asdasdasdasd

5ª edição do Vinde e Vede em Petrolina será nos dias 13 e 14 na Concha Acústica

por Milena Pacheco 9 de Setembro de 2019 às 09:18
categoria: Tradição

A Comunidade Católica ‘Filhos da Misericórdia do Vale do São Francisco’ promove, nos dias 13 e 14 de setembro, o ‘V Vinde e Vede’ na Concha Acústica em Petrolina. O evento, voltado para o público jovem é aberto ao público.

Foto: Divulgação

Estão previstas as pregações do padre Adilson Simões do Santuário da Misericórdia, Arcoverde, do padre Expedito Claudino da Diocese de Petrolina e do Frei Leonardo O.C. da Paróquia de N. S. Aparecida, também do município. Entre as atrações musicais estão: Orquestra Sementes de Esperança de Arcoverde, Doidim de Deus do Recife e Benil também da capital. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Padroeira Nossa Senhora das Dores será celebrada nesta quinta (5) no distrito de Rajada

por Milena Pacheco 5 de Setembro de 2019 às 10:36
categoria: Tradição

Começa nesta quinta-feira (05) a Festa de Nossa Senhora das Dores, no distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina. A programação segue até o dia 15 de setembro, prestando homenagem a padroeira Nossa Senhora das Dores.

A celebração começa com alvorada, às 5h, marcará a abertura da festa na quinta-feira (05). A imagem de Nossa Senhora das Dores será recebida na localidade e sairá em procissão. Em seguida, terá um hasteamento da bandeira e missa.

Já de 06 a 14, sempre às 19h, serão realizadas novenas. O encerramento vai ser realizado no dia 15 de setembro com ofício bem cedo, às 6h, e procissão e missa, às 18h30. (Fonte: Blog Nossa Voz)

(Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

Veja programação:

DIA: 05/09 (quinta-feira)

05h – Alvorada (Concentração em frente à Igreja às 04h30) – Logo após café partilhado.

18h30 – Chegada da Imagem no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do distrito de Rajada, procissão por algumas ruas do distrito, hasteamento da bandeira e Missa na Igreja. Responsáveis: Todas as pastorais.

Ministério de musica: Mater Ecclesiae.

DIA 06/09: (sexta-feira)

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Acólitos, Ancilas e Ministros Extraordinários da Comunhão.

Ruas: Ambrósio Rodrigues, Dionízio Rodrigues de Macedo, Tomás Martins de Souza, José Tomás Rodrigues, Zumiro Felipe da Silva, José Rodrigues dos Santos, Antônio Sabino Rodrigues e Francisco Gonçalves Alves.

Comunidades: Lagoa do Geraldo.

Ministério de música: Unidos pela Fé.

DIA: 07/09 (sábado) 

19h (Novena e Missa com dom Francisco Canindé Palhano – bispo de Petrolina)

Noiteiros: Ministério de música: Mater Ecclesiae, Unidos pela fé e Raios de Luz.

Ruas: Francisco Jovino de Macedo, Gonçalo Rodrigues Coelho, Félix Ferreira Lima, Brasilino José Rodrigues, Tiago João Rodrigues, Professor Pedro Benedito Rodrigues e Professor João Humberto Mendes; Travessas: Teotônio Coelho da Luz, João Inácio de Araújo e Manoel Januário Rodrigues.

Comunidades: Manteiga, Consolação, Boi Morto e Sítio Novo.

Ministério de música: Raio de Luz.

Apresentação cultural após a Missa.

DIA: 08/09 (domingo) 

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Pastoral da Comunicação, Pastoral do Dízimo, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar e Grupo de Intercessão Adoradores de Cristo.

Ruas: Antônio Vaz Filgueira, Franco Clemente e Narciso Amorim.

Comunidades: Xique-Xique, Boa Vista e Sítio do Meio.

Ministério de música: Homens do Terço.

Apresentação cultural após a Missa.

DIA: 09/09 (segunda-feira)

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Grupo de oração Sal da Terra, comerciantes, motoqueiros, motoristas e juventude.

Ruas: Av. Manoel Antônio Rodrigues Coelho, Flourêncio Rodrigues Coelho, Bruno João Rodrigues, Antônio Luiz do Bonfim e Otávio José Rodrigues.

Comunidades: Atalho, Baixa Alegre e Caititu.

Noiteiros: Grupo de Oração Sal da Terra, comerciantes e motoqueiros.

Ministério de música: Unidos pela Fé.

Dia: 10/09 (terça-feira)

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Movimento Mãe Rainha e comunidade de Barra das Melancias.

Ruas: Maria Coelho, Gercino Amorim e Gabriel Moreira: Travessa Adão Rodrigues Macedo.

Comunidades: Satisfeito, Caldeirão, Baixa do Buraco e Baixa Grande.

Ministério de música: Homens do Terço.

Dia: 11/09 (quarta-feira)

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Pastoral da Criança e Apostolado da Oração.

Ruas: Eduardo Nunes de Souza, Severiano José de Araújo, Marximiniano Rodrigues, Antônio José de Souza, Horácio Marcolino Teles, Lauriano Alves Santos, Severiano Alves dos Santos, José Rodrigues de Souza , Manoel de Souza e Jovino Alves da Luz.

Comunidades: Gacheiro, Cabaceira e Barra Franca.

Ministério de música: Mater Ecclesiae.

Dia: 12/09 (quinta-feira) 

19h (Novena e Missa) 

Noiteiros: Legião de Maria, Homens do Terço e Artistas regionais.

Ruas: Juliano José Rodrigues, Joventina Jovem, Joana Umbelina de Jesus, Joaquim Francisco Rodrigues e Josefa de Souza Dias.

Comunidades: Pau-Ferro, Castanheiro e Santa Fé.

Ministério de música: Raio de Luz.

Dia: 13/09 (sexta-feira) 

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Pastoral da Catequese, Comunidade do Lago, Paróquia São João Batista de Afrânio, escolas, estudantes e funcionários públicos.

Ruas: Avenidas Nilo Coelho e Zezito Bezerra.

Comunidades: Mudubim e Cruz de Salinas.

Ministério de música: Mater Ecclesiae.

Apresentação cultural após a Missa.

Dia: 14/09 (sábado) 

19h (Novena e Missa)

Noiteiros: Pastoral do Batismo, Pastoral Litúrgica, Movimento Mulheres do Terço, seminário São José e Comunidade de Rajada.

Ruas: Raimundo João de Souza, João Marcos de Amorim, Odonel Pedro Amorim, José Valério de Macedo, Francisco Joaquim de Souza e Bartolomeu José Rodrigues.

Comunidades: Baixa da Umburana, Poço da Onça, Santo Antônio, Vila do Caroá e Chapada do Alegre.

Ministério de música: Grupo Homens do Terço – Paróquia Sagrada Família do José e Maria.

Apresentação cultural após a Missa; e Leilão

Dia: 15/09 (domingo)

06h – Oficio (grupos e movimentos marianos) – logo após café partilhado.

12h – Queima de fogos.

18h30 – Procissão, em seguida Missa de encerramento, momento cultural e sorteio de festival de prêmios, incluindo uma moto Pop 0km.

Responsáveis: Todas as Pastorais e movimentos da paróquia.

Ministério de música: Coral Unificado.


Circuito Junino movimenta final de semana em Petrolina

por Milena Pacheco 7 de Junho de 2019 às 15:43
categoria: Tradição

Com uma programação para todos os gostos, o Circuito Junino 2019 da Prefeitura de Petrolina ainda reserva uma diversidade de eventos para os próximos dias. Até  o final do mês de junho, atividades culturais e festivas devem atrair milhares de pessoas para locais como: Concha Acústica; Ilha do Massangano; Orla;  Pátio de Eventos Ana das Carrancas, entre outros.

O calendário de eventos da semana foi aberto pela 33ª edição da Vaquejada de Petrolina, no Parque Dr. Geraldo Estrela. A festa  começou nessa quinta (6) e segue até o domingo (9). Serão distribuídos R$ 180 mil em prêmios para os vencedores das seis categorias: Aspirante light; Aspirante; Amador; Profissional; Feminino e Master. Além disso, têm atrações musicais para animar o fim de semana. No sábado (8), a partir das 21h, Césio Tenório, Elisson Castro e André Mendes vão animar o público. No domingo (9), o arrasta-pé começa cedo, às 16h, com Sérgio do Forró. A expectativa é que 60 mil pessoas passem pelo local durante os dias de evento, a entrada é gratuita.

Também no sábado, a partir das 17h, acontece o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, no Ginásio do Sesc. Fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Sistema Grande Rio de Comunicação, o evento vai reunir 12 grupos de dança da região, com a proposta de fortalecer e difundir a tradição nordestina.

No domingo, a orla da cidade será palco da Corrida dos Namorados. A competição resgatada na gestão do Prefeito Miguel Coelho, deve atrair competidores da cidade e de municípios vizinhos. Correndo juntos e caracterizados com à temática junina, os corredores vão percorrer 5km pelas ruas do Centro.

Além dessas atividades, entre os dias 11 e 13, serão realizados na cidade o Concerto Junino (11), com a presença do cantor Flávio Leandro, na Concha Acústica; o Festival de Violeiros (12), no mesmo local; Festa de Santo Antonio (13), na Ilha do Massangano e Concurso de Sanfoneiros (13), na Concha Acústica da cidade. O Circuito Junino de Petrolina segue até o final do mês. (Foto: Jonas Santos/PMP)


Jecana do Capim: tradição cultural movimenta economia em Petrolina

por Milena Pacheco 30 de Maio de 2019 às 17:18
categoria: Tradição

Desde 1971, a ‘Jecana do Capim’ costuma atrair, em média, cerca de 10 mil pessoas todos os anos. O evento, que faz parte do calendário junino começa amanhã (31), com missa às 19h na igreja católica local, e segue até domingo (02) e alia tradição cultural e a geração de oportunidades para empregos indiretos e comércio.

Além de muito forró e a corrida de jegues com um total de prêmios em até R$ 30 mil, a movimentação da festa aquece o comércio local e garante uma maior circulação de renda entre os negociantes locais, estimulando também a geração de empregos indiretos. Na vila, onde moram quase 100 famílias, existem quatro bares fixos, sete restaurantes, cerca de 50 ambulantes que estarão expondo seus produtos, além dos comerciantes em barraquinhas.

“A Jecana do Capim foi criada na gestão do saudoso prefeito Simão Durando que deu todo o incentivo para a primeira edição. De lá para cá, ela cresceu e se tornou uma das manifestações culturais mais autênticas em Petrolina. Hoje, ela gera emprego e renda para muitas pessoas, vem jegueiros de vários estados do Nordeste participar desse grande momento de alegria em que o povo sertanejo celebra como parte da cultura regional”, destacou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho.

Programação

No sábado (1º), às 14h terá início o ‘Torneio de Futebol Júlio José dos Santos’, no campo da comunidade. Às 17h, haverá a ‘Jegueada’ dentro da vila, no mesmo percurso da corrida e à noite estarão abertas as barracas e haverá shows a partir das 20h com as atrações musicais César Tenório, Suzana Coelho e Sérgio do Forró.

No domingo (2), às 9h, acontecerá a tradicional Corrida de Jegue, em seguida, o ‘Forró do Poeirão’ com shows dos artistas Guilherme Dantas e Victor Fernandes. (Foto: divulgação PMP)