| Última edição: 22/12/20 - 14:49

Home Notícias Economia Taxa de desemprego no Brasil atinge 13,1 milhões de pessoas

Taxa de desemprego no Brasil atinge 13,1 milhões de pessoas

Compartilhe:

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) divulgados nesta quarta-feira (30) em reportagem da Folha de São Paulo, a taxa recorde de desempregados no Brasil representa 13,1 milhões de pessoas.

Esta é a maior marca da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), iniciada em 2012, que calcula a desocupação oficial do país.

Segundo a publicação, no trimestre anterior, terminado em abril, o desemprego no Brasil havia fechado em 12,6%. Em janeiro, a taxa estava em 11,2%. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o aumento no desemprego foi de 2 pontos percentuais, ou 561 mil pessoas.

A população ocupada também bateu recorde negativo, com diminuição de 7,2 milhões de pessoas (8,1%) e chegando ao contingente de 82 milhões de brasileiros, o menor da série histórica do IBGE. Em janeiro, ainda antes da pandemia, eram 94,2 milhões de brasileiros empregados. Com relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 11,6 milhões (12,3%) de trabalhadores.

Com informações Bahia.Ba