asdasdasdasd

Câmara aprova proposta de emenda à Lei Orgânica que dá direito a Emenda Impositiva para vereadores

por Gabriela Canário 16 de Novembro de 2018 às 14:01
categoria: Sertão do Araripe

Vereadores de Ouricuri aprovaram uma proposta de emenda à Lei Orgânica municipal 001/2018 em primeiro turno, como medida impositiva, o artigo 146-A no capítulo III do orçamento, para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária. Significa que a partir da aprovação total será obrigatório um bônus financeiro de 1,2% do orçamento municipal, da receita corrente líquida para vereadores, através de sugestões de obras por emendas individuais do Poder Legislativo Municipal em Lei Orçamentária Anual, inclusive metade desta porcentagem será destinada a ações e serviços públicos. A primeira fase foi aprovada por unanimidade.

Para a presidente da Casa, vereadora Adelúcia Cléa é uma novidade no município, ela acredita que as emendas vão ajudar ainda mais o prefeito, ela disse que acredita que ele verá o projeto com bons olhos.

“É um projeto novo, os deputados estaduais têm emendas e se Deus quiser os vereadores de Ouricuri também terão, o bom disso, é que tira mais o peso das costas do prefeito, e vai ajudá-lo ainda mais. Há uma harmonia entre executivo e legislativo, já governamos juntos e vamos fazer mais”, esclareceu a presidente.

Para o vereador petista, Everaldo Valério, líder da oposição, um dos articuladores da proposta, os vereadores darão ótimos destinos às emendas que serão liberadas para cada parlamentar.

“Só quem destina o recurso hoje para as demandas da sociedade, das comunidades é a prefeitura e nós não tínhamos como indicar a demanda de alguma comunidade ou área específica, para este projeto tivemos que acrescentar uma ementa à Lei Orgânica com este propósito e se aprovado, poderemos com este 1,2% destinar emendas e pode ser, poço, agricultura, horas máquinas, ou em outras áreas como saúde, educação, a partir de projetos apresentados por nós dentro da Lei Orçamentária”, disse o petista.

O projeto diz ainda, que as programações devem ser previstas, mas não serão obrigatórias se houver impedimentos técnicos, como algum risco. O projeto tem a assinatura dos 15 vereadores, que acreditam que o prefeito Ricardo Ramos também aprovará a proposta, que já foi aprovada em primeiro turno, segue agora para o segundo turno e se aprovada, vai para ser sancionada pelo prefeito.

Cidinha Medrado


Câmara reconhece Escola de Futebol Prado de Ouricuri como Instituição de Utilidade Pública

por Gabriela Canário 16 de Novembro de 2018 às 09:19
categoria: Sertão do Araripe

Uma ementa ao Projeto de Lei 011/2018 da Câmara Municipal aprovado na noite desta terça-feira (13) reconhece e declara de utilidade pública, a Associação Atlética Prado Futebol Clube, de Ouricuri. A Instituição trabalha com crianças de 10 a 14 anos voluntariamente, não tem fins lucrativos e promove o bem-estar físico e psicológico para os pequenos atletas.

A ementa afirma que a escola oferece oportunidade em aprender sobre os fundamentos do futebol, contribui para o crescimento socioeducativo e psicossocial das crianças e adolescentes de Ouricuri e regiões vizinhas, através do futebol de forma orientada e com acompanhamento técnico, no artigo III o documento diz que a Associação não deve em suas funções, falar nem dá instruções sobre gênero, etnia, condição religiosa, sexual ou de qualquer outra natureza. Com isso, a Escola Prado está apta legalmente para adquirir junto aos governos, deputados e instituições públicas e privadas, recursos e benefícios para atuar.

O projeto foi assinado pelos vereadores Airan Severo, Daniel Silva, Falconery (Nem do Cross), Delvânia Sobral e Carlos Nunes.

Coordenado e Fundador da Escola há 5 anos, o Professor de Educação Física Marcos Aurélio Teixeira falou sobre o projeto, ele disse que apesar das dificuldades, tem conseguido levar as crianças para competirem em grandes eventos.

“Nossa dificuldade é grande, diante do que já passamos com dificuldade de apoio, de assistência. Trabalhamos com mais de 60 meninos na escolinha, e ficamos muito felizes em sabe que com o projeto nós estamos aptos para receber recursos e ajudar ainda mais no crescimento desses meninos, porque sempre foi dado apoio aos grandes e esquecem das crianças que são o futuro”, disse Marcos Aurélio (Foto Associação Atlética Prado)

Cidinha Medrado


Acusado de matar professora em Santa Cruz foi condenado a mais de 21 anos de prisão

por Gabriela Canário 13 de Novembro de 2018 às 13:03
categoria: Sertão do Araripe

O Tribunal do Júri condeno, nesta segunda-feira (12/11), Lucionério Alves de Souza Silva de 38 anos, réu confesso da morte da professora Rosimare Alves de 40 anos, em 11 de março de 2016 na cidade de Santa Cruz da Venerada. A sentença foi divulgada às 16 h 30, após 7 h e 30 de julgamento. Lucionério cumprirá 21 anos 2 meses e 7 dias de prisão em regime fechado. A motivação do crime teria sido sucessivos abusos contra a filha do casal, fato que ele negou, durante julgamento, mesmo depois de já está condenado por isso.

A família de Rosimare esteve presente, representantes da Secretaria Estadual da Mulher também estiveram presentes e reagiram em manifestos com camisetas e cartazes, com o tema “Não foi crime passional, Foi Feminicídio”.

Crime

Lucionério era casado com Rosimare há mais de 14 anos, com quem teve três filhos, ele utilizou um Martelo e duas facas peixeiras para atingir a vítima cm golpe na cabeça. O corpo da educadora foi encontrado em baixo da cama, ele foi preso em flagrante. Informações populares dizem que Lucionério vinha promovendo uma sucessão de agressões contra Rosimare mas não aparentava ser agressivo.

A sociedade santacruzense ficou revolta e realizou várias campanhas contra a atitude do homem e de apoio à família, também movimentos sociais, sindicalistas e de mulheres se manifestaram vestidos de branco e com a foto da professora estampada em camisetas.

Cidinha Medrado


Cantora ouricuriense garante o 1º lugar em mostra 'Vozes do Sertão'

por Gabriela Canário 13 de Novembro de 2018 às 09:20
categoria: Sertão do Araripe

A cantora Bianka Alves faturou o 1o do projeto Vozes do Sertão do Sesc Ler de Araripina, que aconteceu no dia 09 de novembro, a Mostra valoriza as composições próprias. Bianka canta Gospel e já se apresenta em diversos tipos de eventos do estilo na região com sua Banda no Ministério Bianka Alves.

Um dos requisitos para participar da Mostra era que a música devia estar gravada com boa qualidade e de composição autoral. 12 pessoas foram selecionadas para participar da Mostra no final, a música “Meus Sonhos”, já está no repertório de lançamento da new voice que será em dezembro, em Ouricuri e em outras cidades do Araripe, para Bianka a Mostra representa um passo importante, já que o Sesc comanda reconhecidos projetos de valor cultural do Sertão.

“Estou muito feliz, foi uma boa oportunidade, sou grata a Deus porque eu sei que essa música vai abençoar muitas vidas, isso mostra que nada pode nos impedir de buscar a realização dos nossos sonhos”, disse a cantora.

Cidinha Medrado


Marido acusado de morte da professora Rosimare irá a juri em Ouricuri

por Gabriela Canário 12 de Novembro de 2018 às 09:44
categoria: Sertão do Araripe

A Justiça leva a julgamento, o homem acusado de matar a professora Rosimare Alves da Silva de 40 anos em Santa Cruz da Venerada em março de 2016. Lucionério Alves de Souza Silva, hoje com 38 anos, era casado com a educadora, e utilizou um martelo e duas facas peixeiras com as quais desferiu golpes e marteladas contra a cabeça davítima, que não teve chance de defesa. No dia, apolícia encontrou o corpo dela em baixo da cama. O homem e a filha mais velha estavam na rua e foram levados para a delegacia. A adolescente estava ferida e visivelmente desorientada. Havia a denúncia de que o pai praticava crimes de estupro contra a filha, que ficou internada.

Nesta segunda-feira (12), o homem vai a júri popular, o julgamento deve começar as 9 horas no fórum da Justiça  Eleitoral da cidade de Ouricuri. Movimentos sociais e de mulheres se preparam para uma manhã de protestos e homenagens. Rosimare ensinava em escola de educação fundamental do município e em uma escola de educação privada, tinha três filhos com Lucionério, e na época ocupava também a posição de vice-presidente do sindicato dos profissionais da educação do município.

Feminicídio é o homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”, ou seja, desprezando, menosprezando, desconsiderando a dignidade da vítima enquanto mulher, esse tipo de crime pode serqualificado também como por motivo torpe ou em virtude de impossibilidade de defesa da vítima, a pena calculada para um crime desse porte, pode chegar areclusão, de doze a trinta anos.

Cidinha Medrado


Marido acusado de feminicídio por morte da professora Rosimare de Santa Cruz vai a juri nesta segunda (12) em Ouricuri

por Neya Gonçalves 11 de Novembro de 2018 às 09:33
categoria: Sertão do Araripe

A  Justiça leva a julgamento o homem acusado de matar a professora Rosimare Alves da Silva de 40 anos em Santa Cruz da Venerada em março de 2016. Lucionério Alves de Souza Silva, hoje com 38 anos, era casado com a educadora, e utilizou um martelo e duas facas peixeiras com as quais desferiu golpes e marteladas contra a cabeça da vítima, que não teve chance de defesa. No dia, a polícia encontrou o corpo dela em baixo da cama. O homem e a filha mais velha estavam na rua e foram levados para a delegacia. A adolescente estava ferida e visivelmente desorientada. Havia a denúncia de que o pai praticava crimes de estupro contra a filha, que ficou internada.

Nesta segunda-feira (12), o acusado  vai a júri popular. O julgamento deve começar as  9 horas no fórum da Justiça  Eleitoral da cidade de Ouricuri. Movimentos sociais e de mulheres se preparam para uma manhã de protestos e homenagens. Rosimare ensinava em escola de educação fundamental do município e em uma escola de educação privada, tinha três filhos com Lucionério e na época ocupava também a posição de vice-presidente do sindicato dos profissionais da educação do município.

Feminicídio é o homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”, ou seja, desprezando, menosprezando, desconsiderando a dignidade da vítima enquanto mulher, esse tipo de crime pode ser qualificado também como por motivo torpe ou em virtude de impossibilidade de defesa da vítima, a pena calculada para um crime desse porte, pode chegar a reclusão de doze a trinta anos.  Com informações  Cidinha Medrado/VPFM


Homem é preso em flagrante por agredir a própria mãe em Ouricuri

por Gabriela Canário 8 de Novembro de 2018 às 14:04
categoria: Sertão do Araripe

A Guarnição Tática de Operações da Policia Militar do 7o BPM de Ouricuri foi acionada nesta quarta-feira (07/11) por populares para averiguar uma denúncia de violência doméstica no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri, confirmando que um homem de 53 havia agredido a própria mãe com socos.

Após o crime, Robson Siqueira Barnabé saiu tranquilamente para um bar perto de sua casa e lá foi encontrado pela Polícia e preso. Testemunhas confirmaram a denúncia e o homem está a disposição da Polícia para medidas cabíveis.

Cidinha Medrado


Santa Filomena está emitindo Carteira de Trabalho Digital pelo ITB

por Gabriela Canário 7 de Novembro de 2018 às 14:54
categoria: Sertão do Araripe

Desde terça-feira (6), o ITB – Instituto Tavares Buril disponibiliza o serviço publicamente, emitindo a CT – Carteira de Trabalho digitalmente, em Santa Filomena. A intenção é suprir a alta demanda do município, já que as pessoas viajavam as vezes cerca de 200 Km para adquirir o documento em outra cidade e tendo que suportar também a demora.

Para quem precisa obter o documento é necessário levar os documentos principais como CPF, RG, certidão e Comprovante de endereço. Com os mesmos documentos também é possível tirar uma segunda via, caso tenha perdida, danificada ou roubada a carteira, nesse último caso, deverá levar também o BO (Boletim de Ocorrência), no caso de documentos em cópia, elas deve estar autenticadas por cartório, lembrando que acima de 14 aos o jovem já pode ir sozinho solicitar a CT.

Após estes procedimentos, o trabalhador pode retirar sua carteira, pessoalmente e identificado, em um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego ou conveniados, o prazo é de 20 dias. Em Santa Filomena, o posto do MT atende de segunda a sexta-feira de 08 h as 12 h e de 14 h as 17 h. (Inf e foto Flávio Silva)

Cidinha Medrado


Mulher é atacada por cachorro de vizinha em Ouricuri

por Gabriela Canário 7 de Novembro de 2018 às 08:13
categoria: Sertão do Araripe

Latidos, insegurança e o medo de ser atacado, falta de higiene e mau cheiro, são problemas que estão afetando os moradores da Rua Adalberto Pedro no Bairro Santo Antônio em Ouricuri, os moradores denunciaram o descaso, inclusive que já foi notificado ao Setor de Vigilância Sanitária mas nada foi feito até o momento.

“A situação aqui é triste as crianças não podem brincar aqui na rua, todo mundo que passa aqui de moto, eles mordem. Tá todo mundo incomodado com a situação. A gente já fez até uma ação coletiva e levamos o caso para a Promotoria, notificaram ela, mas até a gora não fizeram nada e a gente tá a mercê, os cachorros querem morder as pessoas, claro que somos a favor das pessoas criarem seus animais, mas que tenham responsabilidade”, disse a moradora Marlene Ramos

Moradores acham que a mulher não dá tratamento adequado e pode ser uma ameaça à saúde de quem convive com esta realidade. São mais de 10 cachorros dentro de uma casa, aparentemente pequena e sem a devido cuidado, eles contam que a dona dos animais não quer conversar e nem ouvir os vizinhos. Na quinta-feira passada (1), um dos cachorros mordeu uma vizinha e causou grande confusão.

Os moradores também ressaltam que a mulher atende pelo nome Socorro, mora sozinha, e que não tem visita de familiares ou amigos, ela aparenta transtornos.

Cidinha Medrado


Bodocó terá nova ponte sobre o Riacho Pequi

por Gabriela Canário 5 de Novembro de 2018 às 10:33
categoria: Sertão do Araripe

Após as fortes chuvas do mês de abril, que danificaram a estrutura física da ponte localizada sobre o riacho pequi, no quilômetro 20 da PE-545, em Bodocó, no Sertão do Araripe, o governo de Pernambuco iniciou uma obra com recursos próprios, de mais de quatro milhões de reais, para a construção de uma nova ponte, mais moderna.

O diretor de planejamento do departamento de estradas de rodagem de Pernambuco, Helder Rômulo, destaca a importância da obra e fala sobre o andamento do projeto.

“A importância dessa obra é que facilita o escoamento da produção daquela região, no caso, Bodocó, Exu e Ouricuri, e também ela economiza mais ou menos em torno de 150 Km de quem está se dirigindo tanto de Petrolina para o Ceará como do Ceará para Pernambuco, esta semana concluiremos a demolição refaremos toda a limpeza e na próxima semana iniciaremos a escavação”,disse o diretor

A demolição da antiga ponte e reconstrução de uma mais moderna foram iniciadas no dia cinco deste mês, com prazo total para conclusão de 180 dias. (Assessoria Gov PE/Foto:internet).

Cidinha Medrado