asdasdasdasd

Evento de robótica é promovido em Petrolina neste sábado (14)

por Redação Nossa Voz 13 de Setembro de 2019 às 16:15
categoria: Tecnologia

Neste sábado (14), o Robotcs Experience, um dos maiores eventos educacionais de robótica do Brasil, vai reunir estudantes e instituições de ensino do Vale do São Francisco, de regiões circunvizinhas e de localidades metropolitanas de Salvador. Essa é a Etapa Nordeste 2019, que acontecerá neste sábado (14), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE, das 9h às 16h.

Visando estimular o uso de recursos tecnológicos para a transformação positiva da realidade, o evento vai promover mostras de robôs e exposições de pesquisas tecnológicas, como o projeto de lançamentos de foguetes de uma escola municipal de Petrolina. Serão propostos desafios para os estudantes envolvidos, onde cada equipe, seguindo o tema central deste ano, “tecnologia a favor do esporte”, vai precisar usar seu robô para simular a execução de várias atividades esportivas. O grupo que cumprir todas as provas será premiado pelo desempenho e ganhará a oportunidade de se apresentar no Evento Nacional, em Blumenau-SC.

Também vão ser ofertadas palestras para todo o público presente. Em uma delas, a jovem Anna Luísa Santos, formada em Biotecnologia, vai explicar como sua ideia pode ajudar milhares de pessoas. Ela desenvolveu uma tecnologia que filtra água através da luz solar em locais secos do país, e ganhou vários prêmios, incluindo o HackBrazil, evento brasileiro de tecnologia em Boston, nos Estados Unidos. Além disso, estudantes da Univasf vão expor o projeto Baatinga, que consiste no desafio da construção de um carro monoposto (para apenas uma pessoa), comuns em corridas automobilísticas.

Toda a comunidade terá acesso aos conhecimentos apresentados de forma totalmente gratuita. Entretanto, com o objetivo de apoiar ações sociais, o público é convidado a levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade beneficente.

O Robotcs Experience é uma organização da ROBOMIND, empresa de educação tecnológica com foco em robótica educacional, e se diferencia de outros torneios dessa área por mostrar um trabalho realizado pelos próprios estudantes. Nesse processo o professor é o mediador do conhecimento, adotando uma postura de incentivo ao valor a vitória e superação de desafios, ensinando que a vida não é uma competição, e sim uma jornada.

A ROBOMIND
Representada pela Inovar Tecnologia Educacional, a ROBOMIND nasceu em Santa Catarina e hoje atua em mais de 16 estados brasileiros, no Oeste de Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de atender a mais de 9.000 estudantes. Composta por diversos profissionais da área da educação, a empresa viu na robótica uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem produtoras de conhecimento através de uma tecnologia que visa o bem comum.

Seguindo uma atuação que une professores, estudantes e famílias de diferentes contextos e regiões do país, a ROBOMIND busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas críticas e que não se limitam a apenas consumir novos saberes, mas também construir novas direções de conhecimento.