asdasdasdasd

Adelucia Cléa vence as eleições e deve continuar na presidência da Câmara

por Neya Gonçalves 18 de Maio de 2018 às 17:34
categoria: Sertão do Araripe

As eleições para 2019/2020 da câmara de vereadores de Ouricuri foi antecipada para a manhã desta sexta (18). A atual presidente Adelúcia foi reeleita com 8 votos. O pleito foi antecipado por que é assim que a lei orgânica deixa brecha para a reeleição. Dos 15 vereadores da Casa, 13 pertenciam ao grupo de situação. Alguns vereadores alegam que a decisão de fazer a eleição antes do prazo normal teria sido uma jogada da vereadora para se reeleger. O vereador Carlos Nunes, líder do governo na Câmara disse que ficou sabendo ela teria comunicado ao prefeito Ricardo Ramos que já tinha 8 votos e isso surpreendeu a todos, que por não concordar com a atitude decidiram enfrentá-la em uma outra chapa.

Durante a eleição, os membros da chapa 02 questionaram o voto do vereador Nanias de Santa Rita, sugerindo que era um voto irregular já que o vereador Gildejânio não pôde comparecer às sessões por motivo de força maior (preso desde setembro de 2017). No entanto Nanias, foi reempossado na noite de terça-feira (15), para Adelúcia a votação foi legal.

“A todo momento o meu opositor estava questionando quanto a legalidade da posse do vereador Nanias, mas no artigo 17 da Lei Orgânica diz quando o vereador pode licenciar, e acabou as licenças de Gildejânio, então ele enviou um documento dizendo que estava impedido de vir por motivo de força maior, isso quando não está no querer dele, coisa que ele não pode fazer. E no artigo 17, a LO diz no inciso III que o suplente será convocado no caso dessa licença demorar mais de 30 dias e ele só foi convocado depois dos 30 dias e também diz que em caso de vaga, a vaga estava em aberto”, explicou Adelúcia

Os vereadores reclamaram também que não tinham sido avisados dessa eleição e nem da posse de Nanias, quanto a isso, a vereadora disse que o edital de convocação foi publicado e que não caracteriza como surpresa.

O voto de Nania de Santa Rita foi bastante questionado, a chapa 2 disse através de Iran Severo, candidato a presidente, que empossar Nanias foi um artifício da chapa 01 para ganhar a eleição.

“A gente tem consciência que Gildejânio tá preso, estamos tranquilo, jogamos limpo, não precisamos usar de artifício de atropelar a Lei Orgânica, ele pediu um requerimento que não era mais de direito e empossou Nanias imediatamente e não colocou para apreciação dos vereadores, mas isso era para ser logo após o resultado do vereador Gildejânio, o processo está em tramitação, não foi julgado e nem condenado, ele poderia assumir após a conclusão das faltas ou do processo, e tão logo saia o parecer jurídico a gente entra na justiça para que seja anulado o voto de Nanias”, disse Iran Severo

Foi uma reunião de acusações, farpas, críticas e quebra de alianças. A vereadora Delvânia Sobral, 1a vice-presidente, pediu na hora exoneração do cargo na mesa diretora, mesmo após as explicações da Secretária sobre o assunto, orientando que só poderiam discutir assuntos relacionados a pauta do dia, os vereadores não esconderam a insatisfação e fizeram várias críticas à presidência. O vereador Daniel, 1o Secretário, também pediu para sair do cargo e deixou claro que está deixando o grupo da situação, já Carlos Nunes segurou sua decisão, pediu que o tirassem da liderança do governo na casa, que não faria mais parte do grupo de situação, não era mais da base aliada ao prefeito Ricardo Ramos.

“Foi formada uma chapa com adversário líder de oposição na câmara, isso é inadmissível, é uma questão de desmoralização e a partir de agora não faço mais parte da bancada de situação. Apos essa eleição teria necessidade dessa decisão, pelo fato de que não houve respeito quanto a gente, nós da base 45 do PSDB. Renuncio a liderança do governo na câmara e aviso ao publico ouricuriense”, disse Carlos Nunes.

O vereador Everaldo Valério que lidera a oposição na Casa disse que novos oposicionistas serão bem-vindos, disse que não mudou de partido ou grupo porque fará parte da mesa diretora, que a eleição da mesa é independente, que pretende sim andar em consenso com a oposição.

“A questão é que a eleição da mesa diretora é independente, meu partido PT é membro da mesa diretora no Congresso nacional, e eu coloquei como condição de independência não incomode a chapa, a chapa colocou que eu posso continuar com minha independência”, disse Everaldo.

CHAPA 01

ADELUCIA - PRESIDENTE

GIBA - VICE -PRESIDENTE

ALEX - 2° VICE-PRESIDENTE

EVERALDO VALÉRIO - 1° SECRETÁRIO

ANANIAS DE STA RITA - 2° SECRETÁRIO

CHAPA 02

IRAN SEVERO - PRESIDENTE

CARLOS NUNES - VICE-PRESIDENTE

DELVANIA - 2° VICE PRESIDENTE

DANIEL - 1° SECRETARIO

CICERO - 2° SECRETARIO

Com informações Cidinha Medrado/VPFM


Preso, Gildejânio Melo perde mandato por concessão e Nania assume vaga

por Gabriela Canário 16 de Maio de 2018 às 15:37
categoria: Sertão do Araripe

A Câmara de Vereadores de Ouricuri apresentou nesta terça-feira (15) um parecer jurídico sobre a situação do vereador Gildejãnio melo, que está preso desde setembro de 2017. Segundo Salete Rogério, Assessora Jurídica da Casa, o vereador enviou uma notificação avisando que está impossibilitado de comparecer à reuniões principalmente e de cumprir suas obrigações parlamentares.

“Gildejânio foi susbstituido em novembro de 2017 pelo suplente de vereador, Nania de Santa Rita, interina e temporariamente com vista de resguardar o interesse publico na comunidade dos serviços legislativos em sua plenitude, ocorre que passados 120 dias, máximos permitidos para licença conforme fundamentação declinada, a saber, tratar de interesses particulares, o vereador noticia a Casa Rodrigo Castor que por motivo de força maior, independente de sua vontade, encontra-se impedido de cumprir suas obrigações parlamentares, em especial ao comparecimento às sessões, visto encontrar-se em prisão preventiva, segregado nas dependências da cadeia pública desta urbe”, explicou a assessoria jurídica na tribuna da casa.

A jurista disse foi feita uma leitura específica de acordo com a lei orgânica artigo 14, incisos 16 e 17 ela falou sobre os direitos às licenças. Ela deixou claro que não há mais direito a licenças, por isso, o suplente Nania de Santa Rita assume a vaga, que está aberta, e já que o município não tem como prever todas as hipóteses de impedimento durante um mandato, e como o edil já utilizou os 120 dias de licença para resolver questões particulares a que tem direito, já não tem mais condições de exercer o mandato. Após a reunião a Advogada Salete Rogério falou com nossa reportagem. Segundo ela, o vereador não perde o mandato, mas também não tem direito a mais licenças. No entanto, poderá voltar se sua prisão for revogada e se estiver apto para cumprir suas obrigações parlamentares.

Cidinha Medrado


Polícia prende em flagrante homem após matar o próprio pai com um machado em Ouricuri

por Gabriela Canário 16 de Maio de 2018 às 14:50
categoria: Sertão do Araripe

Na noite desta terça-feira (15) foi preso no Sítio favela, interior de Ouricuri, um homem suspeito de matar o pai a golpe de machado. Tadeu Vieira da Luz é acusado de matar o pai Adão Gomes da Luz de 69 anos.

De acordo com dados policiais, o assassinato aconteceu após uma discussão entre pai e filho. Tadeu aproveitou que o pai tinha ido dormir e o atingiu atacou com um golpe de machado na cabeça. O acusado tentou fugir mas a polícia conseguiu capturá-lo, os policiais apreenderam também o machado do crime e uma espingarda soca soca.


Araripina e Bodocó recebem Corporação Musical Cemadipe

por Gabriela Canário 15 de Maio de 2018 às 15:39
categoria: Sertão do Araripe

Após passar por Petrolina, o projeto nacional Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, chega ao Sertão do Araripe com a banda Corporação Musical Cemadipe (GO). Com o tema 'Bandas de música: formações e repertórios' a apresentação do grupo acontecerá em Araripina nesta quarta-feira (16/5), às 19h30, no Lions Club. No dia seguinte (17/5) é a vez de Bodocó receber a banda, às 20h, no Sesc Ler. O acesso é gratuito.

A Corporação Musical Cemadipe é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia (GO). A criação do grupo, em 2005, ocorreu como uma proposta de educação musical baseada em referências comumente encontradas em cidades do interior do Brasil. No caso deste grupo, é realizado um trabalho bastante sistematizado e embasado teoricamente pelo fato de ter à frente um maestro/professor com formação acadêmica.

A história da banda tem origem no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), que desde 2001 atua com projetos de cunho social, atendendo famílias do bairro Madre Germana com vistas à atenção a seus direitos no campo da Educação. Na composição do panorama apresentado no projeto, a Cemadipe representa as bandas civis que lidam com repertórios de marchas e hinos. Formada por naipes de metais e percussão, abordando repertórios de relevância histórica e com atenção especial a compositores goianos, o grupo também vai apresentar instrumentos de fanfarras e exemplos de seu repertório específico.

SONORA - Em seus 20 anos de circulação nacional o projeto Sonora Brasil apresenta ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. O projeto está apresentando os temas 'Na pisada dos cocos' e 'Bandas de música: formações e repertórios' no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema. Na primeira etapa da 20ª edição do projeto Araripina e Bodocó receberam quatro grupos de coco. Agora terão a oportunidade de assistir ‘Bandas de música: formações e repertórios’.

A intenção é traçar um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação. Com a intenção de recuperar repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, o Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e nas praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social.

Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br. (Assessoria)


Nova diretoria da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de Ouricuri apresenta reivindicações

por Gabriela Canário 11 de Maio de 2018 às 13:19
categoria: Sertão do Araripe

A celebração da posse da nova diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, na quinta-feira (10). O evento foi um sucesso, com a presenças dos Agentes. A eleição que ocorreu em abril deu vitória para Roméria Rodrigues, nova presidente. Em suas palavras se comprometeu em lutar por melhores condições de trabalho e salários, já a vice-presidente Ivanha Santos falou sobre a importância dessa associação para as conquistas desejosas dos AC´S.

“Nossa finalidade é lutar e fortalecer nossos interesses, estimular a organização e a participação dos nossos agentes, a gente espera que todos venha para lutarmos juntos. Nós temos uma enorme pauta, vamos iniciar uma luta sobre os novos AC´S que estão sem receber insalubridade e os que não foram aposentados ainda, a gente vai correr atrás disso, porque é um direito deles”, comentou Roméria.

A presidente dos ACS´s também comentou sobre aquisição de material para trabalhar, ele disse que há dois anos as equipes não tem recebido material para trabalhar e assistir as famílias, ela ainda fortaleceu a ideia de buscar junto ao governo a cobertura das áreas que ainda não assumiram sua posição após o concurso.

Para finalizar o encontro, a associação realizou um almoço com os membros, a sede da Associação que fica no Bairro Santa Maria, Próximo ao PSF.

Cidinha Medrado


Nova diretoria no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouricuri toma posse

por Cidinha Medrado 10 de Maio de 2018 às 15:33
categoria: Sertão do Araripe

Tomou posse na manhã de hoje (10), a nova coordenação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouricuri, este é um órgão que tem a função do de discutir e acompanhar as políticas públicas para a agricultura familiar no município.

O Conselho deve participar da construção de todo o processo de desenvolvimento rural sustentável do município e sobretudo nas comunidades discutindo e elaborando planos em relação às necessidades dos agricultores priorizando aquilo que é economicamente viável. A posse aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, no centro da cidade. A Coordenação segue no comando de Jane Lopes da ONG Caatinga, Coordenadoria Adjunta com Vânia Lima, Secretaria com Ianda Novais.

Segundo Jane Lopes mais de 100 associações compõem este Conselho e organizações governamentais e não governamentais que discutem propostas para a melhoria da agricultura familiar do município, “nessa reunião a gente também discutiu quais as dificuldades que agricultura familiar enfrenta na conjuntura política atual e quais caminhos a gente vais buscar e que o conselho já vem buscando e que certamente vai continuar buscando que são as saídas , que são as formas de mudar este cenário e fortalecer cada vez mais a Agricultura familiar que alimenta o povo brasileiro e nem sempre é valorizada como deveria, que nem sempre as políticas públicas que precisam chegar para fortalecer esta agricultura, chegam”, disse Jane Lopes (Fotos: CDRS)


Cartório de Ouricuri intensifica atendimento em último dia para atualizações em título eleitoral

por Gabriela Canário 9 de Maio de 2018 às 15:49
categoria: Sertão do Araripe

Fila longa o dia todo no cartório eleitoral de Ouricuri dede segunda-feira (7), o cartório intensificou até as 16h, o atendimento sob ordem da Justiça Eleitoral para que mais pessoas consigam resolver pendências em seu título. 250 senhas foram distribuídas nesta quarta (9) e acabou logo cedo, segundo o chefe de cartório James Marinho.

“Hoje intensificamos o atendimento por determinação do Tribunal de Justiça. Hoje foi o último dia para alistamento, revisão não será mais possível a partir de amanhã, hoje foi o último dia, somente a emissão segunda via poderá ser feita até meados de setembro. Disse James.

De acordo com o chefe do cartório foi possível identificar um grande número de jovens adquirindo título, cerca de 60% foi para jovens. Em Ouricuri não haverá votação em trânsito que só pode ocorrer em locais com mais de 100 mil habitantes.

O primeiro turno das eleições acontece em 7 de outubro, se for necessário, o segundo turno ocorrerá em 28 de outubro.

Cidinha Medrado


Audiência pública debate gestão de trânsito municipal em Ouricuri

por Gabriela Canário 9 de Maio de 2018 às 15:42
categoria: Sertão do Araripe

A Secretaria Municipal de Saúde e Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito de Ouricuri, realizaram, na manhã desta quarta (9), a "I Audiência Pública" para falar sobre gestão de trânsito no âmbito municipal. Estiveram presentes profissionais da saúde do município, do estado, analistas de trânsito, promotoria pública e representantes do Conselho Estadual de Trânsito. Durante o encontro os profissionais trataram sobre a criação de um órgão executivo municipal para o trânsito de Ouricuri. Para o coordenador do Comitê Municipal Contra Acidentes de Trânsito Edinaldo Coriolano, é importante alinhar as ações e ouvir a opinião dos participantes.

“Todos os órgãos estão aqui representados para que a gente possa junto discutir as estratégias de prevenção de acidentes no município de Ouricuri, a gente percebeu um aumento significativo de acidentes e por isso, estamos intensificando as ações”, disse Coriolano.

A Gerencia da IX Geres através de Joelma Rodrigues comentou sobre as possíveis mudanças e importância de integração do trânsito com o município, já que a IX Geres é que faz todos os levantamentos sobre acidentes terrestres. Já a Presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Cimirámes Queiroz, afirmou que Ouricuri precisa decidir o quanto antes a Gestão de Trânsito Municipal. Para ela, é uma questão de salvar vidas e educar a população a respeito dos direitos e deveres no trânsito.

“O município de Ouricuri precisa fazer a gestão do seu trânsito, cumprir o Código de Trânsito Brasileiro e essa decisão política de estarmos aqui construindo a futura gestão de trânsito com o prefeito é fundamental, é preciso que a população se integre e apoie essa decisão porque nós precisamos salvar vidas. A gente precisa conscientizar. Quem tem carteira de habilitação sabe que tem a legislação de trânsito, mas descumpre a legislação, então é preciso oferecer ao município de Ouricuri a municipalização do trânsito, e com isso, e com a devida sinalização poder efetuar a fiscalização e com isso dar maior segurança a população”, disse a presidente.

O Prefeito Ricardo Ramos comentou sobre a criação do novo órgão e de como a gestão municipal pretende atuar assim que estiver com planos concluídos a respeito. Ele disse que o governo tem a expectativa de um resultado positivo e em conjunto, que não seja só baseado em multas e perdas, mas em execução de direitos e pede ajuda da população.

“Todo mundo sabe a dificuldade de cuidar do trânsito, de ter a responsabilidade, a coragem de cuidar e a sensibilidade de entender a realidade das pessoas, porque ao cuidar da ordenação do trânsito, você vai mexer na rotina das pessoas e isso pode gerar algum impasse com a população, quando o maior beneficiado é a população e o maior apoiador também deve ser a própria população, a gente está tendo o cuidado com a desobstrução das vias, afinal quando você cuida do trânsito você cuida de vidas”, disse Ramos.

O processo de municipalização começou com a posse dos agentes de trânsito que iniciaram um trabalho de desobstrução de vias principalmente próximo aos bancos. O Conselho Estadual de Trânsito, através de Cimírames Queiroz confirmou que vai assessorar o prefeito para que a municipalização seja feita no menor espaço de tempo.

Cidinha Medrado


Após tragédia, nova rota para Bodocó é aberta de forma provisória

por Gabriela Canário 9 de Maio de 2018 às 15:39
categoria: Sertão do Araripe

Após mais de 20 dias da enxurrada que trouxe sérios prejuízos ao município de Bodocó (PE), Sertão do Araripe – entre eles o comprometimento na estrutura da ponte sobre o Riacho do Pequi, na PE-545, que continua interditada -, a prefeitura agiu para minimizar os transtornos de quem precisa se deslocar entre as cidades de Bodocó e Ouricuri (PE), na mesma região. De forma provisória, o prefeito Túlio Alves determinou a abertura de uma nova rota que reduz o tempo de tráfego dos veículos.

Enquanto não chegam as providências do Governo do Estado, as equipes da administração continuam trabalhando para garantir a retomada de acessos à zona urbana e rural. Esse final de semana foi novamente de intenso trabalho, que resultou na implantação de um novo desvio, mais rápido e seguro, para trafegar na PE-545, com extensão de aproximadamente 200 metros e via de mão dupla.

O prefeito Túlio Alves acompanhou o trabalho e enfatizou sobre a necessidade da rota para as inúmeras pessoas que precisam fazer o percurso entre as duas cidades diariamente, que não podem mais ser prejudicadas.

“Há mais de 22 dias a população de Bodocó vem sofrendo com essa situação, e como não tivemos até o momento nenhum posicionamento do Governo do Estado para iniciar a construção de uma nova ponte, nós trabalhamos intensamente para garantir o acesso pela nova rota. A população não pode mais esperar“, avaliou o gestor. (Assessoria) Fotos? Rômulo Lima

Cidinha Medrado


Assembleia de Deus realiza 4ª Celebração do ano do Centenário em Ouricuri

por Redação Nossa Voz 8 de Maio de 2018 às 12:00
categoria: Sertão do Araripe

A Igreja Assembleia de Deus Pernambuco nasceu no ano de 1918, está no ano do Centenário e fez a abertura das comemorações em Outubro do ano passado na Arena Pernambuco em Recife. 7 cidades do estado prestigiaram o evento evangélico.

A Celebração já esteve na cidade de Petrolina, no Vale do São Francisco. Também passou pelas cidades de Goiana na Mata Norte, Garanhuns no Agreste Meridional e agora em Ouricuri no próximo sábado (12). Ainda haverá celebração em Arcoverde, Palmares e Caruaru.

“Pela graça de Deus a nossa Igreja caminha firme e vigorosa rumo ao Centenário, como fruto da misericórdia de Deus e da dedicação dos nossos pioneiros e pais espirituais, que, sem parcimônia, entregaram suas vidas ao Senhor, sacrificando-se para que hoje vivêssemos este momento singular”, disse José Ailton Alves, pastor presidente.

A 4ª Celebração do Centenário da Assembleia de Deus será realizada a partir das 18hs na Praça Voluntária da Pátria, e deve receber caravanas de todas as regiões do estado. A expectativa é de 10 mil pessoas, no maior evento gospel da região. No local, uma estrutura de grande porte será montada. Foi divulgado também  o  mapa do evento. (Fonte AD)

Com informações de Cidinha Medrado VPFM