asdasdasdasd

Pernambuco apresenta segunda maior queda na taxa de homicídios entre 2017 e 2018

por Milena Pacheco 2 de Setembro de 2020 às 09:58
categoria: Violência

Dados são do Atlas da Violência 2020, divulgado nessa quinta-feira (27)

Pernambuco teve a segunda maior queda na taxa de homicídios no Brasil no comparativo entre 2017 e 2018, perdendo apenas para o Acre. O dado foi tirado do Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa quinta-feira (27). 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Atlas analisou dados da criminalidade brasileira entre os anos de 2008 e 2018. Entre 2017 e 2018, o estado pernambucano foi campeão na redução da taxa de assassinatos de jovens. Já no intervalo de 2008 a 2018, Pernambuco registrou a quarta maior diminuição de homicídios cometidos contra mulheres do País.

O governador Paulo Câmara afirmou que o estado conta com uma política pública consistente de enfrentamento à violência desde 2007. Segundo ele, o Pacto pela Vida é reconhecido internacionalmente por ser eficiente no combate à violência.  

No ano passado, segundo o governo local, Pernambuco continuou reduzindo homicídios, atingindo a segunda menor taxa da série histórica, iniciada em 2004. Em 2020, o governo atribuiu à pandemia a dificuldade no enfrentamento à violência, o que pode ter ocasionado o aumento das taxas de assassinatos na maior parte dos estados brasileiros.

Os dados completos do Atlas da Violência 2020 estão disponíveis em forumseguranca.org.br ou no portal Brasil 61.  

Fonte: Brasil 61/Agência do Rádio


Pernambuco: Pedidos de medida protetiva aumentam no primeiro semestre

por Milena Pacheco 10 de Agosto de 2020 às 09:39
categoria: Violência

Entre janeiro e junho de 2020, as delegacias especializadas de Pernambuco solicitaram à Justiça 4.033 medidas protetivas, ante 3.877 do primeiro semestre de 2019. A Lei Maria da Penha completou 14 anos de vigência, na última sexta-feira (7), em meio à pandemia.

Para a chefe do Departamento de Polícia da Mulher, Julieta Japiassu, o crescimento é exemplo de que a lei vem sendo utilizada, mas ainda há dificuldade por parte das vítimas em perceber que estão sendo agredidas, nas chamadas “pequenas violências” do cotidiano. 

A ideia de que só existe agressão física, prejudica o trabalho de combate à violência.

“Muitas vezes a vítima só consegue notar que está sendo agredida quando o ciclo está mais adiantado. É preciso observar o que parentes e amigos falam”, conta Julieta. 

A lei aponta para cinco tipos de violência: a física; a moral, quando o agressor atenta contra a honra; a psicológica, que são as humilhações e chantagens emocionais; a patrimonial, que vem quando o agressor proíbe a vítima de trabalhar, estudar ou outras maneiras de obter independência; e a sexual, que pode acontecer dentro de um casamento, quando o cônjuge coage a companheira a ir manter relações contra a sua vontade. 

Com informações Diário de Pernambuco


Estadunidense é espancada por grupo de homens na Barra durante carnaval

por Milena Pacheco 22 de Fevereiro de 2020 às 11:46
categoria: Violência

Uma turista estadunidense, de 21 anos, foi espancada com socos no rosto por um grupo de homens no circuito da Barra na madrugada desta sexta-feira (21). Shoam Silbertein está no Hospital Geral do Estado (HGE) e não há informações sobre o estado de saúde dela. 

De acordo com informações do CORREIO, a jovem foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e deu entrada no HGE por volta das 02h20. Segundo a apuração do jornal, que esteve na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), não há registro da ocorrência relativa ao fato. 

Ainda segundo o CORREIO, além da agressão à americana, outros três casos de espancamentos foram registrados no HGE - todos no Circuito Ondina. Por volta de 01h40 deu entrada Danilo Carvalho Portilho Filgueiras, 36. Ele foi agredido com socos e pontapés por um homem que lhe roubou uma corrente de prata.

Reginaldo dos Santos, 32, sofreu ferimentos no supercílio e na boca após levar socos de um grupo de homens. Ele chegou ao HGE pouco depois das 02h55. Já nas imediações das Gordinhas, Cezar Rodrigo de Jesus França, 19, foi agredido com muros e socos no rosto por vários indivíduos. Ele chegou à emergência por vol das 03h30. Não há informações sobre o estado de saúde de todos eles. (Fonte: Ibahia)


Juazeiro: Após truculência na fiscalização dos ambulantes, Paulo Bomfim exonera secretário de Meio Ambiente

por Milena Pacheco 21 de Fevereiro de 2020 às 10:02
categoria: Violência

Nesta quinta-feira (21) uma ação violenta de três agentes de Postura da Semaurb para retirada de um ambulante na área comercial, no centro de Juazeiro, repercutiu nas redes sociais e causou grande indignação nos diversos grupos de whatsapp da região.

O assunto viralizou e chegou ao conhecimento do prefeito Paulo Bomfim que emitiu uma nota sobre o ocorrido. Veja nota na íntegra:

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim anunciou a exoneração de Jadson Barros do cargo de Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano. A medida vem em decorrência das medidas truculentas adotadas no trabalho de fiscalização dos ambulantes que circulam no centro da cidade, prontamente reprovadas pelo gestor municipal.

Como falado em nota anterior, a orientação da Prefeitura de Juazeiro é pelo ordenamento da cidade através de uma fiscalização educativa e que, se necessário, aplique multas, mas evite o confisco de mercadoria dos trabalhadores. (Fonte: Blog Nossa Voz/Reprodução/ WhatsApp)


Polícia procura em cisternas de condomínio arma que matou Marielle

por Milena Pacheco 13 de Fevereiro de 2020 às 11:59
categoria: Violência

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e integrantes do Ministério Público (MP) realizaram inspeção em cisternas de um condomínio em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, território com forte presença miliciana. O objetivo era checar informações da possível localização da arma usada na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Foto: Guilherme Cunha/Alerj

Mergulhadores inspecionaram 27 cisternas do local, mas a arma não foi encontrada.

Durante a ação, os policias apreenderam munições e carregador de pistola. Um carro de luxo foi levado para verificação e perícia. A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (12).

Marielle e Anderson foram mortos na noite de 14 de março de 2018, em uma emboscada no centro do Rio, quando um carro emparelhou com o veículo em que ambos estavam, e um atirador fez 13 disparos.

Duas pessoas estão presas pelo crime: os ex-policiais militares Élcio Queiroz e Ronnie Lessa, mas, até hoje, não se conhecem nem os motivos, nem os mandantes do crime. (Fonte: diáriodepernambuco/Foto: Guilherme Cunha/Alerj)


2019 foi 4º ano com menos homicídios em Pernambuco desde o início do Pacto pela Vida

por Adriana Rodrigues 15 de Janeiro de 2020 às 11:35
categoria: Violência

Foto: JC Imagem

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nesta quinta-feira (15), o balanço com os números de homicídios em Pernambuco em 2019. De acordo com a SDS, no último ano, foi registrada uma redução de 16,9% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no comparativo com 2018, saindo de 4.173 vítimas para 3.466. Com isso, 2019 foi o quarto ano com menos homicídios desde a criação do programa Pacto Pela Vida, em 2007.

De acordo com os dados, em média, foram assassinadas nove pessoas por dia em Pernambuco. Segundo a Secretaria, essa é a segunda maior queda percentual desde em 2007, quando 4.591 pessoas foram assassinadas no Estado.

Nos anos seguintes, o número seguiu caindo até 2014, quando o número de CVLI foi maior que ano anterior e 3.434 pessoas foram vítimas deste tipo de crime em Pernambuco. Em 2017, o Pacto Pela Vida experimentou seu pior momento e viu 5.428 pessoas serem assassinadas. (Com informações JC Online)


Morador de rua mata duas pessoas no Rio

por Milena Pacheco 29 de Julho de 2019 às 11:09
categoria: Violência

O professor Marcelo Henrique Correia Reis será sepultado hoje (29) no Cemitério do Caju, na zona norte do Rio de Janeiro. O professor, de 35 anos, foi morto a facadas pelo morador de rua Plácido Correa de Moura, de 44 anos, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro.

O crime ocorreu na Rua Abelardo Lobo por volta das 12h de ontem (28). A primeira vítima foi o engenheiro elétrico João Napoli, de 34 anos, que parou o seu carro no semáforo da rua, que fica nas imediações da entrada do túnel Rebouças. Imagens de câmeras mostram que o morador de rua esperou o carro parar para atacar João Napoli. Desesperada, a namorada de João, Caroline Moutinho, saiu do banco do carona e também foi ferida a faca por Plácido. João morreu na hora e Caroline está internada no Hospital Miguel Couto. Segundo boletim da secretaria municipal de Saúde, ela está fora de perigo.

Plácido foi baleado e preso por policiais militares. Na tentativa de prisão, outras três pessoas foram feridas.

João e Caroline namoravam há seis anos. Em sua conta no aplicativo Instagram ela publicou, há um mês: “Eu não preciso de um dia para comemorar a sorte do nosso encontro”.

De acordo com a Polícia Militar, homens do 23º Batalhão da PM, do Leblon, foram acionados. Durante a abordagem, policiais foram feridos por Plácido. O morador de rua foi levado para o Hospital Miguel Couto. Também ficaram feridos um policial e a militar Girlane Sena, que permanece internada, com quadro de saúde estável, no Hospital do Corpo de Bombeiros. (Fonte: Istoé/Foto: Reprodução Twitter)


Bandidos ateiam fogo em carro com jornalista da TV Bahia durante assalto

por Milena Pacheco 18 de Junho de 2019 às 17:10
categoria: Violência

Foto: Reprodução / Instagram

O jornalista da TV Bahia, Jony Torres, sofreu uma tentativa de assalto no povoado de Gameleira, na cidade de Acajutiba, região nordeste do estado. Segundo informações iniciais do portal Acajutiba News, Jony foi surpreendido por um grupo de criminosos. Ao tomarem conhecimento de que ele não estava com o aparelho celular, os bandidos atearam fogo no veículo com o jornalista dentro. 

Procurada para comentar sobre o ocorrido, a assessoria da Rede Bahia informou que Jony conseguiu escapar das chamas e está bem. O jornalista também está prestando depoimento às autoridades e ajudando na criação do retrato falado dos bandidos.  (Fonte: bahianotícias/Foto: Reprodução / Instagram)

Foto: Reprodução / Acajutiba News


Morre mais uma vítima da ação do Exército que fuzilou músico no Rio

por Simone Marques 19 de Abril de 2019 às 08:00
categoria: Violência

Mais uma vítima morreu em consequência da ação do Exército realizada em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, no último dia 7. O catador de materiais recicláveis Luciano Macedo foi atingido por balas de fuzil no momento em que tentava ajudar a família de Evaldo Santos Rosa, alvejada por 80 tiros disparados pelos militares.

Luciano Macedo foi internado em um hospital da Baixada Fluminense e, após 10 dias, não resistiu aos ferimentos, e faleceu na madrugada desta quinta-feira (18).

No domingo, dia 7 de abril, Evaldo, a esposa, o filho de sete anos, o sogro e uma amiga da família trafegavam de carro por Guadalupe, quando foram surpreendidos por uma guarnição do Exército. Os militares, sem ao menos abordarem o veículo, dispararam mais de 80 tiros de fuzil no carro da família. Evaldo morreu no local. O sogro foi baleado, mas não corre riscos de morte. A esposa, o filho e a amiga, não se feriram. Luciano presenciou a ação, tentou ajudar a família e acabou atingido pelos tiros. 


Homicídio é registrado perto do Mercado do Produtor de Juazeiro

por Simone Marques 3 de Abril de 2019 às 10:10
categoria: Violência

Um homicídio foi registrado na madrugada de hoje (03) perto do Mercado do Produtor de Juazeiro-BA. O corpo de um homem foi encontrado embaixo de um caminhão.

A vítima tinha perfurações feitas com arma branca no braço e nas costas. A Polícia Militar foi acionada e o corpo levado para o IML do município.