais se revoltam com Transporte Escolar parado há mais de 8 dias em Ouricuri

por Gabriela Canário 29 de Junho de 2018 às 08:59
categoria: Sertão do Araripe

O ônibus que estava atendendo alunos de Sito Malva, Alto Grande, Lagoa Cercada, Sítio Canário, Águas Belas, Espinheiro e São Bento, está parado há mais de 8 dias, segundos pais e alunos, fotos divulgadas nas redes sociais mostram o carro parado. Segundo alunos, ele está no local mais de uma semana e eles, os alunos, estão sem aulas por falta desse transporte e que até o momento ninguém respondeu aos questionamentos dos pais. “Faz mais de 8 dias que o carro está quebrado, mas ninguém faz nada”, disse a aluna Jucielle Alencar Silva

Edmilson Lima Leite, também falou sobre a dificuldade, disse que desde o problema vem incomodando desde o início de 2017, “este veículo não suporta o transporte escolar a minha filha ainda vai porque temos moto em casa. Mas os outros alunos não tem como ir são muitos. Houve vezes de minha esposa levar 3 alunos colegas na garupa desta moto, isso nem pode acontecer mas é que as pobres mães que pedem para que leve mesmo assim”, disse Edmilson.

As reclamações sobre o transporte escolar, desta região continuaram na voz da mãe Vanilda Alencar Costa, ele lamentou muito, disse que os alunos não tem mais como recorrer e que ficam no prejuízo, e chamou a atenção do prefeito para a situação.

“ Esse ônibus está a há mais de uma semana parado, minha gente. Onde está o prefeito, ele não sabe que este ônibus está quebrado? Nós gostaria muito, as mães de famílias que esse prefeito tomasse uma providência, nossos filhos estão perdendo muito com mais de uma semana sem aula”,, disse Vanilda 

(Fotos enviadas pelos alunos para o WhatsApp NV)

Cidinha Medrado