| Última edição: 23/12/20 - 11:08

Home Notícias Coronavírus Total de pernambucanos com sintomas de Covid mais do que dobra em...

Total de pernambucanos com sintomas de Covid mais do que dobra em novembro, aponta IBGE

Compartilhe:

Em novembro, pela primeira vez desde maio, Pernambuco registrou aumento no número de pessoas que apresentaram sintomas conjugados associados à Covid-19. No recorte comparativo entre outubro e novembro, o total mais do que dobrou.

Foto/Rafael Furtado/Folha de PE

Um total de 50 mil pessoas (0,5% da população pernambucana) apresentou os sintomas em novembro no Estado, ante 23 mil em outubro (0,2% da população, o menor total desde maio). Os dados são da última rodada da pesquisa Pnad Covid, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os sintomas conjugados considerados pelo IBGE são três: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito.

Da população pernambucana que apresentou os sintomas, aponta a pesquisa, 42,8% procurou estabelecimentos de saúde em novembro – em outubro, foram 40,9%.

Também em novembro, acrescenta o IBGE, 317 mil pernambucanos (3,3% da população) apresentaram sintomas relacionados à síndrome gripal, um aumento de 27,8% em relação a outubro.

Os sintomas gripais considerados são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor e dor muscular.

Os sintomas foram informados pelo morador e não se pressupõe a existência de uma diagnóstico médico.(Folha de PE)